Na sexta-feira, 20 de dezembro, pelas 21h00, a Sé de Viseu acolhe a celebração diocesana da partilha da Luz da Paz de Belém, que vai ser recebida pelos agrupamentos de escuteiros da Diocese para depois a levarem para as respetivas paróquias.
Segundo a Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas, a Luz da Paz de Belém “é um símbolo de alegria, que reúne pessoas em celebrações e atos de bondade, criando laços e promovendo a felicidade coletiva”. Este ano o tema associado é “Luz da Paz de Belém, navegamos por rotas de alegria e paz”.
De acordo com a Diocese de Viseu, a Luz da Paz de Belém vem, todos os anos, da Gruta da Natividade, em Belém, e é uma pequena chama partilhada pelo mundo, que antes de chegar a Portugal, percorre cerca de seis mil quilómetros. Este ano, chegou a Portugal no dia 15 de dezembro, acolhida na Diocese do Algarve para percorrer o país.
A iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ começou em 1986, pela ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos.
Desde 1989, esta cerimónia da ‘Luz da Paz de Belém’ tem sido realizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a ‘Luz da Paz de Belém’ seja partilhada pela Europa e fora dela, ganhando um âmbito mundial.
Todos os anos uma criança austríaca recolhe a luz na Gruta da Basílica da Natividade, em Belém, depois, a partir de uma celebração ecuménica, realizada na Áustria, é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz.
Foto: Agência Ecclesia