Tondela: Trigo Limpo teatro ACERT estreia 'Museu do Esquecimento ou Vamos Mudar o Mundo'

Esta quinta e sext-feira (07 e 08 de dezembro), às 21h45, o Novo Ciclo ACERT, em Tondela, vai ser palco estreia da mais recente produção do Trigo Limpo. Segundo a coletividade, a peça pretende estimular o pensamento crítico e a criatividade, celebrando a criança como esperança para um mundo melhor.
“Museu do Esquecimento ou Vamos Mudar o Mundo” é o título do espetáculo, inspirado na obra de Afonso Cruz para a juventude. 
A dramaturgia, a cargo de Pompeu José e Catarina Requeijo, foi desenvolvida em conjunto, mas à distância, ao longo de cerca de um mês e meio.“ Foi um trabalho muito partilhado. (...) Decidimos tentar encontrar um caminho que fizesse sentido para colar as histórias que mais no marcaram”, começa por dizer Catarina Requeijo. “Decidimos escolher uma série de livros para a infância e juventude do Afonso Cruz, cerca de uma dúzia. Lemos, sublinhámos o que achávamos importante e, ao fim de um mês a mês e meio, vimos tudo em conjunto e percebemos que havia muita coisa em comum”, conta Pompeu José. “Aquilo que eu tinha escolhido, ela tinha escolhido. Essas obras serviram de base e depois começámos a criar uma nova história. Foi um processo de criação muito gratificante, habitualmente faço-o sozinho, mas desta vez deu muito prazer fazê-lo com outra pessoa que não conhecia”, acrescenta.
Com um elenco de cinco atores e um músico, o espetáculo mergulha no universo literário de Afonso Cruz, desdobrando-se em três atos entrelaçados. “A história central era a do ‘Vamos Comprar um Poeta’, mas tivemos de dar ali uma volta. (...) Aquilo que começámos a mexer ficou ainda mais espartilhado”, diz Pompeu José. O centro do espetáculo anda em volta do texto “Vamos Comprar um Poeta”, que é acerca de uma família. “A filha decide comprar um poeta e, com isso, reorganiza o ambiente da família. E, depois, tem um prólogo e um epílogo que, no fundo, são uma arrumação ou desarrumação de um universo maior do que a família. Como se fosse uma sociedade”, esclarece a dramaturga.
Paralelamente ao processo de criação, houve um grupo de “espetadores atentos”. “Tivemos uma turma do 3º ano do ensino básico que foi muito atenta. Fomos à turma ler a história no início do processo. Eles assistiram a um ensaio quando ainda estávamos a ajustar tudo, depois a outro ensaio, assistiram à antestreia no dia 06 de dezembro com os familiares”, justifica o também ator. 
 

Publicado por: Irene Ferreira
2023-12-06 15:03:59

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: homem foi detido por ameaçar e injuriar agentes da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 49 anos foi detido.
Segundo a polícia, o indivíduo foi detido num  estabelecimento de restauração e bebidas, na cidade de Viseu, onde estaria a importunar os clientes e a perturbar o normal funcionamento do espaço.
A PSP acrescenta, em comunicado, que ao ser abordado, o homem terá adotado um comportamento agressivo, recusando identificar-se, ameaçando e injuriando os agentes policiais, acabando por ser detido.

Política

Eleições Europeias: candidato da CDU passa esta quinta-feira por Mangualde e Viseu

O primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Oliveira, vai estar em contacto com os trabalhadores da Stellantis, em Mangualde, esta sexta-feira (09 de maio) às 14h00.
A CDU marca ainda o dia com um comício, às 18h00, no Rossio, em Viseu.

Desporto

Rally de Portugal passa por Mortágua, esta sexta-feira

A edição 57 do Rally de Portugal 2024 arranca esta quinta-feira (09 de maio). A partida acontece em Coimbra, pelas 17h00, seguindo-se a super especial de abertura com 2,94 Km, na Figueira da Foz, às 19h05. Na sexta-feira, o rali tem duas passagens pelos troços de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km), todos no Centro de Portugal. A partir de sábado a competição percorre a zona Norte.
Este ano, a prova, que acontece até domingo (12 de maio), conta com 22 especiais de classificação.
O Rally de Portugal, que serve de arranque para a fase europeia no WRC, conta com um total de 1.690 Km de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados.

Local/Regional

Associação de Paralisia Cerebral de Viseu promove concerto solidário

A pensar na construção de um novo lar residencial para a APCV - Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, vai decorrer, na noite desta sexta-feira (10 de maio), um concerto solidário com vários artistas convidados. A iniciativa acontece, pelas 21h00, no Auditório do Centro Pastoral da Diocese de Viseu.
De acordo com a instituição, participam Paulo Lima, Pedro Duvalle, Sílvia Mitev, Sérgio Lucas, entre outros artistas, sendo que a apresentação é de responsabilidade do ator Pedro Barroso.
Os bilhetes estão disponíveis na sede da instituição em Vildemoinhos.

Local/Regional

Portugal volta a dançar em Tondela entre esta sexta-feira e domingo

Tondela voota a receber, entre esta sexta-feira e domingo (10, 11 e 12 de maio), mais uma edição do Portugal a Dançar, a maior competição de dança em solo nacional. A concurso vão apresentar-se 230 bailarinos para um total de 54 coreografias. Os participantes são oriundos de vários concelhos das zonas centro e norte do país.
O concurso, promovido pela agência D4U Agency, percorre o país à procura dos melhores talentos de dança. Tondela recebe a segunda prova nacional.
Esta sexta-feira decorre a eliminatória A, no sábado a eliminatória B e três workshops, um de Latin Fusin com Vadim Potapov, outro Commercial orientado por Francisca Marques e o último de Jazz com Ana Carina Rodriguez. A final acontece no domingo, Parque Urbano de Tondela, pelas 16h00. Os vencedores vão depois participar, em dezembro, na grande final da competição.
 A prova é aberta a todos os que tenham talento para dançar, independentemente da idade, estilo de dança, podendo os interessados participar a solo ou de forma coletiva.

Local/Regional

Carregal do Sal: um homem foi detido por suspeitas de assalto. Ficou em prisão preventiva

Pela suspeita de crimes de roubo, ofensa à integridade física qualificada e detenção de arma proibida, um homem de 28 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), no concelho de Carregal do Sal. Segundo um comunicado da PJ, os factos ocorreram no passado sábado (04 de maio) num estabelecimento comercial da localidade.
As autoridades acrescentam que na sequência de violentas agressões infligidas pelo suspeito ficou ferida uma funcionária, tendo necessitado de tratamento hospitalar.
O detido, já referenciado por crimes contra o património, foi presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, ficando sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
A Polícia Judiciária atuou em articulação com a GNR de Carregal do Sal.