Viseu: mulher que estava desaparecida foi encontrada com vida

Na manhã desta quinta-feira (02 de março) foi encontrada com vida uma mulher que estava desaparecida desde terça-feira (28 de fevereiro) na zona de Repeses, no concelho de Viseu. Alice Burgos, de 74 anos, sofre de Alzheimer e foi encontrada pela Polícia Municipal de Viseu, numa zona de pinhal. Foi através da localização do telemóvel que as autoridades chegaram até à vítima.
A idosa, com alguns ferimentos, foi encaminhada para o Hospital de Viseu.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-03-02 11:58:21

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Asae apreendeu milhares de litros de bens alimentares no distrito de Viseu

 

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), executou mandados de busca, domiciliários e não domiciliários, no âmbito de um inquérito em investigação, pela prática do crime de fraude sobre mercadorias, no distrito de Viseu.

Em resultado da operação, direcionada à verificação da autenticidade e qualidade dos produtos alimentares, foram apreedidos mais de 9500 litros de óleo alimentar e mais de oito mil rótulos, parte dos quais com as menções "azeite virgem ou "azeite virgem extra", 1.150 litros de produto vínico, que se suspeita tratar-se de vinho licoroso, por falta de rotulagem e falta de registo no Instituto da Vinha e do Vinho e ainda 33 litros de melsem rotulagem.

De acordo com a ASAE, o valor total da apreensão ascende a 22.300 euros.

"Para deteção de eventuais práticas fraudulentas, foram ainda efetuadas colheitas de amostras do produto - óleo alimentar, para análise no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, a nível sensorial e análise físico-química bem como da verificação dos requisitos legais aplicáveis à rotulagem do produto"  acrescenta em comunicado. 

Arte e Cultura

Viseu: Parque Aquilino Ribeiro volta a receber o 'Sons à Solta', esta quinta e sexta-feira

A 3ª Edição do Concurso “Sons à Solta” arranca esta quinta-feira, dia 30 de maio, em Viseu. A iniciativa da Câmara Municipal de Viseu pretende dar a conhecer todos os projetos musicais, "que os talentosos viseenses têm guardados à espera de uma oportunidade".
Marcado para os dois últimos dias de maio, 30 e 31, pelas 21h30, e dividido em duas categorias – Juvenil e Sénior - o “Sons à Solta” vai contar com, no primeiro dia, com as atuações do duo “Magui & António”, “Jovem Ricch”, “Davi Santiago” e o grupo “Ervas Daninhas”. 
No segundo dia de concurso, o Parque Aquilino Ribeiro vai receber as performances de “Yards”, “Luís Sidónio”, “Nuno Pousa” e ainda “Warren Boy Swag”. 
"As Vansick vão também marcar presença nesta edição do “Sons à Solta”, após terem sido umas das grandes selecionadas na edição passada", refere a autarquia, acrescentando que o Marta, produtor e compositor, o professor Dionísio Vila Maior, o músico Carlos Peninha, e Sandra Rodrigues, diretora do Jornal do Centro, são os responsáveis por avaliar as atuações durante os dois dias de concurso. 
"Cabe também a este júri, após apreciação de todas as atuações, a escolha das duas melhores atuações, uma em cada categoria, possibilitando, aos selecionados, a oportunidade de pisarem o Palco da Feira de São Mateus, no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, e ainda no palco da próxima Semana Acolhe Viseu", explica.

 

Local/Regional

Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, comemora os 22 anos, esta sexta-feira

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, comemora, esta sexta-feira (31 de maio), o 22º aniversário. Para assinalar a data, a autarquia preparou um conjunto de atividades. 
De acordo com o município, a celebração do aniversário inicia às 10h00  com a "Caixa dos Contos e Oficina de Expressão", sob o tema "Ler é sonhar com os olhos abertos: semeamos palavras e sonhos". A atividade, dirigida a crianças do 1º ciclo, acontece no Anfiteatro Infantil e incluiu sessões de contos, leitura e oficinas de expressão. A mesma atividade decorre também às 14h30, no mesmo dia.
Ainda esta sexta-feira, às 14h30, na Sala Polivalente, o projeto "Avós a Ler" trará a atividade "Baú das Memórias", destinada a seniores. Simultaneamente, das 14h30 às 17h30, na Praça da República (Rossio), decorre a atividade "Biblioteca Fora de Portas", que inclui um Quizz Literário e uma Farmácia de Livros, disponível para o público-geral sem necessidade de marcação prévia. 
Em 2023, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva contou com mais de 122 mil visitantes, entre utilizadores, leitores, visitantes e participantes em atividades. Destaque, também, para as 291 atividades realizadas na Biblioteca, incluindo horas do conto, apresentações de livros, ateliês de promoção da leitura e escrita, teatro, exposições e mostras bibliográficas; e para as 93 atividades realizadas fora das instalações, no âmbito do projeto “Aprender com a Biblioteca”, em escolas, jardins de infância e no Estabelecimento Prisional.

