A Igreja de Santa Maria, em Sátão, acolhe na noite do próximo sábado (22 de fevereiro), uma noite de música (fado) com tertúlia para homenagear o compositor e violista João Gomes.
O músico, nascido na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Sátão, rumou a Lisboa com 14 anos, onde começou a frequentar a Escola de Música do Prof. Duarte Costa, onde desenvolveu a aprendizagem na viola (guitarra clássica). Fez vários cursos no Conservatório Nacional em Lisboa. Foi professor de viola e integrou a Orquestra que acompanhou a ópera de Giuseppe Verdi “Otelo”, em cena no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa.
Colaborou na gravação de vários fonogramas, sobretudo enquanto instrumentista, inclusive com Carlos Paredes no LP “Coimbra de Ontem e de Hoje”, mas também como compositor em “Cantiga para Quem Sonha”, “Cantiga Para Quase Todos”, “Última Canção de Amor”, com textos da autoria do poeta Leonel Neves.
O evento, segundo a autarquia de Sátão, celebra o Fado, primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal que, enquanto símbolo de identidade nacional, será o tema principal da tertúlia Canção de Coimbra.