A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai voltar a levar às escolas da região duas iniciativas itinerantes. A partir desta terça-feira (21 de novembro), o autocarro “Laboratório Móvel das Ciências” e o Breakout Educativo “Apanhados pelo Clima” irão percorrer todo o território e proporcionar novas experiências e desafios aos alunos.
O autocarro “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões” é destinado aos alunos mais novos, dos 2.º e 3.º anos de escolaridade. As crianças terão ao dispor um ambiente pedagógico inovador, com materiais e conteúdos diversificados, que estimulam o conhecimento em áreas como a robótica, a sustentabilidade e o mundo digital.
A outra iniciativa é o Breakout Educativo “Apanhados pelo Clima”, que funciona em conjunto com a “Bancada Móvel das Ciências”. Este bloco integra o projeto “O Futuro é Amanhã”, o qual pretende motivar a reflexão, o debate e a divulgação da problemática das alterações climáticas. O público-alvo são todos os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade dos 14 agrupamentos de escolas.
“A CIM Viseu Dão Lafões tem como um dos seus grandes desígnios contribuir para a melhoria do sucesso educativo na região. A criação de ambientes pedagogicamente inovadores é, comprovadamente, um método eficaz de motivação dos alunos de todas as idades. Iniciativas como estas, que vão percorrer todos os agrupamentos de escolas do território, criam valor acrescentado e aumentam as condições para o sucesso dos nossos alunos”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões. Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a colaboração com os municípios nesta área: “Estes projetos na área da educação são desenvolvidos em articulação com os municípios e agrupamentos de escolas, envolvendo toda a comunidade educativa de Viseu Dão Lafões. O contacto dos alunos, de todas as idades, com áreas tão atuais como a robótica, as ciências experimentais, as alterações climáticas ou a economia circular potencia o gosto pelo conhecimento e pela descoberta, o que, por sua vez, estimula um maior envolvimento na aprendizagem. E, pois, uma aposta ganha à partida e com impacto positivo no percurso escolar dos nossos jovens”.