Aniversário da GNR juntou centenas de pessoas em Tondela, esta sexta-feira

A cerimónia militar que assinalou o 14.º aniversário do Comando Territorial da GNR em Viseu (atual designação) e os 104 anos de presença ininterrupta no distrito de Viseu juntou na manhã desta sexta-feira (30 de junho), centenas de pessoas, no centro da cidade de Tondela.
As celebrações do aniversário arrancaram no início da semana e encerram este sábado (01 de julho).
“A semana e os dias que temos vivido em Tondela são o reflexo daquilo que nós queremos que seja a relação entre o município e a GNR, uma relação de proximidade, de cumplicidade e acima de tudo de defesa dos nossos cidadãos. Obrigado pela vossa presença e agradecer, de forma penhorada, a
honra que deram a Tondela por comemorarem aqui o vosso aniversário”, afirmou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.
Na cerimónia militar, realizada na Rua Comendador Alberto Cardoso de Matos, participaram militares da força de segurança, representando as várias unidades da GNR no distrito de Viseu.
Na sessão, o coronel Vítor Assunção, comandante do comando territorial de Viseu da GNR, começou por agradecer à Câmara Municipal de Tondela todo o apoio nas comemorações do aniversário da força policial no distrito viseense.
“Celebramos hoje o 14º aniversário do Comando Territorial de Viseu, com a atual designação, contudo, a nossa história é imensa e cheia de significado”, disse o coronel Vítor Assunção, acrescentando que a GNR está em Viseu e Tondela desde 1919.
“É justamente com este enfoque que diariamente os 933 militares e os 55 funcionários civis, que integram este comando territorial, integrados em sete destacamentos e 30 postos territoriais, desenvolvem a sua atividade num quadro de particular exigência e risco, determinados em garantir a segurança e o pleno exercício dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos que juraram proteger”, realçou.
O comandante da GNR de Viseu garantiu ainda que a força policial vai estar sempre pronta “para dar resposta às permanentes solicitações decorrentes da difícil e exigente missão” que a força de segurança tem “de conferir segurança e apoio às populações”.
As comemorações da GNR no distrito terminam este sábado, com um concerto com a Banda Sinfónica da GNR. O espetáculo está marcado para as 21h30, no anfiteatro da ACERT. 

Publicado por: Irene Ferreira
2023-06-30 15:56:06

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Pavilhão Multiusos de Viseu recebe mais uma edição do 'Escolíadas Glicínias Plaza'

O Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe, esta sexta-feira e sábado (10 e 11 de maio), às 21h30, aquele que é considerado o maior festival artístico do ensino secundário. O evento já passou pela Figueira da Foz e por Ílhavo.
Nesta 33ª edição, em Viseu vão ser apresentados dois espetáculos com as escolas da região. “Há 10 anos que o Município de Viseu nos abre as portas para que o projeto possa chegar às escolas desta região e aqui culmina, no Multiusos, com a apresentação pública do trabalho desenvolvido pelas comunidades escolares”, realça Cláudio Pires, fundador do projeto.
De acordo com a organização, o Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe cinco escolas participantes, com cerca de 400 alunos e professores em palco. A concurso vão estar o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Escola Profissional de Carvalhais, Escola Secundária Alves Martins, Escola Secundária de Carregal do Sal e Escola Secundária de Tondela. 
Na soma das duas noites, ficam apuradas para a Final do Polo III, as três escolas com maior pontuação.
O concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, a pensar na promoção da Educação para as Artes. Envolve milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por ameaçar e injuriar agentes da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 49 anos foi detido.
Segundo a polícia, o indivíduo foi detido num  estabelecimento de restauração e bebidas, na cidade de Viseu, onde estaria a importunar os clientes e a perturbar o normal funcionamento do espaço.
A PSP acrescenta, em comunicado, que ao ser abordado, o homem terá adotado um comportamento agressivo, recusando identificar-se, ameaçando e injuriando os agentes policiais, acabando por ser detido.

Política

Eleições Europeias: candidato da CDU passa esta quinta-feira por Mangualde e Viseu

O primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Oliveira, vai estar em contacto com os trabalhadores da Stellantis, em Mangualde, esta sexta-feira (09 de maio) às 14h00.
A CDU marca ainda o dia com um comício, às 18h00, no Rossio, em Viseu.

Desporto

Rally de Portugal passa por Mortágua, esta sexta-feira

A edição 57 do Rally de Portugal 2024 arranca esta quinta-feira (09 de maio). A partida acontece em Coimbra, pelas 17h00, seguindo-se a super especial de abertura com 2,94 Km, na Figueira da Foz, às 19h05. Na sexta-feira, o rali tem duas passagens pelos troços de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km), todos no Centro de Portugal. A partir de sábado a competição percorre a zona Norte.
Este ano, a prova, que acontece até domingo (12 de maio), conta com 22 especiais de classificação.
O Rally de Portugal, que serve de arranque para a fase europeia no WRC, conta com um total de 1.690 Km de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados.

Local/Regional

Associação de Paralisia Cerebral de Viseu promove concerto solidário

A pensar na construção de um novo lar residencial para a APCV - Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, vai decorrer, na noite desta sexta-feira (10 de maio), um concerto solidário com vários artistas convidados. A iniciativa acontece, pelas 21h00, no Auditório do Centro Pastoral da Diocese de Viseu.
De acordo com a instituição, participam Paulo Lima, Pedro Duvalle, Sílvia Mitev, Sérgio Lucas, entre outros artistas, sendo que a apresentação é de responsabilidade do ator Pedro Barroso.
Os bilhetes estão disponíveis na sede da instituição em Vildemoinhos.

Local/Regional

Portugal volta a dançar em Tondela entre esta sexta-feira e domingo

Tondela voota a receber, entre esta sexta-feira e domingo (10, 11 e 12 de maio), mais uma edição do Portugal a Dançar, a maior competição de dança em solo nacional. A concurso vão apresentar-se 230 bailarinos para um total de 54 coreografias. Os participantes são oriundos de vários concelhos das zonas centro e norte do país.
O concurso, promovido pela agência D4U Agency, percorre o país à procura dos melhores talentos de dança. Tondela recebe a segunda prova nacional.
Esta sexta-feira decorre a eliminatória A, no sábado a eliminatória B e três workshops, um de Latin Fusin com Vadim Potapov, outro Commercial orientado por Francisca Marques e o último de Jazz com Ana Carina Rodriguez. A final acontece no domingo, Parque Urbano de Tondela, pelas 16h00. Os vencedores vão depois participar, em dezembro, na grande final da competição.
 A prova é aberta a todos os que tenham talento para dançar, independentemente da idade, estilo de dança, podendo os interessados participar a solo ou de forma coletiva.