Bispo de Viseu apela à comunidade a dar passos para erradicar a fome e a pobreza no mundo

No âmbito do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, que coincidiu com o 7º Dia Mundial dos Pobres, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, durante a missa que presidiu na Igreja da Misericórdia, referiu que “devemos ter a consciência cristã de ajudar todas as pessoas de boa vontade e dar passos para erradicar a fome e a pobreza no mundo, através da solidariedade, da partilha, do acolhimento e da fraternidade social”.
Apelou também para “que não afastemos, de modo nenhum, o nosso olhar para com os pobres que, infelizmente, aumentam na sociedade”.
O Bispo da Diocese de Viseu citou, ainda, a mensagem do Papa Francisco para este dia. “Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar e nunca se afastará de ti o olhar de Deus”, reforçando a necessidade de “nos empenharmos todos, cristãos e pessoas de boa vontade, todos os dias, no acolhimento dos pobres, mas não basta a solidariedade simples, pois a pobreza permeia as nossas cidades, vilas e aldeias como um rio que engrossa sempre mais até extravasar para as margens do descarte”.
D. António Luciano destacou, ainda, o papel fundamental da Santa Casa da Misericórdia de Viseu no auxílio aos mais necessitados, desde as crianças aos mais idosos.
 

Autor: Irene Ferreira
2023-11-20 09:35:10

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Taekwondo: João Tiago (IPV) subiu ao pódio do Campeonato Nacional Universitário

O atleta do Taekwondo Clube do Dão, João Tiago, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo. João Tiago representou o IPV. A competição decorreu este sábado (24 de fevereiro), em Aveiro.
Esta foi a segunda vez que o estudante atleta penalvense participou no Campeonato Nacional da modalidade. Há dois anos também arrecadou a medalha de bronze. Com a subida ao pódio, este sábado, o clube de Penalva do Castelo considera que o atleta "enfrentou  o desafio com dedicação exemplar, tendo sido eliminado nas semifinais pelo atleta do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa". João Tiago esteve acompanhado pelo treinador António Lucas.
"Embora a preparação e a ambição fosse claramente fazer melhor que há dois anos, devem ficar de consciência tranquila, pois sabemos que, mesmo não vencendo a competição, aprenderam e representaram da melhor forma o nosso clube, o Instituto Politécnico de Viseu e o nosso concelho ao alcançarem este honroso terceiro lugar", refere.

Desporto

Comissão Administrativa vai gerir o Grupo Desportivo de Mangualde

O Grupo Desportivo de Mangualde (GDM)  passa a ser gerido por uma Comissão Administrativa, depois de, pela terceira vez consecutiva, não ter surgido qualquer candidatura para assumir os órgãos sociais do clube. A última e decisiva Assembleia Geral aconteceu na noite desta sexta-feira (23 de fevereiro).
Sob o risco de o clube mangualdense não ter continuidade depois de 79 anos de atividade, foi entregue ao presidente da Mesa da Assembleia Geral uma lista de nomes para formar uma Comissão Administrativa composta pelos treinadores das camadas jovens do clube. Comissão Administrativa que se mantém até dia 31 de maio. Altura em que o presidente da Assembleia Geral reinicia o processo eleitoral.
Integram a lista, Rúben Marques, Ricardo Maria, Marco Aparício, Pedro Duarte, João Costa, Marco Oliveira, Raphael Almeida, Francisco Amaral, Luís Almeida, Joaquim Almeida e Miguel Carvalhas.
“O compromisso, o gosto e a paixão que todos temos no trabalho desenvolvidos com as crianças foi a força necessária para abraçar este desafio, que se avizinha cheio de dificuldades, mas que no fim temos a certeza vamos poder todos festejar esta vitória com dignidade, ética e respeito perante aquilo que nos comprometemos no início da época”, refere a nova Comissão Administrativa.
“É com enorme espírito de missão que daremos o nosso melhor em nome de um bem comum, o Grupo Desportivo de Mangualde, um clube de pessoas para pessoas. Contamos com o contributo e empenho de cada um de vós nas variadíssimas vertentes, para que possamos dignificar a camisola que vestimos”, acrescenta.

