Mangualde: Catarina Martins(BE) visitou a Unidade de Saúde Familiar

Durante uma visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Mangualde, esta quarta-feira (25 de agosto), a lider do Bloco de Esquerda disse que o partido se vai “bater” no próximo Orçamento de Estado por um programa de recuperação da saúde não covid, considerando que é “absolutamente vital” no regresso à normalidade.
“Este é também o momento em que se prepara o Orçamento do Estado e para nós é absolutamente vital que haja um programa de recuperação da saúde não covid, do atendimento, de tudo o que são problemas de saúde não covid”, defendeu Catarina Martins.
A coordenadora nacional do BE esteve reunida com a diretora da unidade de saúde na sequência do encerramento, em março de 2020, do serviço de atendimento permanente (SAP).
“Como dizia aqui a médica, há uma enorme frustração saber que há cuidados não covid que vão ficando para trás, porque sem mais meios, sem mais condições, fica impossível para responder a tudo. Um programa de recuperação de cuidados não covid é absolutamente essencial ao país e é por ele que nos vamos bater”, insistiu.
A líder do BE defendeu também que, tendo em conta que os profissionais de saúde dos cuidados primários estão também a trabalhar na vacinação, a “covid não faz só uma enorme pressão sobre os cuidados hospitalares, faz uma enorme pressão sobre os cuidados primários”.
“Nós precisamos, neste momento, de garantir um aumento de meios, de gente, de equipamentos, de condições, nos cuidados primários de saúde em Portugal para garantir que há uma resposta covid e não covid”, considerou.
Neste sentido, defendeu que “é preciso compreender que os cuidados primários de saúde estão sobre uma pressão muito grande há muitos meses e que é muitas vezes invisível, mas que é muito real e, por isso, é urgente mais” profissionais de saúde.
“Não podemos só passar mais funções para os cuidados primários, precisamos de lhes dar condições e precisamos de um programa de recuperação dos cuidados não covid em Portugal que é fundamental”, insistiu a líder que defendeu, entre outras, “a regularização de todos os vínculos precários”, porque estes profissionais “não podem ser dispensados” do SNS.
Um serviço que, no entender de Catarina Martins, deve estar distribuído pelo território nacional, nomeadamente no interior, em que “os serviços públicos têm obrigação de garantir condições para que as pessoas possam querer viver”, por exemplo, em Mangualde, cidade onde se encontrava.
“A boa notícia que tive hoje é que médicas de família que aqui estão são jovens, que tiveram filhas, tiveram direitos, no meio da covid também, naturalmente, aos seus direitos de maternidade, mas estão aqui a viver e querem cá ficar”, apontou.
Assim, defendeu que são necessárias “políticas públicas que acompanhem a vontade de tanta gente e de gerações de viver no interior e isso significa abrir mais serviços e não encerrar” como aconteceu ao SAP de Mangualde.
“Por isso é tão importante que o serviço de atendimento permanente aqui reabra e não haja uma espécie de resignação ao fecho que aconteceu em março de 2020 com a pandemia, porque esse é o grande perigo: fechou não volta a abrir. Não, fechou e tem de abrir para que as pessoas possam aqui estar”, exigiu.
A bloquista considerou este encerramento “absolutamente incompreensível” após ano e meio de pandemia, porque isso “é duplamente negativo, por um lado, as pessoas de Mangualde são obrigadas a deslocarem-se para Viseu, ou seja, os cuidados de saúde ficaram mais longe, numa população envelhecida e isto é um problema grave”.
“Por outro lado, seguramente o hospital em Viseu acaba por ter uma urgência com casos que não deviam ir parar à urgência de um hospital, porque deviam ser resolvidos numa urgência básica, num serviço de atendimento permanente”, disse.
Assim, direcionou “esta responsabilidade” de reabertura do SAP de Mangualde para o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, a que está afeta a USF, atendendo ao facto de, neste momento, já se saber “o suficiente como a covid se espalha para que seja seguro abrir serviços de atendimento permanente”.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-25 15:51:06

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu celebra Dia Mundial da Dança entre este sábado e segunda-feira

O Dia Mundial da Dança é assinalado na segunda-feira, dia 29 de abril, mas em Viseu é celebrado durante este fim de semana com um programa dedicado à arte da dança.
A iniciativa decorre de uma parceria entre o Município de Viseu e cerca de uma dezena de escolas, companhias e formações artísticas do concelho, na área da Dança: Alidanças, Enérgica, Escola de Dança Lugar Presente, Dançando com a Diferença, Street Gymn Forlife, Pedro & Fernanda, Bailado Giselle Brites e Viseu a Dançar.
O dia de sábado é preenchido, de acordo com a autarquia, por aulas abertas de Ballet clássico, Hip-Hop, Jazz Moderno e Contemporâneo, bem como por workshops de técnica de Dança Clássica, Kizomba e Bachata. O dia termina com a apresentação de todas as classes da Escola Streetgymn, com o espetáculo “Kontrastes”, no Palácio do Gelo Shopping.
Já no domingo, as atividades desenrolam-se na Praça da Republica (Rossio) e no Parque Aquilino Ribeiro, com diversas oficinas, exibições, apresentações e workshops, terminando o dia com a atuação do DJ Nelson e Marcelo, no Rossio.
O último dia dedicado às comemorações, segunda-feira, 29 de abril, começa com uma apresentação do vídeo de Dança “Continuamos Aqui/We´re still here”, realizado por Cati e Tomás do Viseu a Dançar, na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ribeira, pelas 09h45.
"Este projeto junta três Instituições de Tondela, sendo elas o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, o Centro Social de Tourigo e o Centro Social Paroquial São Salvador de Tonda. Surgiu da necessidade de combater a solidão da terceira idade e da sensibilização da comunidade para a importância de envolver os idosos nos contextos culturais e sociais. O projeto foi apoiado pela Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do Programa de Apoio à Ação Cultural. Posteriormente, já em 2023, foi escolhido para fazer parte da 31ª Quinzena de Dança de Almada, no Internacional Dance Festival, na Mostra de Vídeo-dança", explica a autarquia viseense.
Pelas 10h30, o Agrupamento de Escolas de Mundão acolhe a apresentação de vídeo-dança “Flores em Ti” e a conversa com dois intérpretes da Dançando com a Diferença. "Este vídeo-dança resulta do trabalho final de reconstrução da confiança e reaproximação entre todos, após a pandemia e o distanciamento físico por ela imposto", acrescenta.
A segunda-feira disponibiliza, ainda várias atividades ao longo da tarde como aula aberta de Ballet Clássico e Hip-Hop.