Local/Regional

Bispo de Viseu viveu visita ao Papa com 'espírito de missão'

O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, esteve em Roma (Itália) onde participou, em conjunto com os restantes bispos portugueses, na visita ‘Ad Limina’ que contemplou reuniões com os organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastérios da Santa Sé, celebrações nas quatro basílicas maiores de Roma, um encontro com a comunidade portuguesa na cidade e uma audiência conjunta com o Papa Francisco.
Para D. António Luciano, a visita foi vivida com “espírito de missão e comunhão em sinodalidade entre as dioceses”, que se constituiu como “um momento de revigorar a fé, descobrir novos caminhos para dar mais sentido à vida e à ação da Igreja, numa atenção grande à transmissão da fé às crianças, jovens e adultos”.
De acordo com a Diocese de Viseu, a preocupação com os sacerdotes, os diáconos, os consagrados e os leigos foi um tema recorrente nas instâncias próprias, assim como a promoção da
Pastoral Vocacional e os desafios para a formação sacerdotal no momento atual da Igreja.
Outro dos assuntos abordados foi o dos processos de beatificação e canonização em curso, na Causa dos Santos, que são 32 referentes a 13 dioceses. "No que respeita à Diocese de Viseu, está em curso o processo de canonização da Beata Rita Amada de Jesus, tendo sido na terça-feira, dia 28 de maio, celebrado o aniversário da beatificação que já aconteceu há 18 anos", explica a Diocese.
“O passo importante neste momento é dar a conhecer a sua vida, a heroicidade das suas virtudes e pedir a Deus, pela sua intercessão, a graça de um milagre”, refere o Bispo.
Na visita foram também debatidos temas como a sinodalidade, a evangelização, a transmissão da fé, a dificuldade de algumas Instituições de Solidariedade Social, os abusos sexuais na Igreja, a comunicação, educação e escolas católicas, seminários e vocações, as migrações, o diálogo cultural, a liturgia, a catequese, assuntos relacionados com a Concordata de 2004, o papel dos leigos nas comunidades e a ação missionária na Igreja, assim como a dinamização dos jovens.
A Diocese acrescenta que do encontro em Roma ficou ainda decidido que vai ser assinalado, pela Igreja Católica, o primeiro aniversário da JMJ Lisboa 2023, em Portugal, no próximo Dia Mundial das Missões, a 20 de outubro.

Local/Regional

Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, volta a ser palco do 'Verão na Cidade', desde esta quarta-feira

Arranca esta quarta-feira (29 de maio), a iniciativa "Verão no Parque” que decorre até 28 de julho, em Viseu. De acordo com a autarquia viseense, o programa apresenta novas propostas musicais, de teatro, dança, yoga e, ainda, gastronomia e produtos artesanais. Destaque para as novas edições do Concurso "Sons à Solta”, do "Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense” e do Festival de Jazz de Viseu - "Que Jazz é Este?”
No arranque do "Verão no Parque”, esta quarta-feira, pelas 21h30, o Parque da Cidade recebe o grupo "Band of Brothers”. Acolhe, também, o "Sons à Solta”, esta quinta e sexta-feira (30 e 31 de maio).
O concurso de novos talentos musicais apresenta, nesta 3ª edição, um espetáculo que pretende ajudar a divulgar os projetos de artistas viseenses, ou com ligações a Viseu, "guardados na gaveta”, à espera de uma oportunidade para serem ouvidos.
No mês de julho, regressa também ao Aquilino Ribeiro o Festival de Jazz de Viseu - "Que Jazz É Este?”, para a 12ª edição, nos dias 18, 19, 20 e 21.

Local/Regional

Viseu: duas pessoas morreram em incêndio numa habitação

Um incêndio numa habitação, no concelho de Viseu, provocou duas vítimas mortais, ao final da manhã desta quarta-feira (29 de maio).
De acordo com o Comando Sub Regional de Emergência Viseu Dão Lafões, a ocorrência aconteceu em Rebordinho, na freguesia de Vila Chã de Sá e Faíl. As vítimas são um homem de 90 anos e uma mulher de 88 anos.
A casa terá ficado parcialmente destruída. No local estiveram 20 operacionais dos Bombeiros Voluntários e Sapadores de Viseu, da GNR e INEM, apoiados por oito viaturas.