Município de Viseu avança com projeto 'mais verde' para o Parque Urbano de Santiago

O Parque Urbano de Santiago, em Viseu, vai contar com mais 335 novas árvores e novos espaços de sombra até ao verão deste ano.
A empreitada, com um prazo de execução de 56 dias e um investimento de cerca de 142 mil euros, já foi consignada.
A intervenção pretende, segundo a autarquia de Viseu, reorganizar o espaço atual, através de um desenho contemporâneo e minimalista, aumentando a diversidade biológica através da presença de vegetação arbórea na malha urbana e promovendo mais e melhores zonas de recreio e lazer informal nos espaços abertos, para usufruto de todos.
“A escolha deste parque para a realização de um projeto de rearborização desta envergadura agrada-me sobremaneira. É um espaço da cidade que me diz muito, não só porque foi no meu primeiro tempo de autarca que foi iniciado, mas também por ser um local que sempre teve uma adesão espetacular por parte dos viseenses”, salientou o presidente da Câmara. “Este é um upgrade importante no Parque Urbano de Santiago que, claramente, necessita de mais sombras. Este é um contributo significativo para que as pessoas possam usufruir ainda mais do espaço e do seu novo sombreamento, já a partir deste verão, assim o esperamos”, concluiu o autarca viseense.
No projeto de rearborização, na margem direita do Rio Pavia, serão plantadas 335 novas árvores de nove espécies distintas, na maioria Cerejeiras do Japão e Pereiras de Jardim. “A sua implementação terá em conta, entre outros fatores, a luminosidade, a incidência de radiação solar direta, os ventos e a envolvente paisagística, criando assim zonas de sombra que contribuirão para o conforto bioclimático e acústico dos utilizadores do Parque”, refere a autarquia.
Por outro lado, a empreitada terá ainda em conta a melhoria do sistema de rega existente, implementando soluções mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e económico, nomeadamente o aproveitamento de águas provenientes de furos e poços, devidamente armazenadas em reservatório enterrado. “Esta nova solução possibilitará reduzir - ou até mesmo erradicar – o uso das águas tratadas provenientes da rede pública de abastecimento”, acrescenta.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-04-12 09:32:24

 

Foto: Município de Viseu/Rui da Cruz

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: homem foi detido por ameaçar e injuriar agentes da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 49 anos foi detido.
Segundo a polícia, o indivíduo foi detido num  estabelecimento de restauração e bebidas, na cidade de Viseu, onde estaria a importunar os clientes e a perturbar o normal funcionamento do espaço.
A PSP acrescenta, em comunicado, que ao ser abordado, o homem terá adotado um comportamento agressivo, recusando identificar-se, ameaçando e injuriando os agentes policiais, acabando por ser detido.

Política

Eleições Europeias: candidato da CDU passa esta quinta-feira por Mangualde e Viseu

O primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Oliveira, vai estar em contacto com os trabalhadores da Stellantis, em Mangualde, esta sexta-feira (09 de maio) às 14h00.
A CDU marca ainda o dia com um comício, às 18h00, no Rossio, em Viseu.

Desporto

Rally de Portugal passa por Mortágua, esta sexta-feira

A edição 57 do Rally de Portugal 2024 arranca esta quinta-feira (09 de maio). A partida acontece em Coimbra, pelas 17h00, seguindo-se a super especial de abertura com 2,94 Km, na Figueira da Foz, às 19h05. Na sexta-feira, o rali tem duas passagens pelos troços de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km), todos no Centro de Portugal. A partir de sábado a competição percorre a zona Norte.
Este ano, a prova, que acontece até domingo (12 de maio), conta com 22 especiais de classificação.
O Rally de Portugal, que serve de arranque para a fase europeia no WRC, conta com um total de 1.690 Km de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados.

Local/Regional

Associação de Paralisia Cerebral de Viseu promove concerto solidário

A pensar na construção de um novo lar residencial para a APCV - Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, vai decorrer, na noite desta sexta-feira (10 de maio), um concerto solidário com vários artistas convidados. A iniciativa acontece, pelas 21h00, no Auditório do Centro Pastoral da Diocese de Viseu.
De acordo com a instituição, participam Paulo Lima, Pedro Duvalle, Sílvia Mitev, Sérgio Lucas, entre outros artistas, sendo que a apresentação é de responsabilidade do ator Pedro Barroso.
Os bilhetes estão disponíveis na sede da instituição em Vildemoinhos.

Local/Regional

Portugal volta a dançar em Tondela entre esta sexta-feira e domingo

Tondela voota a receber, entre esta sexta-feira e domingo (10, 11 e 12 de maio), mais uma edição do Portugal a Dançar, a maior competição de dança em solo nacional. A concurso vão apresentar-se 230 bailarinos para um total de 54 coreografias. Os participantes são oriundos de vários concelhos das zonas centro e norte do país.
O concurso, promovido pela agência D4U Agency, percorre o país à procura dos melhores talentos de dança. Tondela recebe a segunda prova nacional.
Esta sexta-feira decorre a eliminatória A, no sábado a eliminatória B e três workshops, um de Latin Fusin com Vadim Potapov, outro Commercial orientado por Francisca Marques e o último de Jazz com Ana Carina Rodriguez. A final acontece no domingo, Parque Urbano de Tondela, pelas 16h00. Os vencedores vão depois participar, em dezembro, na grande final da competição.
 A prova é aberta a todos os que tenham talento para dançar, independentemente da idade, estilo de dança, podendo os interessados participar a solo ou de forma coletiva.

Local/Regional

Carregal do Sal: um homem foi detido por suspeitas de assalto. Ficou em prisão preventiva

Pela suspeita de crimes de roubo, ofensa à integridade física qualificada e detenção de arma proibida, um homem de 28 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), no concelho de Carregal do Sal. Segundo um comunicado da PJ, os factos ocorreram no passado sábado (04 de maio) num estabelecimento comercial da localidade.
As autoridades acrescentam que na sequência de violentas agressões infligidas pelo suspeito ficou ferida uma funcionária, tendo necessitado de tratamento hospitalar.
O detido, já referenciado por crimes contra o património, foi presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, ficando sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
A Polícia Judiciária atuou em articulação com a GNR de Carregal do Sal.