Desfile de moda do Palácio do Gelo, em Viseu, é no próximo sábado

Com o objetivo de mostrar as tendências de moda primavera/verão, o Palácio do Gelo, em Viseu, promove mais um desfile na noite do próximo sábado (20 de abril), com a participação das diversas lojas do espaço comercial. A iniciativa serve ainda para assinalar os 16 anos do centro comercial.
Ao longo de mais de duas horas, o evento, no piso 0, vai contar com a presença na passerelle da atriz e modelo Liliana Santos e do casal de influencers Miguel & Raquel. A apresentação volta a estar a cargo de Catarina Furtado.
A passadeira da moda também será pisada pelo manequins da agência Best Models. Áurea também vai subir ao palco.
O desfile de moda tem início às 21h30.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-17 15:52:11

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Rally de Portugal: contrato-programa que oficializa passagem da prova na região foi assinado

A Turismo Centro de Portugal, o ACP - Automóvel Club de Portugal e os municípios do Centro de Portugal que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram esta terça-feira (30 de abril), o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região.
“O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional. Por outro lado, o rali cria laços afetivos entre as pessoas, em cada um dos locais por onde passa. E estes laços afetivos são essenciais para o turismo, porque fazem os visitantes quererem voltar onde foram felizes. Por tudo isto, a Turismo do Centro não poderia deixar de estar presente neste rali”, sublinhou Jorge Sampaio, membro da comissão executiva,
O dirigente da Turismo do Centro acrescentou que é graças ao esforço conjunto de várias entidades que a região tem conseguido receber, ano após ano, o Vodafone Rally de Portugal: “A possibilidade de recebermos o rali resulta de algo que estamos muito habituados a fazer, que é trabalhar em conjunto. A Turismo Centro de Portugal, as CIMs, as diversas entidades e os municípios da região têm esta capacidade de se juntarem e trabalharem em conjunto”.
Também presente na cerimónia, o presidente do ACP, Carlos Barbosa, agradeceu o esforço feito pelos municípios para receberem a competição. “Agradeço às Câmaras o esforço que têm feito todos os anos para mantermos o rali na região Centro. É muito importante o apoio das Câmaras para que o rali se consolide neste território”, salientou Carlos Barbosa.
Assinaram o contrato-programa, além de Jorge Sampaio e Carlos Barbosa, o diretor de operações do ACP, João Mendes Dias, e os autarcas representantes dos municípios. Anabela Tabaçó, vice-presidente do Município da Figueira da Foz; Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil; Rui Sampaio, presidente do Município de Góis; Ricardo Pardal, presidente do Município de Mortágua; Francisco Veiga, vice-presidente do Município de Coimbra; e João Santos, vereador do Município da Lousã.
O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00 de dia 09 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

Local/Regional

Bombeiros de Mangualde dão formação em empresas do concelho (com áudio)

Com o objetivo de capacitar a comunidade, os Bombeiros Voluntários de Mangualde estão a desenvolver ações de formação e workshops em diversas empresas do concelho. De acordo com o Comandante da corporação, Márcio Teles, a iniciativa abrange as áreas de primeiros socorros, combate a incêndios em edifícios, e processos de evacuação. 
No total, já mais de 150 colaboradores das empresas aderentes fizeram formação. De acordo com o responsável, é uma mais valia no contributo para a prestação do socorro.
Márcio Teles dá o exemplo de situações de paragens cardio respiratórias, que este ano, já ultrapassaram as 20 no concelho de Mangualde. Nestes casos, ter conhecimentos de Suporte Básico de Viseu pode ajudar a salvar vidas. 

Local/Regional

Panteão Nacional tem patente exposição sobre Aquilino Ribeiro, escritor natural de Sernancelhe

No mês em que se assinalaram os 60 anos da Morte do Escritor Aquilino Ribeiro, o Panteão Nacional, em Lisboa, recebe uma exposição de homenagem aquele que é considerado o Mestre das Letras Portuguesas do séc.XX. Intitulada “Aquilino e as Suas Paisagens Literárias – Uma Viagem pelos Concelhos de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva”, a exposição, composta por 19 painéis, está patente ao público no Coro Alto do Panteão até final de maio. A mostra destaca as paisagens, o património, a cultura e as vivências das localidades onde o escritor nasceu (Sernancelhe), onde foi batizado (Vila Nova de Paiva), e onde viveu (Moimenta da Beira e Paredes de Coura).
A exposição enquadra-se no Programa das Comemorações dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro, concretizado desde maio de 2023 pelas câmaras municipais de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Paredes de Coura, conjuntamente com o neto do escritor, Aquilino Machado, a Fundação Aquilino Ribeiro e Bertrand Editora. Comemorações que terminam no dia 25 de maio com uma cerimónia de homenagem aos prefaciadores das reedições das obras de Aquilino Ribeiro, a apresentação da reedição da obra “Geografia Sentimental” e ainda um Concerto pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Sernancelhe.

