Viseu recebe, esta terça e quarta-feira (27 e 28 de outubro), a quarta edição do S4Congress – Safety | Security | Service at Sports Events, dedicado à segurança, proteção e organização de eventos desportivos. O encontro decorre no Multiusos de Viseu e reúne especialistas e representantes de entidades como a FIFA, UEFA, INTERPOL, Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Liga Portugal e Wrexham AFC.
Promovido pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), em parceria com o Município de Viseu, o congresso apresenta, este ano, um formato renovado, com painéis, workshops e experiências práticas.
O programa inclui debates sobre a segurança no Mundial FIFA 2026 e a preparação para 2030, a gestão de riscos, o discurso de ódio nas redes sociais e os desafios das competições não profissionais. Entre as novidades estão o S4 Lab, dedicado à segurança e à gestão de adeptos, e a S4 Sala de Crise, centrada na tomada de decisão em situações complexas.
A sessão de abertura contá com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, e do presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo.
O encerramento fica marcado pela participação do secretário de Estado do Desporto e do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, numa conversa intitulada “Dos Grandes Palcos aos Recintos Locais: Uma Responsabilidade Partilhada”, dedicada ao papel do Estado e dos municípios na segurança dos espetáculos desportivos.
Foto: Dão Digital