Viseu: junho e julho contam com atividades culturais para todas as idades

Viseu conta com uma programação de junho e julho que oferece música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, etnografia, atividade física, gastronomia e artesanato. A 22ª edição da Festa das Freguesias do concelho de Viseu acontece entre esta sexta-feira e domingo (de 06 a 8 de junho), no Parque Aquilino Ribeiro. As 25 freguesias contam com três dias dedicados para destacar a identidade de cada uma, numa mostra de tradições e costumes, saberes e sabores, com danças e cantares típicos.
No Parque Linear do Rio Pavia, terá lugar o Arraial de Santo António, entre os dias 09 e 12 de junho.
O segundo fim de semana de junho propõe mais duas celebrações, nomeadamente as Marchas e as Cavalhadas de Teivas.
Na noite do dia 14, a partir das 21h00, a Avenida da Europa volta a ser o palco do Desfile e Concurso das Marchas dos Santos Populares de Viseu, com apresentação do ator e apresentador João Baião. Serão 7 os grupos marchantes que este ano irão desfilar na Avenida, de escolas, associações e instituições do concelho, num total de 588 pessoas envolvidas.
Também na tarde do dia 15, as Cavalhadas de Teivas rumam ao centro da cidade para concretizar o cortejo secular, que celebra 372 anos.
As Festas Populares de Viseu encerram com as Cavalhadas de Vildemoinhos. A 373ª edição do cortejo terá lugar no dia 24 de junho, Dia de São João.
No Parque Aquilino Ribeiro vai acolher o “Verão no Parque” entre esta sexta-feira (06 de junho) e 27 de julho, com vários eventos a acontecerem nas sextas-feiras e fins de semana.
A 22 de junho, o Parque Aquilino Ribeiro será palco de ilusionismo e diversão com a peça de teatro “Mil e Uma Gramas e Meia de Magia”. Junho encerra com as apresentações finais das Escolas de Dança Lugar Presente, a 21, e da AM’Arte, dia 28.
Com o encerrar de mais um ano letivo, o Colégio da Via Sacra estreará, no palco do Multiusos de Viseu, nos dias 17 e 18 de junho, pelas 21H30, o Musical “Jesus Cristo”.
Também o Conservatório Regional de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, promove o concerto de encerramento do ano letivo, no dia 22 de junho, pelas 21h30. Já o Adro da Sé recebe, no dia 28 de junho, a Gala-Concerto dos 20 anos do Coro Mozart.
Em julho, o Município de Viseu vai promover, de 04 a 06, mais uma edição do “Sons à Solta”. O Parque Aquilino Ribeiro vai dar espaço também à “1ª Mostra Social do CLAS Viseu”, nos dias 11 e 12 de julho.
No sábado, dia 26 de julho, tem lugar o Festival Ritmo & Dança. De destacar, ainda, o Festival “Mosaico Viseu”, agendado para os dias 10 a 12 de julho, no Adro da Sé, na Praça D. Duarte, no Mercado 2 de Maio e na Rua do Chantre.
Destaque para uma nova edição do Festival TRIP, no Parque Linear do Rio Pavia, agendado para o dia 06 de julho. A Gira Sol Azul apresenta também a 13ª edição do Festival de Jazz de Viseu “Que Jazz É Este?”, nos dias 10 a 12 e 17 a 20 de julho.
Os fãs da Sétima Arte serão, igualmente, brindados com o “Cinema na Cidade”, iniciativa do Cine Clube de Viseu entre os dias 21 e 27 de julho.

