CIM Viseu Dão Lafões destacou-se no Prémios BUPi 2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões destacou-se entre os vencedores da primeira edição dos "Prémios BUPi", entregues no dia 26 de abril, na Batalha. Os prémios distinguem publicamente as entidades que mais se destacaram e contribuíram em 2022 para o sucesso do projeto BUPi - Balcão Único do Prédio.                                                                         
O júri contemplou a CIM Viseu Dão Lafões com o galardão principal da iniciativa, o “Grande Prémio BUPi”. A juntar a este prémio, a CIM arrecadou ainda o prémio “Ambiente”, assim como duas menções honrosas nas categorias "Inovação" e "Proximidade".
A nível de municípios, a região esteve também em destaque, com Viseu a conquistar o 2.º prémio na categoria “Produtividade”, enquanto Tondela arrecadou o 3.º prémio. Na categoria “Cidadão Primeiro”, Viseu Dão Lafões viu Oliveira de Frades receber o 1.º prémio, enquanto Sátão arrecadou o 3.º prémio na mesma categoria.
No que concerne a Técnicos Habilitados, na categoria “Produtividade”, Fábio Santos, de Oliveira de Frades, destacou-se ao conquistar o 1.º prémio, tendo Pedro Figueiredo, de Vouzela, recebido o 2.º prémio.
Desde junho de 2021 que estão em funcionamento Balcões Únicos do Prédio nos 14 municípios associados da CIM Viseu Dão Lafões. Além destes, foram ativados 18 balcões de atendimento itinerante BUPi, compostos por equipas móveis de cadastro que percorrem todo o território da CIM, freguesia a freguesia.

 

Publicado por: Irene Ferreira
2023-04-27 16:27:56

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: Ecocentro vai ser construído na Zona Industrial do Salgueiro (c/ áudio)

Em Mangualde vai ser criado um Ecocentro através da Associação de Municípios do Planalto Beirão, a pensar na reciclagem e consequente proteção do ambiente. A assinatura para a empreitada, que vai custar cerca de meio milhão de euros, foi assinada esta sexta-feira (20 de setembro).
Para o presidente da Câmara de Mangualde é um passo importante para o tratamento dos resíduos de maior porte. Marco Almeida espera a colaboração da comunidade para que o protejo da recolha e reciclagem seja um sucesso. A par da recolha dos resíduos, o ecocentro de Mangualde vai contar com uma vertente social e solidária. Os equipamentos que ainda estejam em condições de utilização podem ser levantados por famílias com menos possibilidades financeiras.
A infraestrutura, que tem um prazo de construção de seis meses, vai ficar instalada na Zona Industrial do Salgueiros, próximo da Associação Os Ciências.
Mangualde é o único concelho, dos 19, da Associação de Municípios do Planalto Beirão que ainda não disponibiliza um ecocentro, como sublinhou Leonel Gouveia, presidente do organismo.

Local/Regional

Penalva do Castelo: Real acolhe as maiores abóboras do concelho, no domingo (c/ áudio)

A freguesia de Real, em Penalva do Castelo, recebe, este domingo (22 de setembro) à tarde, a 9ª edição do Festival da Abóbora. Uma organização da Associação Cultural Recreativa e Social de Real (ACRSR).
No evento vão estar em exposição duas abóboras gigantes, com cerca de 500 quilos, produzidas no concelho penalvense, e que recentemente venceram o prémio de hortícolas gigantes.
Paulo Martins, presidente da coletividade, considera que o festival já virou tradição no concelho e não só. Para além da maior e mais pesada abóbora vão também a concurso as mais bonitas, a maior quantidade e ainda o melhor espantalho a partir do legume.
A organização espera uma adesão de produtores elevada, mas, como diz Paulo Martins, os últimos dias marcados pelos incêndios podem afastar alguns participantes.
Para domingo está previsto um almoço em que a abóbora é um dos ingredientes, animação musical e barraquinhas de venda de artesanato e produtos locais.