 

Local/Regional

Mangualde: esta sexta-feira à noite fala-se de 'Liberdade' na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde recebe na noite desta sexta-feira (26 de abril), a conferência “Do Estado Novo ao 25 de Abril", a exposição “Ventos de Mudança” e uma palestra sobre  Zeca Afonso.
Iniciativas que integram as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos”.
A par da conferência e da palestra, estão ainda previstos momentos de degustação de produtos e a atuação do Ensino Articulado do Agrupamento de Escolas de Mangualde, como realça João Carlos Alves, um dos palestrantes.

Desporto

Taekwondo Clube do Dão no Campeonato Regional, este fim-de-semana. Europeu foi adiado (com áudio)

A atleta do Taekwondo Clube do Dão, de Penalva do Castelo, Lara Pessoa, já não vai participar nos Campeonatos da Europa, em junho, devido ao adiamento da competição. 
O mestre Antóanio Lucas disse à Dão Digital, que o clube já estava a preparar a participação do clube, mas sem efeito.
Em contrapartida, a atleta pode participar nos Jogos Europeus no final do mês de maio, na Turquia, caso o clube consiga as verbas necessárias.
Antes, e no escalão de Benjamins, quatro atletas do Taekwondo Clube do Dão  regressam, este fim-de-semana, ao Campeonato Regional Kids para mais uma jornada. A competição acontece em Castelo de Paiva.
António Lucas diz ter boas expectativas para a prova, tendo em conta as medalhas conquistadas na última jornada.
Também dentro de duas semanas, o clube penalvense vai participar no Open de Sintra com vários atletas. Atualmente o Taekwondo Clube do Dão conta com 25 atletas em competição nos diversos escalões.

Local/Regional

Mangualde: autarquia atribuiu a Miguel Monteiro (atleta) a Medalha de Mérito Municipal (com áudio)

O atleta paralímpico Miguel Monteiro, natural de Mangualde, recebeu esta quinta-feira, dia em que foram assinalados os 50 anos do "25 de Abril", a Medalha de Mérito Municipal atribuida pela autarquia mangualdense.
Na hora dos agradecimentos, o atleta da Casa do Povo de Mangualde, prometeu ainda melhores resultados nas provas futuras.
Para além de ​​​​​​Miguel Monteiro, também o antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, foram homenageados com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde:Câmara Municipal atribuiu três 'Medalhas de Ouro da Cidade', esta quinta-feira (com áudio)

Esta quinta-feira (25 de abril) ficou marcada, em Mangualde, pela atribuição de “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” a três personalidades do concelho.
A título póstumo foi atribuída a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde” ao antigo ministro e empresário Jorge Coelho. A filha, Maria João Coelho, recebeu a homenagem e sublinhou o orgulho que Jorge Coelho iria ter em receber a condecoração. O mangualdense Jorge Coelho morreu em abril de 2021.
João Azevedo, antigo presidente da Câmara Municipal, também recebeu a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”. O também deputado na Assembleia da República agradeceu a homenagem e sublinhou a importância da família e amigos no percurso que tem feito. 
A única mulher homenageada foi Teresa Cruz,  fundadora da Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde. Por motivos de saúde, não esteve presente. O marido, o Coronel Fernando Almeida, recebeu, em substituição, a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde assinala o '25 de Abril' com homeangem a personalidades do concelho (com áudio)

No dia da celebração dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, a Câmara Municipal de Mangualde homenageou, esta quinta-feira, quatro personalidades do concelho: “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” e com a  “Medalha de Mérito Municipal”. 
O antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”, e o atleta paralímpico Miguel Monteiro, com a “Medalha de Mérito Municipal”, foram os homenageados.
Antes da entrega das medalhas, o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, sublinhou a importância do 25 de Abril para o Poder Local. 
Um a um, o autarca realçou qualidades dos homenageados que pesaram na atribuição das respectivas medalhas. Os galardões foram atribuídos por deliberação da Câmara Municipal e aprovados em Assembleia Municipal entre 2020 e 2021.
Elisio Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, aproveitou para também homenagear, por palavras, todos os que nos últimos 50 anos serviram as instituições e o poder local no concelho de Mangualde.