Desporto

Atletismo: Cristiano Pereira (CP Mangualde) é campeão do Mundo Virtus em Pista Coberta

Atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira, é ouro no Campeonato do Mundo Virtus em Pista Coberta, que está a decorrer na localidade de Reims, em França.
O atleta, oriundo do concelho de Nelas (Lapa do Lobo), é campeão do Mundo nos três mil metros, ao percorrer o percurso em 8'28"15.

Aconteceu na manhã deste sábado (24 de fevereiro).
Já nesta sexta-feira (23 de fevereiro) conquistou a medalha de prata nos 1500 metros.

Política

Legislativas: secretário-geral do PCP esteve em Mangualde num jantar comício

Mangualde acolheu um jantar-comício promovido pela CDU, no âmbito da pré-campanha para as eleições legislativas de 10 de março. O líder do PCP, Paulo Raimundo, enfatizou a importância de desmistificar a ideia de que a desertificação e o défice demográfico são inevitáveis. Destacou a necessidade de criar condições para que as pessoas possam viver no interior, criticando a política de direita que, segundo a coligação, tem provocado a saída das populações dessas regiões. O Secretário-Geral do PCP sublinhou a postura da CDU e do PCP, recusando-se a aceitar que o interior esteja condenado ao abandono.
O cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Viseu, Alexandre Hoffman Castela, recordou o papel da CDU na exigência da reposição dos serviços públicos de proximidade, "que foram retirados em nome de uma suposta fatalidade".
António Souto, também candidato por Viseu e membro do PEV, denunciou a transformação das políticas ambientais em negócios "favorecendo grupos económicos, especialmente nos projectos relacionados à produção de energia".

Local/Regional

CIM Viseu Dão Lafões organizou 2º encontro da rede europeia Econnecting sobre mobilidade sustentável

A mobilidade sustentável em zonas urbanas e rurais foi o tema central do 2.º encontro da rede europeia “Econnecting”, que aconteceu esta semana, dias 21 e 22 de fevereiro, em Viseu, São Pedro do Sul e Vouzela, numa organização da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
O encontro reuniu, durante dois dias, participantes de nove países europeus para uma partilha de ideias e experiências a propósito do Programa de Cooperação Territorial Europeu URBACT, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável nas cidades da Europa.
A sessão de abertura, Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, salientou a aposta da CIM Viseu Dão Lafões na mobilidade. “A CIM tem tido a capacidade de se envolver em projetos indutores de desenvolvimento regional e de coesão social e territorial, a nível nacional e europeu. Neste momento, a CIM está presente, a liderar ou como parceira, em nove projetos internacionais, em áreas tão importantes como a proteção civil, a floresta, a economia circular ou as alterações climáticas”, sublinhou.
O projeto Econnecting, em específico, “é estruturante, uma vez que se dedica à mobilidade entre as áreas urbanas e rurais, um tema que nos é muito caro, até pelas características demográficas da região”, acrescentou Nuno Martinho, lembrando que a CIM tem dado passos importantes para que os seus 14 municípios tenham mais e melhor mobilidade na região”, nomeadamente a Plataforma de Mobilidade Inteligente, que agrega o serviço de transporte flexível “Ir e Vir”, muito importante para a coesão social e territorial, e outros serviços. Colocamos a pessoa no centro da política pública, preocupando-nos com as necessidades de quem vive, trabalha, visita e investe na região”, concluiu.
A rede "Econnecting - Comunidades Mais Verdes e Mais Próximas" junta parceiros de nove cidades e regiões europeias, com o objetivo de impulsionar a mudança em direção a uma mobilidade sustentável. Financiada pelo programa europeu URBACT IV, a rede inclui parceiros da Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália e Montenegro, além da CIM Viseu Dão Lafões.

Local/Regional

Fim-de-semana traz menos chuva à região de Viseu. Temperaturas vão continuar baixas

O fim-de-semana (24 e 25 de fevereiro) vai manter-se em tons de cinzento, na região de Viseu. De acordo com as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu vai apresentar-se, no sábado, muito nublado. As previsões apontam para aguaceiros, queda de neve acima de 800/1000 metros de altitude nas regiões, mas subindo gradualmente a cota para 1400/1600 metros a partir do final da manhã.
Para domingo, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, mas com abertas a partir do fim da tarde. A chuva, que poderá ser por vezes forte, passa gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde. Segundo o IPMA, no domingo, há ainda possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, no fim do dia. No domingo, as temperaturas (a máxima e a mínima) vão subir ligeiramente na região de Viseu.