De 11 a 25 de janeiro, o Teatro Viriato promove a 13ª edição da mostra de dança New Age, New Time (NANT). A apresentação da programação aconteceu esta segunda-feira (16 de dezembro). O tema desta edição é a “transformação”.
A abrir a NANT, Be Dias estreia a coreografia “RE.SET a metaphor for my queer emancipation”, uma coprodução do Teatro Viriato, no dia 11 de janeiro, às 19h00.
“Ausência da minha presença”, de Bruna Carvalho e coprodução do Teatro Viriato, sobe ao palco no dia 15 de janeiro, às 21h00, para explorar, de forma poética, a interação entre luz e sombra, onde o lusco-fusco domina e o invisível se torna protagonista.
Mantendo a preocupação de aproximar a infância da dança contemporânea e também promover o encontro de famílias com esta disciplina artística, a 13ª edição da NANT apresenta o espetáculo internacional “L’Après Midi D’un Foehn Version 1”, da Compagnie Non Nova, nos dias 17 e 18 de janeiro.
A edição deste ano inclui a apresentação do livro “Linhas de Tensão. Arte, Dança e Ecologia” de Daniel Tércio, com fotografias de Luís Pavão, no dia 20 de janeiro, às 19h00. A obra foi cofinanciada pelo Teatro Viriato. A apresentação irá contar com a presença do autor e do investigador-criador Rui Macário.
A partir do livro, Daniel Tércio e Filipa Malva orientam a oficina “Coisas possíveis (e talvez necessárias)”, no dia 21 de janeiro, às 19h00.
No dia 22 de janeiro, às 21h00, Mélanie Ferreira e Daniel Matos lançam ao público uma pergunta: Como é que ocupamos o tempo de espera por algo? Ao mesmo tempo convidam o público a refletir sobre o tempo e a durabilidade da experiência humana em relação ao corpo, ao espaço e ao futuro.
Em parceria com o Cine Clube de Viseu, a NANT integra a exibição, no dia 23 de janeiro, às 21h00, do mais recente filme do cineasta Jacques Audiard. “Emilia Pérez” é um drama sobre identidade e transformação.
A NANT encerra com o espetáculo “Pechisbeque”, de Ana Isabel Castro, no dia 25 de janeiro, às 19h00, também uma coprodução do Teatro Viriato. Nesta peça coreográfica, a coreógrafa apresenta uma reflexão sobre o valor das coisas.
Foto: RE.SET © Tatiana Saavedra