Local/Regional

Tondela: 'Saúde em Dia', que arranca esta segunda-feira, chega a todas as freguesias do concelho

As atividades do projeto Saúde em Dia, promovido pelo Município de Tondela, com vista a colocar a população do concelho a praticar exercício físico, recomeçam esta segunda-feira (23 de setembro). A iniciativa abrange as 19 freguesias do concelho, decorrendo até 29 de junho do próximo ano, com pausa no período de Natal, de 23 de dezembro a 05 de janeiro. 
Segundo a autarquia, o programa vai abranger mais de 1500 participantes. "Ao todo, serão executados 73 projetos, mais sete que na última edição. As atividades desportivas vão ser desenvolvidas por 50 instituições parceiras", explica. 
O programa Saúde em Dia teve início em 2008, "promovendo, desde essa altura, sessões regulares de exercício físico, entre outras atividades complementares, orientadas por técnicos de exercício físico credenciados".  
A Câmara Municipal acrescenta que os principais objetivos do projeto são a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos combatendo o sedentarismo, a diminuição do isolamento e solidão dos mais idosos e o aumento dos níveis de saúde e bem-estar.
As atividades afetas ao programa são desenvolvidas por Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, coletividades e clubes que têm assim a possibilidade de levarem a cabo projetos de intervenção local na área das atividades físicas, desportivas, saúde e outras que visam contribuir para a ocupação ativa e salutar dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis e com idades mais avançadas.
 

Local/Regional

Lamego: Torre dos Figos acolhe conferência dedicada à construção da paisagem, esta segunda-feira

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Município de Lamego vai promover a conferência "Construção da Paisagem como Identidade Conectiva", que terá Belém Lima (arquiteto) e Álvaro Domingues (geógrafo) como oradores. A iniciativa decorre esta segunda-feira, 23 de setembro, a partir das 17h00, na Torre dos Figos (Bairro do Castelo).
Segundo a Câmara Municipal, a conferência promete suscitar uma reflexão profunda sobre a relação entre a paisagem e a identidade cultural, explorando a forma como os espaços construídos e naturais se entrelaçam para formar uma conexão coletiva e histórica com o território.
“Belém Lima trará a sua vasta experiência na criação de espaços arquitetónicos que dialogam com a natureza, proporcionando uma visão sobre o papel da arquitetura na definição de paisagens que moldam a identidade de comunidades e regiões. Por outro lado, Álvaro Domingues, reconhecido pelo trabalho no estudo da geografia e transformação do território, abordará o tema a partir de uma perspectiva interdisciplinar, investigando como a paisagem atua como um elemento dinâmico de ligação entre o ambiente natural e a cultura”, explica a autarquia.
A entrada é gratuita.
 

Local/Regional

Câmara de Lamego investe 95 mil euros em atividades de enriquecimento curricular

O Município de Lamego assinou, na quinta-feira, 19 de setembro, protocolos de colaboração com diversas associações locais e com os agrupamentos de escolas Latino Coelho e  da Sé, com vista ao desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico.
O acordo resulta da transferência de competências no domínio da Educação e envolveu o Futsal Clube de Lamego, a Universidade Sénior Jerónimo Cardoso, o Andebol Clube de Lamego, o Cracks Clube de Lamego, a União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões e, pela primeira vez, o Clube de Voleibol Liceu Latino Coelho e a Associação Voluntária de Lamego - Ténis de Mesa. Para o ano letivo 2024/25, as AEC representam, segundo a autarquia local, um investimento total de 95.651,21 euros.
As atividades que vão continuar disponíveis para os alunos são: Atividade Física e Desportiva, Música, Inglês, Tecnologias da Informação e Comunicação e Atividades CTEAM – Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática, Dança, Expressão Plástica e Expressão Dramática.
“Dado o sucesso do trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras locais, o Município de Lamego volta a contar com a sua colaboração. As AEC's são um grande apoio para as famílias do nosso concelho que trabalham, pois permitem o alargamento do horário escolar e a aquisição de conhecimentos diversificados por parte dos mais pequenos. No novo ano letivo, continuamos a assumir uma aposta muito forte nas áreas da educação, formação e juventude”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes.

Local/Regional

Mangualde: fogo em casa devoluta, em Almeidinha, na tarde desta sexta-feira

Os Bombeiros Voluntários de Mangualde foram alertados, na tarde desta sexta-feira (20 de setembro), para um incêndio numa casa devoluta em Almeidinha, no concelho de Mangualde. Casa que durante a madrugada da passada terça-feira (17 de setembro) já havia sido atingida pelas chamas, mas que, em pouco tempo, foram apagadas por populares.
Passados três dias e depois da chuva que caiu na madrugada desta sexta-feira, as chamas voltaram por volta das 14h46, segundo informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
De acordo com o Comando Sub Regional Viseu Dão Lafões, quando os bombeiros chegaram ao local, o fogo já se encontrava extinto pela população. As habitações contíguas não terão ficaram ameaçadas, segundo a fonte.
Estiveram no local 13 operacionais apoiados por quatro viaturas.