Arte e Cultura

Viseu: Teatro Viriato apresenta programação variada durante o mês de maio

O mês de maio, no Teatro Viriato, em Viseu, vai contar com performances sobre o papel e o futuro da mulher na sociedade, peças de teatro que abordam o corpo, oficinas de música, novo circo e espetáculos de teatro para famílias, concertos de bateria, seminários sobre cinema vanguardista e espetáculos de teatro.  
A começar por sexta-feira, dia 03 de maio, às 21h00, o Teatro Viriato recebe o concerto “Sangue Suor”, um projeto a seis mãos e três baterias composto pelos músicos Rui Rodrigues, Susie Filipe e Ricardo Martins. 
A companhia Amarelo Silvestre estreia, nos dias 10 e 11 de maio, o espetáculo “Corpo Título”.  Com direção artística de Rafaela Santos, este é um espetáculo que conta com a participação da Dançando com a Diferença, numa coprodução com o Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente e Cineteatro Louletano. Um espetáculo sobre o Corpo. Para os mais novos, bebés, crianças e famílias, dia 11 de maio traz novamente ao Teatro Viriato a oficina de música “Tatabitato”, de Ana Bento e Bruno Pinto. 
Também no campo da programação para famílias, Cláudia Gaiolas regressa a Viseu, nos dias 17 e 18, para mais um espetáculo do ciclo Antiprincesas. Desta vez, dão a conhecer Antónia Rodrigues, uma mulher à frente do seu tempo, que deixou a sua vila ao pé do Rio Vouga em busca de uma vida de aventuras, nomeadamente a bordo das caravelas portuguesas. 
Nos dias 23, 24 e 25, o Teatro Viriato acolhe a estreia europeia de “BU!”, uma performance da artista brasileira Vanessa Martins. A artista materializa ironicamente, numa só boneca, os desejos do patriarcado e do mundo capitalista.  
Ainda este mês, o Teatro Viriato promove mais uma sessão da oficina Casa Aberta/Open House, com a companhia Oliveira & Bachtler, no dia 25. Quase no final do mês a companhia Mala Voadora apresenta a peça “Old Cock”, nos dias 28 e 29 de maio. A peça será apresentada no dia 29 para público geral e no dia 28 para turmas do ensino secundário e ensino superior.  
O mês termina com o seminário “Cinema de Vanguarda/Nos anos 1930 a 1970 norte-americanos”, que acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, com o historiador de cinema Richard Peña. É organizado pelo Teatro Viriato em parceria com o Cine Clube de Viseu.

Local/Regional

Alunos de Mangualde construiram laço humano contra os maus tratos às crianças e jovens

No âmbito do “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mangualde, em colaboração com a autarquia, promoveu diversas iniciativas, durante o mês de abril, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.
Pela cidade foram colocados diversos laços azuis, realizados por instituições e escolas do concelho mangualdense.
Para fechar o mês dedicado à temática, centenas de alunos do Agrupamento de Escolas juntaram-se na Escola Secundária Felismina Alcântara e construíram, esta terça-feira (30 de abril), um “gigante” laço humano.
A iniciativa estava prevista para o Largo Dr. Couto, mas a previsão de chuva levou a organização a cancelar a ação.  

 

Local/Regional

Museu do Caramulo promove mais um 'Museu na Rua'. Visitantes podem andar nas diversas 'relíquias'

Depois do sucesso das edições anteriores, a iniciativa “O Museu na Rua” regressa no próximo sábado, dia 4 de maio, no Museu do Caramulo. A iniciativa vai permitir ao público a rara oportunidade de ver, ouvir e inclusivamente passear no lugar de passageiro nas "máquinas cheias de história" que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo.
O Museu explica que entre os veículos confirmados para rodar encontram-se o Unic A1 de 1905 com carroçaria de dois lugares, um dos primeiros chassis que a marca produziu, o Delahaye 43 PS de 1913, apelidado de “A Catarina”, uma antiga auto-bomba da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Lisbonenses construída de raiz na fábrica da Societé des Automobiles Delahaye, em Paris, o Bugatti Type 57C Atalante de 1938, com o motor de oito cilindros e compressor Roots de baixa pressão, o Autocar M3 Half Track de 1943, do exército norte-americano, um veículo blindado, equipado com rodas e lagartas, que participou na Segunda Guerra Mundial, o Triumph TR3 de 1958; o Jaguar XJ220 de 1991, que deteve o título de automóvel de série mais rápido do mundo em 1992, com uma velocidade de 347,4 km/h atingida no Circuito de Nardo e o Lancia Delta Integrale HF de 1992, a versão de estrada do automóvel que venceu o Campeonato Mundial de Ralis por seis vezes consecutivas, entre 1987 e 1992. "Como já é tradição, haverá ainda um automóvel surpresa, que só será revelado na hora". adianta acrescentando que será ainda apresentada a Vespa 125 de 1954, alvo de restauro.
Para tirar partido da experiência, os visitantes necessitam de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.