Publicado por: Irene Ferreira
2025-06-05 12:15:14

 

Foto: Dão Digital

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu Marca e Obras Sociais assinam protocolo para uma Comunidade Amiga na Demência

A Viseu Marca e as Obras Sociais de Viseu assinaram um protocolo de colaboração no âmbito do projeto Comunidade Amiga na Demência, com o objetivo de contribuir para uma comunidade mais informada, inclusiva e preparada para acolher e apoiar as pessoas com demência e os cuidadores.
Através da parceria, as duas entidades vão, segundo a autarquia viseense, cooperar na promoção do conhecimento e da sensibilização para a demência, através de ações de formação, iniciativas dirigidas à comunidade e da criação de redes de apoio que contribuam para combater o estigma e o isolamento social.
Em Portugal, estima-se que cerca de 7% da população com mais de 65 anos viva com demência. No concelho de Viseu, esta realidade poderá afetar entre 1.500 e 1.600 pessoas, segundo as estimativas constantes do protocolo, baseadas na prevalência nacional e nos dados demográficos do concelho.
Perante o previsível aumento do número de pessoas afetadas nas próximas décadas, a sensibilização da comunidade e o combate ao isolamento social assumem particular importância na promoção da inclusão e da qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores.

Local/Regional

Mangualde: Feira do Pão e dos Produtos da Terra decorre, no domingo, em Corvaceira

A aldeia de Corvaceira, no concelho de Mangualde, recebe, no domingo (18 de outubro), a 5ª edição da Feira do Pão e dos Produtos da Terra, uma iniciativa dedicada à valorização dos produtos tradicionais, dos sabores locais e das tradições da região.
O certame, promovido pela União de Freguesias de Tavares, apresenta um programa diversificado, que combina gastronomia, convívio, solidariedade e animação musical. As atividades têm início às 9h30, com a abertura oficial da feira, seguindo-se um workshop dedicado à produção de pão caseiro. Pelas 10h30, acontece uma caminhada solidária a favor da ASSOL, precedida de um aquecimento com uma aula de Zumba.
Às 11h30, está prevista a receção aos participantes da caminhada, com pão quente.
Durante a tarde, a animação continua com a atuação do grupo “Replay” e dos “Band of Brothers”. O encerramento da feira está agendado para as 19h00.

Local/Regional

Mortágua Jazz Fest propõe yoga e jazz ao vivo, neste domingo

O Mortágua Jazz Fest tem início, neste domingo (18 de outubro), com uma experiência imersiva e inovadora que junta yoga e música jazz ao vivo. Na terceira edição, o Mortágua Jazz Fest é uma iniciativa do Município de Mortágua inserida no plano cultural anual, oferecendo propostas ao público em várias áreas artísticas, desde a música, dança, teatro, stand up comedy, entre outras.
O programa deste domingo arranca com uma aula de yoga acompanhada por música jazz ao vivo, a decorrer na Biblioteca Municipal. A sessão, com início às 10h30, propõe um encontro entre a prática de yoga, conduzida por Rita Alves, e a música ao vivo de Rui Veiga e Luís Formiga.  À tarde, é a vez do projeto musical Azul Piscina, do viseense Miguel Rodrigues, subir ao palco do Centro de Animação Cultural.  
O Mortágua Jazz Fest tem continuidade no mês de novembro (em data a divulgar oportunamente) com o espetáculo “Às Voltas no Loop”, apresentado por um coletivo formado por Gonçalo Guiné (voz, rimas e batidas), Filipe Fidalgo (saxofone e eletrónica), Filipe Furtado (teclados) e Paulo Silva (bateria).

Desporto

Viseu: Sanguinhedo de Côta espera mais de 200 pessoas para a 2.ª Caminhada do Freixo, no domingo

A 2.ª edição da Caminhada do Freixo, em  Sanguinhedo de Côta, concelho de Viseu, acontece no domingo (18 de outubro), com mais de 200 participantes. Organizada pela Comissão de Festas da Senhora do Freixo 2027, a caminhada pretende promover a atividade física, o convívio e a valorização do património natural e rural.
O ponto de encontro está marcado para as 9h00, na Associação “As Pastorinhas de Côta”, com saída às 10h00. Após a caminhada, o programa prossegue com um almoço de convívio e animação musical durante a tarde.
Integrada no conjunto de iniciativas de preparação das Festas da Senhora do Freixo 2027, esta segunda edição reforça, segundo a organização, o envolvimento da comunidade e a capacidade de atrair participantes à freguesia de Côta.

