Panteão Nacional tem patente exposição sobre Aquilino Ribeiro, escritor natural de Sernancelhe

No mês em que se assinalaram os 60 anos da Morte do Escritor Aquilino Ribeiro, o Panteão Nacional, em Lisboa, recebe uma exposição de homenagem aquele que é considerado o Mestre das Letras Portuguesas do séc.XX. Intitulada “Aquilino e as Suas Paisagens Literárias – Uma Viagem pelos Concelhos de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva”, a exposição, composta por 19 painéis, está patente ao público no Coro Alto do Panteão até final de maio. A mostra destaca as paisagens, o património, a cultura e as vivências das localidades onde o escritor nasceu (Sernancelhe), onde foi batizado (Vila Nova de Paiva), e onde viveu (Moimenta da Beira e Paredes de Coura).
A exposição enquadra-se no Programa das Comemorações dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro, concretizado desde maio de 2023 pelas câmaras municipais de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Paredes de Coura, conjuntamente com o neto do escritor, Aquilino Machado, a Fundação Aquilino Ribeiro e Bertrand Editora. Comemorações que terminam no dia 25 de maio com uma cerimónia de homenagem aos prefaciadores das reedições das obras de Aquilino Ribeiro, a apresentação da reedição da obra “Geografia Sentimental” e ainda um Concerto pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Sernancelhe.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-30 14:58:56

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Campanha 'Dê Troco a Quem Precisa' está a decorrer no distrito de Viseu

Está de volta a Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 11.ª edição decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão pode doar o troco das compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“Arredondando o seu troco numa farmácia aderente, pode impactar pessoas carenciadas no acesso ao medicamento. Para isso, participe na 11ª Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias aderentes do nosso distrito”, explica Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde.
“De 20 a 29 de maio participe na Campanha “Dê troco a Quem Precisa” numa farmácia aderente do distrito de Viseu. Ao fazê-lo está a apoiar quem mais precisa no acesso à medicação de que necessita para viver. Ajude-nos a fazer a diferença.”, explica Catarina Caçador, farmacêutica da Farmácia Espinho Petrucci, em Mangualde.
No distrito de Viseu, existe uma rede de 42 farmácias abem: à qual mais de 590 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos médicos. Atualmente, a Rede abem: conta com 10 entidades referenciadoras no distrito de Viseu, nomeadamente a Conferência de Nossa Senhora do Viso, a Junta de Freguesia de Viseu, os municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Oliveira de Frades, Penedono e também o município de Viseu.
O troco pode ser doado na Farmácia A Medicinal (Viseu), Farmácia Augusta (Tarouca), Farmácia Avenida, Farmácia Grão Vasco, Farmácia Marques e Farmácia Moderna (Viseu), Farmácia Batista Ramalho (Armamar), Farmácia Espinho Petrucci (Mangualde), Farmácia Monteiro (Santa Comba Dão) e Farmácia Tavares (São João da Pesqueira).

Local/Regional

Associação dos Trabalhadores da Minas de Urânio reúne com grupos parlamentares, esta quarta-feira

Com o objetivo de exigir a abertura de um inquérito ao processo de descontaminação das casas da Urgeiriça, a Associação dos Trabalhadores da Minas de Urânio, ATMU, reúne, esta quarta-feira (22 de maio), com os grupos parlamentares do PCP, BE, PSD e PS.
António Minhoto, o presidente da ATMU, lembra que a resolução de descontaminação foi aprovada na Assembleia da República em 2018 e ainda não foi concluída. 
O responsável fala mesmo em incúria do Governo e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

Local/Regional

Projeto 'Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões' leva alunos da região a diversos locais

No âmbito do projeto "Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões", a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a levar mais de 3500 alunos de escolas da região a conhecer locais com especial interesse pedagógico nos 14 municípios do território. 
Com cerca de 100 visitas de estudo previstas, o projeto "Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões" foi desenvolvido com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos alunos em contexto educativo fora da sala de aula. Ao proporcionar a descoberta de diferentes locais e espaços da região, promove a aquisição de competências curriculares transversais, através de uma visão educativa, cultural e lúdica.
O projeto “Descobre e Aprender em Viseu Dão Lafões” está inserido no programa “Valoriza-te!”, no âmbito do Plano Inovador de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões, candidatura apresentada pela CIM Viseu Dão Lafões e pelos 14 municípios associados. 
 

