A tradição do folar da Páscoa. Um bolo a experimentar...

O folar da Páscoa é um bolo com ovos cozidos inteiros, colocados na massa, antes de ir ao forno. Em algumas regiões do país é uma oferta simbólica por ocasião da época da Páscoa. É normal as madrinhas oferecerem, no Domingo de Páscoa, um folar aos afilhados. Na sua origem, este bolo está associado à amizade e à reconciliação.
Com um ou mais ovos cozidos no topo, o folar mais popular é feito de uma massa seca com um ligeiro travo a canela e faz a delícia de todos.

Experimente a nossa sugestão:
Fermento de padeiro- 40 g; Leite morno- 100 ml; Açúcar- 100 g; Margarina- 75 g; Canela em pó- 1 colher de café; Erva-doce em pó- 1 colher de café; Aguardente- 1/2 cálice
Ovos- 2; Sal (opcional) q.b.; Ovos cozidos- 2 eGema de ovo para pincelar q.b.

Misturar o fermento com 100 g de farinha e adicionar metade do leite. Mexer até formar uma massa que se solta da tigela e das mãos (se necessário adicionar o leite todo).
Numa taça, colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro, colocar aí a massa do fermento, ao redor desta pôr o açúcar, a margarina cortada em cubinhos, a canela, a erva-doce, a aguardente e os ovos levemente batidos com um garfo (se colocar sal, adicione-o aos ovos). Amassar tudo muito bem até que a massa se despegue da taça, e batê-la na mesa de trabalho umas 15 a 20 vezes até ficar com uma consistência fofa e elástica.
Passar uma taça por água quente e limpá-la muito bem, colocar lá dentro a massa, polvilhar com farinha, tapar e colocar num local morno (embrulhei a taça num cobertor). Deixar levedar até duplicar de volume, entre uma e duas horas.
Retirar um pouco de massa para a decoração e dividir a restante massa em duas porções iguais formando duas bolas como se faz com o pão, achatar um pouco, colocar no meio um ovo cozido, decorar com rolinhos de massa por cima do ovo.
Levar ao forno quente a 200 ºC durante cerca de 30 minutos. Ao fim de dez minutos cobrir com papel de alumínio para não queimar, a cinco minutos do final, retirar o tabuleiro do forno e pincelar os folares com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Levar de novo ao forno para acabar de cozer, se necessário colocar de novo a folha de alumínio.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-04-05 10:59:11

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde acolhe apresentação de livro que alerta para doença de Alzheimer. Acontece no sábado

Com o propósito de alertar para a doença de Alzheimer, é apresentado no próximo sábado, dia 11 de maio, às 15h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, o livro “O Meu Avô Não Sabe as Estações do Ano”. A obra é da autoria de Alexandra Brás, responsável de laboratório numa empresa da indústria têxtil automóvel, cujo pai  sofre da doença.
A história é contada pela voz de Rita, filha da autora, que dá a conhecer a realidade do avô, com o objetivo de consciencializar os mais velhos e ensinar os mais novos acerca da doença.
A apresentação do livro “O Meu Avô Não Sabe as Estações do Ano” irá contar, segundo a autarquia, com Alexandra Brás e Marta Menano, fotógrafa documental de família, premiada a nível mundial no This is Reportage Family com três fotografias, sendo que uma delas retrata a rotina de um familiar com demência.
De acordo com o último estudo (2017) da OCDE, Portugal é o quarto país com o maior número de casos de demência por cada mil habitantes.

Local/Regional

Carregal do Sal: Embaixador de Israel visitou Casa do Passal

Embaixador de Israel em Portugal, Dor Shapira, esteve de visita ao concelho de Carregal do Sal, passando pela Casa do Passal.
De acordo com a autarquia, o Embaixador foi recebido nos Paços do Concelho, após ter demonstrado interesse em conhecer o projeto dedicado ao Humanista que salvou milhares de vidas do holocausto nazi, maioritariamente judeus.
O Embaixador percorreu o futuro Museu de homenagem ao Cônsul, onde, segundo a Câmara Municipal, gravou uma mensagem de apelo à tolerância assumindo a satisfação por se eternizar o gesto do humanista em tão nobre estrutura onde tantos judeus foram acolhidos.
O autarca Paulo Catalino Ferraz aproveitou para sensibilizar o responsável para o necessário apoio àquela causa que, frisou, é muito mais do que o Museu em si referindo-se ao Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados Aristides de Sousa Mendes que vai surgir na casa onde nasceu Aristides de Sousa Mendes, conduzindo a comitiva, a pé, até à entrada da propriedade.
Dali, seguiram até ao local onde o jovem artista carregalense, João Luís Figueiredo (Pompeu) pintou o Mural de homenagem ao Cônsul.

Desporto

João Azevedo (Centro Bujutsu de Mangualde) já está na Croácia no Europeu de Parakaraté (com áudio)

Até domingo (12 de maio), o atleta do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, volta a vestir as cores da Seleção Nacional de Parakaraté no Campeonato da Europa.
A competição está a decorrer na Croácia. O treinador, o Sensei Pedro Veloso mostra-se confiante na participação do atleta que entra em competição na sexta-feira.
A acompanhar o atleta mangualdense, integrado na Seleção Nacional de Parakaraté, vai estar também um atleta da Guarda, António Pereira.