Opinião/Editorial

Opinião: 'A ética revela-se quando o resultado não nos favorece', por Vitor Santos

Ser Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é muito mais do que divulgar uma mensagem. É assumir um compromisso com as pessoas e com os valores que dão sentido ao desporto. Uma missão que abraço com convicção, porque acredito que vale a pena lutar por um desporto mais humano, justo e respeitador.
Falar de ética é importante, mas praticá-la quando as coisas correm mal é o verdadeiro desafio. É fácil defender valores quando ganhamos. A dificuldade surge quando perdemos, quando somos contrariados ou quando sentimos que fomos prejudicados.
A frustração faz parte da competição. Nem sempre ganhamos, nem sempre somos melhores e nem sempre as coisas acontecem como desejamos. O problema começa quando transformamos uma derrota numa tragédia, um erro numa acusação ou um resultado numa medida do valor de uma pessoa.
O que muitas vezes rotulamos de insucesso não é mais do que o facto de o adversário ter sido melhor do que nós.
Precisamos de aceitar esta realidade e de ensinar os mais jovens a lidar com ela, sem humilhações nem dramatismos. Os erros e os fracassos fazem parte do crescimento. Em vez de procurarmos culpados, devemos procurar soluções, aprender e melhorar.
Treinadores, dirigentes, árbitros, pais e adeptos têm uma enorme responsabilidade. As crianças precisam de aprender, experimentar, errar e voltar a tentar. Precisam de exigência, mas também de compreensão. O desenvolvimento de um jovem atleta não se mede apenas pelos resultados, mas também pela pessoa que se torna ao longo do percurso.
Infelizmente, ainda confundimos paixão com agressividade, exigência com humilhação e defesa de um clube com o ataque aos outros. Apoiar uma equipa, vibrar com uma vitória e sofrer com uma derrota fazem parte do desporto. Insultar, ameaçar ou desrespeitar não.
Uma palavra de incentivo pode dar confiança a uma criança. Um insulto pode ficar-lhe na memória durante anos. Quando o medo de falhar ou de desiludir os adultos se torna maior do que a vontade de jogar, temos de parar e refletir. Alguma coisa está errada.
Não podemos exigir fair play aos atletas se, nas bancadas, damos o exemplo contrário. Não podemos pedir respeito às crianças se somos os primeiros a insultar. E não podemos falar de formação enquanto valorizarmos mais o resultado do que a educação. A mudança começa em cada um de nós, nas palavras que escolhemos, nas atitudes que assumimos e no exemplo que damos.
Precisamos de um desporto acolhedor, seguro e festivo, onde a vitória não justifique tudo e a derrota não seja uma vergonha. Um espaço onde saibamos reconhecer o mérito do adversário e compreender que nem todas as decisões desfavoráveis são injustiças.
A ética não se proclama apenas nos discursos. Demonstra-se nas atitudes, nas decisões e na forma como tratamos os outros, sobretudo quando perdemos ou quando ninguém está a ver.
Continuarei a defender um desporto onde as crianças possam crescer sem perder a alegria de jogar. Porque o resultado passa. A formação fica. E, no final, tão importante como o desportista que ajudámos a formar é a pessoa que ajudámos a construir.

Vitor Santos | Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Local/Regional

As temperaturas vão baixar, na região de Viseu, a partir deste fim-de-semana

A partir deste fim-de-semana, as temperaturas (mínima e máxima), começam a descer, na região de Viseu, para valores considerados normais para a época.
Este sábado (17 de outubro), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu vai apresentar-se com períodos de nebulosidade, podendo ocorrer aguaceiros com condições favoráveis à ocorrência de trovoada. A temperatura máxima vai variar, no distrito de Viseu, entre os 20 e os 27 graus.
No domingo (18 de outubro), as nuvens voltam a diminuir, assim como as temperaturas. A máxima vai variar entre os 16 e os 23 graus.
A descida das temperaturas vai manter-se, de acordo com o IPMA, ao longo da próxima semana.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.

Política de Privacidade e Cookies