Locais a visitar nos 14 municípios:
Aguiar da Beira: Centro de Interpretação Vivo do Castanheiro e da Castanha; Trilogia Monumental de Aguiar da Beira
Carregal do Sal: Carnaval de Cabanas de Viriato; Núcleo Museológico das Escolas Primárias de Carregal do Sal; Monumentos Megalíticos; Casa do Passal 
Castro Daire: Centro de Interpretação de Montemuro e Paiva; A Última Rota da Transumância; Empresa Ervital; Clube de Caça e Pesca de Castro Daire
Mangualde: Empresa Stellantis Mangualde; Patronato – Pastelaria do Complexo Paroquial de Mangualde; Palácio dos Condes de Anadia; Aldeia de Tibaldinho
Nelas:  Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão; Fundação Lapa do Lobo
Oliveira de Frades: Rota dos Rios e Levadas; Museu Municipal e Passeio Histórico por Oliveira de Frades; Barragem de Ribeiradio; Roteiro da Serra do Caramulo
Penalva do Castelo: Forno Comunitário de Sangemil; Casa da Ínsua; Roteiro Arqueológico; Caminho dos Galegos
Santa Comba Dão: Escolinha de Cadetes e Infantes - Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão; Ecopista do Dão
São Pedro do Sul: Bioparque de Carvalhais; Termas de São Pedro do Sul e Balneário Romano; Roteiro Arquitetónico e Histórico; Mosteiro de São Cristóvão de Lafões
Sátão: Convento de Santa Eufémia; Empresa Cerutil; Rota do Míscaro; Capela de Nossa Senhora da Esperança
Tondela: Museu do Caramulo; Olarias de Molelos; Museu Terras de Besteiros; Empresa HUF
Vila Nova de Paiva: Parque Botânico Arbutus do Demo; Centro Municipal de Trail; Museu Rural de Pendilhe; Percurso Aquilino Ribeiro
Viseu: Museu Nacional Grão Vasco; Museu do Quartzo
Vouzela: Circuito com História; Centro Português de Sustentabilidade; Reserva Botânica de Cambarinho e Mata da Penoita; Circuito das Torres Medievais

Local/Regional

Quer ser voluntário para a recolha de alimentos no fim-de-semana? Ainda pode inscrever-se

A pensar na campanha de recolha de alimentos, agendada para o próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de maio, o Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu continua a aceitar voluntários.
De acordo com a presidente da instituição, Fátima Ribeiro, são necessários voluntários motoristas, voluntários para o armazém e para os pontos de recolha dos alimentos nos supermercados.
As inscrições podem ser feitas através do site do Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu ou através dos contactos disponíveis na internet.

Saúde e Bem-Estar

Urgências pediátricas de Viseu fecham à noite a partir de 01 de junho

A partir de 01 de junho, a urgência pediátrica da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) passa a estar encerrada, ao exterior, todas as noites entre as 20h00 e as 09h00. A informação foi avançada pela unidade hospitalar que aponta as dificuldades de recursos humanos do Serviço de Pediatria, apesar de ter “ocorrido a contratação de pediatras, em regime de prestação de serviços, para realizar turnos de urgência, a saída dos dois internos que terminaram agora a especialidade, aliado ao facto de ainda não ter sido aberto o concurso nacional para médicos recém-especialistas, agravou as condições de resposta da Urgência Pediátrica”.
De acordo com o Hospital de Viseu, há apenas 15 especialistas a efetuar trabalho de urgência (oito para turnos diurnos e sete para turnos noturnos), “sendo certo que muitos deles vão atingir no verão, o limite legal de 150 horas suplementares (ou 250 horas para os médicos em dedicação plena)”.
“Para poder maximizar a disponibilidade dos pediatras durante o período de verão, sem impedir o legal direito ao gozo de férias, importa limitar a atividade assistencial da Urgência Pediátrica aos períodos diurnos e às situações de emergência em período noturno, por forma a  garantir disponibilidade para uma escala continuada de apoio à Urgência Interna e Bloco de Partos, evitando assim mais roturas assistenciais em cascata”, explica a ULSVDL.
No quadro do novo modelo organizacional da ULS, os Cuidados de Saúde Primários estão a organizar-se para reforçar a capacidade de atendimento de doentes pediátricos agudos, no âmbito das consultas abertas/consultas de intersubstituição, garantindo um maior número de vagas disponíveis nos cinco dias da semana em todas as USF da cidade de Viseu.
As SUB de Tondela e São Pedro do Sul estão capacitadas para atendimentos a utentes em idade pediátrica. A resposta em rede dos Hospitais do SNS em Coimbra, Aveiro e Guarda permite atendimento referenciado após contacto com o SNS 24 e o INEM.
 O Plano de Contingência, em vigor a partir de 01 de junho de 2024, sendo que a Urgência Pediátrica, em todos os períodos diurnos, continua a funcionar normalmente. Segundo a unidade, no período noturno mantém-se uma equipa de pediatria que garante a Urgência Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20h00. “Assegura-se o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos sete dias da semana e a resposta é garantida a emergências médicas pediátricas com risco imediato de vida na Sala de Emergência da Urgência Pediátrica, mesmo durante os períodos de constrangimento”, acrescenta.

Desporto

Miguel Monteiro é ´prata´ no Mundial de Atletismo Paralímpico, na modalidade de Lançamento do Peso

O atleta da Casa do povo de Mangualde, Miguel Monteiro, é vice-campeão do Mundo de Atletismo Paralímpico, na modalidade de Lançamento do Peso F40.
A medalha de prata foi conquistada pelo mangualdense, na madrugada deste domingo (19 de maio), em Kobe, no Japão. Miguel Monteiro, em representação de Portugal,  lançou o peso a 10,95 metros.
Para além de Miguel Monteiro, também Cristiano Pereira, do concelho de Nelas, está no Japão para correr a prova dos 1500 T20. A competição decorre até ao próximo sábado (25 de maio).