Mangualde: poesia e música encerram, domingo, programação do '25 de Abril' na Biblioteca Municipal




As comemorações dos 50 anos do “25 de Abril”, terminam, em Mangualde, no domingo (28 de abril). A fechar a programação, o palco da Biblioteca Municipal acolhe um momento de declamação de poemas, alusivos à “Revolução dos Cravos”, por alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde e o concerto “Musica de Abril” pela Orquestra Juvenil + Música.
O coordenador da orquestra, Vitor Mendes, explicou à Dão Digital que a iniciativa é uma mais valia porque serve para mostrar aos mais novos a importância do 25 de Abril.
A Orquestra Juvenil + Música existe há cerca de uma década e conta com alunos e ex alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
No domingo, o concerto, de entrada livre, está agendado para as 16h00 com transmissão em direto no facebook da Rádio Dão Digital.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-26 15:43:41

 

Foto: Orquestra Juvenil + Música

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Viseu: paralímpico Mário Trindade começou a competir em ténis em cadeira de rodas

Atleta paralímpico, Mário Trindade, residente em Viseu, estreou-se no Circuito de Ténis Internacional ao participar no 5º Trofeo Citta'di Cantu', em Itália, no início deste mês de maio.
O atleta do Viseu Royal Tennis Club, estreou-se no ténis em cadeira de rodas Internacional, na classe Quad (para pessoas com mais limitações), numa prova do circuito da ITF International Tennis Federation.
O primeiro encontro foi com um jogador italiano Massimo Girardello, 74º no Ranking Mundial, onde o atleta “viseense” venceu em dois sets no tie-break, 7-6¹, 7-6³, garantindo assim o avanço para os quartos de final, onde acabou por perder.
Na variante de pares, Mário Trindade fez dupla com o peruano Edwind Grandez, que defrontaram os italianos Davide Giozet e Massimo Girardello, que venceram a partida por 6-1, 6-2.
No próximo fim de semana, Mário Trindade volta a competir, mas no Circuito de Ténis em Cadeira de Rodas – TCR 4 no Jamor.

Local/Regional

Viseu: distrito conta, até fim de junho, com seis postos de vigia de deteção de incêndios(com áudio)

Os seis postos de vigia para prevenir e detetar incêndios, no distrito de Viseu, já estão ativos. Postos da responsabilidade da GNR e que integram a Rede Nacional, no âmbito da operação Floresta Segura.
Os postos estão localizados em Tarouca, Viseu, Mangualde, São Pedro do Sul, Tondela e Mortágua, como explica o Tenente João Marques, relações públicas da GNR de Viseu.
Ao todo são 24 vigilantes que se dividem pelas 24 horas do dia, nesta primeira fase, denominada de rede primária. A partir de julho, na segunda fase, o distrito de Viseu é reforçado com mais 13 postos de vigia e reforço de vigilantes.
O Tenente Coronel sublinha a importância dos postos de vigia para a deteção e combate precoce dos incêndios rurais.

Local/Regional

Idosos do distrito de Viseu encontram-se, esta quarta-feira, para uma 'matiné' dançante (com áudio)

Esta quarta-feira (08 de maio), a Danceteria Mamma Mia, em Viseu, vai abrir as portas para acolher numa tarde dançante, cerca de 500 seniores do distrito de Viseu.
Uma iniciativa do Centro Social Paroquial de Rio de Loba, que tem como objetivo proporcionar momentos de convívio e valorização dos idosos e o intercâmbio entre instituições, como realça Vanda Rodrigues, educadora social.
Vanda Rodrigues realça que a dinâmica não se espera apenas durante a tarde, mas sim ao longo de toda a manhã, nas respetivas instituições, com a preparação dos “dançarinos” seniores.
A festa acontece a partir das 14h30.
É a segunda vez que o Centro Social Paroquial de Rio de Loba organiza um encontro do género. O primeiro aconteceu em 2019.

Local/Regional

Gouveia recebe IV Concurso de Cidades do Vinho entre quinta-feira e domingo

O IV Concurso Nacional Enológico “Cidades do Vinho” vai decorrerem Gouveia, entre quinmta-feira e domingo (de 09 a 12 de maio). Durante os quatro dias, um painel de jurados, composto por trinta elementos, vai avaliar vinhos provenientes de municípios de todo o país. 
De acordo com a organização, para além da realização do concurso e de outros momentos institucionais, o evento conta com diversas iniciativas dirigidas ao público. "Desde iniciativas turísticas e gastronómicas, com destaque para as visitas guiadas às quintas, provas comentadas dos Vinhos do Dão - Serra da Estrela, jantares vínicos ou a gala “IV Concurso Cidades do Vinho”, com direito à prova dos vinhos nacionais a concurso", explica.
Está ainda prevista uma caminhada interpretativa da biodiversidade pelas vinhas do Dão – Serra da Estrela e um painel de discussão de alguns temas do vinho.
O evento, que conta com o alto Patrocínio da Presidência da República, que pretende promover os vinhos do Dão – Serra da Estrela e de todo o território nacional. O concurso “Cidades do Vinho” é uma organização conjunta da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia e do programa Wine in Moderation. 

Local/Regional

Exposição de Artesanato está patente no Posto de Turismo de Sátão

O Posto de Turismo de Sátão apresenta até ao dia 30 de junho, a exposição de Artesanato CreaveArt.
De acordo com a autarquia, a CreaveArt foi fundada em julho do ano de 2023 e pretende trazer vida às peças de artesanato exclusivas para diversas ocasiões, desde casamentos a batizados e outros eventos festivos ao longo do ano. "Guiados por uma paixão pelo artesanato, os três elementos que fundaram a CreaveArt, produzem peças únicas em MDF e vinil. Cada detalhe reflete o cuidado artesanal que investem no trabalho realizado, resultando em produtos que contam histórias e capturam a essência de cada celebração", refere. 
A exposição está patente no Posto de Turismo de Sátão de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h30 e sábados das 08h30 às 13h00.

Local/Regional

Museu do Caramulo prolonga as exposições 'Feito à Mão' e 'João Lacerda'

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, prolongou as exposições “Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Século XX” e “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”, até dia 19 deste mês de maio. Desde outubro, altura em que ficaram expostas, as mostras foram visitadas, segundo o museu, por mais de 15.000 pessoas. 
“Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Século XX” conta com cerca de 150 peças tridimensionais da Colecção Pedro Moura Carvalho. Inclui peças Arte Nova, Art Déco, e outras inspiradas em movimentos artísticos como o surrealismo, o brutalismo e o abstraccionismo, nomeadamente o geométrico e o figurativo. Com uma apresentação cronológica, cobre o período entre o final do século XIX e o início do presente.
Com “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”, os visitantes têm acesso à história daquele que, enquanto entusiasta, via na paixão pela velocidade um elemento que apenas tinha paralelo no apreço pela história do automóvel e dos seus protagonistas.
“De facto, não é possível compreender a colecção automóvel do Museu do Caramulo sem conhecer um pouco da história do seu fundador”, explica.