Local/Regional

CIM Viseu Dão Lafões apresentou em Madrid os resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões organizou na terça-feira, dia 07 de maio, em Madrid, o segundo de três workshops em que revelou os resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder. O terceiro e último workshop vai acontecer em Bruxelas, no dia 22 deste mês de maio, sendo que o primeiro aconteceu em Mangualde a 17 de abril.
Os workshops “Igniting Change" têm como objetivo partilhar os conhecimentos adquiridos pelos parceiros participantes no LIFE Landscape Fire, ao nível das técnicas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural. “Entre os resultados mais expressivos, destacam-se a importância do apoio ao pastoreio extensivo e o fogo controlado, realizados em pontos estratégicos, como formas eficazes de prevenir o drama dos incêndios rurais”, explica a CIM.
O workshop na Escuela Técnica Superior de Engenharia Florestal, Silvicultura e Ambiente Natural (ETSI), em Madrid, foi dedicado ao tema “Expandir a Prevenção com Mais Perspetivas”. O evento começou com uma sessão de abertura em que participaram Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Santiago Saura, Subdiretor de Investigação, Pós-Doutoramento e Doutoramento da ETSI, e Ricardo Romero Pascua, Diretor Geral de Gestão Florestal, Caça e Pesca da Junta da Extremadura.
Seguiu-se a apresentação dos resultados do LIFE Landscape Fire, por André Mota, chefe da Unidade de Meio Ambiente e Proteção Civil da CIM Viseu Dão Lafões, e Gonzalo Palomo Guijarro, da Universidade da Extremadura.
O momento seguinte consistiu na mesa-redonda “O Pastoreio Preventivo: Proteção e Valorização do Território”. Moderado por Fernando Pulido e Sebastián Hidalgo, da Universidade da Extremadura, o debate teve a participação de Francisco Aparisi García, Diretor Geral de Prevenção de Incêndios Florestais da Generalidade Valenciana, Pablo Ramiro Guzmán, Técnico do Serviço de Ordenação e Gestão Florestal da Junta da Extremadura, e de Ricardo Montero Herranz, chefe da Área de Infraestruturas, Obras Florestais e Paisagismo da Junta da Andaluzia.

Desporto

Natação: Académico de Viseu conquistou Prata e Bronze no Meeting Internacional de Coimbra

A equipa de natação do Académico de Viseu competiu no último fim-de-semana em Coimbra, São João da Madeira e em Espinho.
No Meeting Internacional de Coimbra os academistas conseguiram apurar atletas para oito finais. O destaque foi para Miguel Batista e João Vitória, que conquistaram as medalhas de prata e bronze, respetivamente, na prova de 200 Costas.
No XX Torneio de Anta - Memorial Napoleão Guerra, em Espinho, os viseenses alcançaram três vitórias. Guilherme Silva conseguiu o primeiro posto nas provas de 50 Costas e 200 Estilos.
Também Maria Miguel Lopes foi a mais rápida nos 200 Estilos, levando a vitória para Viseu.
Na 1ª Braçada em São João da Madeira, os Cadetes “Golfinhos” do Académico estiveram representados por Madalena Figueiredo, Matilde Rodrigues, Leonor Fonseca, Leonor Lopes, Leonor Coelho, Afonso Antunes, Bernardo Romão, Bruno Saraiva, Diogo Coimbra, Martim Oliveira, Martim Vieira, João Maria Fonseca, Pedro Felizardo, Guilherme Morais, Guilherme Trindade, Gustavo Esteves e Ricardo Neves.
De acordo com o Académico de Viseu, todos os atletas “estiveram em grande plano, dando grande réplica nas provas de estafeta, onde todos competiram, sempre com grande valia técnica”.
“O maior destaque vai para a vontade competitiva dos jovens viseenses, para o seu desempenho e qualidade de nado, não sendo de desvalorizar o grande número de atletas do Académico entre os três primeiros classificados de cada prova”, acrescenta.
Os academistas voltam à piscina no próximo fim de semana (11 e 12 de maio), em  Leiria, onde vão disputar o “LeiriaSwim”.

Local/Regional

Mangualde: comunidade é convidada a caminhar com 'Mochila às Costas, Sapatilhas no pé'

“Mochila às Costas, Sapatilhas no pé” está de regresso a Mangualde, a partir do dia 15 deste mês. O projeto da autarquia, que pretende incentivar a prática de exercício físico, acontece às terças-feiras às 20h00 até ao mês de julho.  No total, segundo a Câmara Municipal serão realizados doze percursos pela cidade, com duração aproximada de uma hora.
Centenas de pessoas têm participado na iniciativa, que já vai na 7ª edição.
O percurso ronda os cinco quilómetros, como sublinha a vereadora com o pelouro da Ação Social, Maria José Coelho. O “Projeto Mochila às Costas, Sapatilhas no pé” está integrado no Plano de Ação de 2024 da Rede Social de Mangualde, no âmbito do eixo V – Promover Estilos de Vida Saudáveis.
Os interessados em participar na iniciativa devem inscrever-se através do formulário online Inscrição Mochila às Costas na Sapatilha no pé