1º de Maio faz-se, no distrito de Viseu, com concentrações e uma manifestação (com áudio)




Com o objetivo de assinalar o 1º de Maio, Viseu, Lamego e Mangualde acolhem, esta quarta-feira, iniciativas promovidas pela CGTP. Este ano, o lema é “Aumentar salários e pensões, garantir direitos”. 
Para o coordenador em Viseu, Francisco Almeida, a data tem um significado especial, uma vez que este ano também assinala os 50 anos, em Portugal. 
Em Mangualde e Lamego estão previstas, durante a tarde, concentrações e em Viseu as comemorações contam com uma manifestação a partir das 14h00. O ponto de encontro é o Largo de Santa Cristina.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-30 11:16:47

 

Foto: União de Sindicatos de Viseu

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Executivo Municipal de Viseu recebe, este sábado, vários membros do Governo

Membros do Governo visitam Viseu, este sábado (18 de maio), e são recebidos pelo executivo municipal, no Salão Nobre, pelas 10h30.
De acordo com a autarquia viseense, integram a comitiva o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, e o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
Após a receção no Salão Nobre, segue-se uma visita ao Museu Nacional Grão Vasco. “No espaço museológico decorrerá uma cerimónia alusiva aos 20 anos da reabertura do Museu Nacional ao público, com uma visita guiada à pintura do Grão Vasco pela Ministra da Cultura, antiga diretora e autora do programa museológico. Presentes nesta cerimónia estarão o arquiteto português Souto Moura, responsável pelo projeto de renovação, e o jurista e político Pedro Roseta”, explica a Câmara Municipal.
Ainda no Museu, e como forma de assinalar o Dia Internacional dos Museus, a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, fará uma apresentação das novas políticas culturais: classificação, aquisição e circulação de obras de arte; autonomia dos museus e democratização do acesso à cultura; estudo, classificação e reabilitação do Fontelo.
“O programa será igualmente marcado por uma homenagem a Pedro Roseta e uma interpretação de uma obra musical pelos alunos do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão”, acrescenta.

Local/Regional

Tempo cinzento vai continuar, na região de Viseu, ao longo deste fim-de-semana

Este fim-de-semana (18 e 19 de maio), a região de Viseu ainda vai contar com céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada durante a tarde, no sábado.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento vai soprar fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.
Existe ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. No domingo, o céu mantém-se nublado com aguaceiros, em geral fracos.
Está ainda prevista uma ligeira subida da temperatura máxima.

Local/Regional

Moimenta da Beira apresentou candidatura para obras de requalificação da Escola Básica e Secundária

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira submeteu uma candidatura ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, no valor de cerca de 4,8 milhões de euros, para requalificar e modernizar a Escola Básica e Secundária.
Classificada com o segundo grau do nível de prioridades, Categoria P2 (urgente), as obras projetadas na candidatura pretendem, segundo a autarquia, assegurar a melhoria dos espaços interiores e exteriores “para fazer face à degradação natural das infraestruturas do edifício da escola-sede, que nunca foi alvo de obras estruturantes”. “A nossa escola apresenta pontos críticos que carecem de resolução urgente. Tudo isto tem impacto direto nas condições de segurança, acessibilidade, eficiência energética e conforto, e influencia indiretamente na rentabilização de recursos materiais e humanos e no sucesso educativo dos alunos”, disse Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
De acordo com o projeto de execução definido na candidatura está prevista a ampliação da área útil, remodelação de espaços existentes e respetiva requalificação/reestruturação “gerando novos conceitos de organização, funcionalidade, orientação e identificação”.
“Esta intervenção compreende a interligação entre todos os blocos, através de novos espaços interiores de circulação, lazer e estar, possibilitando a circulação entre os diversos volumes através de uma unidade espacial. Também será feita a reformulação de todos os acessos aos blocos, por forma a dar resposta ao acesso a pessoas com mobilidade condicionada, através de criação de rampas ou elevação dos pisos às cotas de soleira, entre outros”, explica a autarquia, que pretende também melhorar o desempenho energético da escola para melhorar as condições de conforto para a comunidade escolar.

Local/Regional

Lamego: novo Parque de Lazer do Bairro da Ponte é inaugurado este domingo

O novo Parque de Lazer do Bairro da Ponte, em Lamego, vai ser oficialmente inaugurado este domingo, dia 19 de maio, pelas 12h00, numa cerimónia pública que contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
Segundo a autarquia, o novo espaço de recreio nasceu da requalificação da zona ribeirinha do Bairro da Ponte, junto ao rio Balsemão, com o objetivo de "dar maior atratividade turística e gerar novas dinâmicas nesta zona histórica da cidade. I
ncentivará o gosto dos moradores e dos visitantes pelo contacto com a natureza, pelo desporto ao ar livre, pela preservação do património natural e pela sensibilização ambiental".
A inauguração conta com a animação musical do artista Quim Barreiros, pelas 15h00, antecedido de um almoço convívio, oferecido pelo Município de Lamego. O dia começa com a pesca de trutas no Balsemão, dinamizada pelos moradores da zona.


O investimento do Município de Lamego na requalificação da zona ribeirinha do Bairro da Ponte foi de 789.494,34 € +IVA, comparticipado por fundos comunitários, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), financiado pelo NORTE 2020.

Local/Regional

Viseu: Departamento dos Bens Culturais assinala Dia Internacional dos Museus

O Tesouro da Catedral de Viseu - Museu de Arte Sacra está a assinalar o Dia Internacional dos Museus, esta sexta- feira e sábado, dias 17 e 18 de maio. O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu promove diversas atividades direcionadas para várias faixas etárias, que pretendem dar a conhecer aos participantes o Museu da Sé, de uma outra perspetiva. Como explica Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento, na noite desta sexta-feira, às 21h30, o Museu vai abrir excecionalmente para uma visita diferente. “Não é propriamente só uma visita orientada, com a explicação das peças, mas vai-se pautar por vários momentos de paragem, com a declamação de poesia e terá a vertente da música associada. Ou seja, vamos articular a componente musical e da poesia com algumas das peças”, explica.
No sábado, das 15h00 às 17h00, vai ter lugar a atividade “10 Tesouros para descobrir”, direcionada para crianças dos 06 aos 12 anos. “Trata-se de um jogo em que as crianças vão, ao longo do percurso no Museu, com as pessoas que as estiverem a acompanhar, fazer a procura de tesouros, com materiais que lhes vamos entregar, tratando-se de uma espécie de caça ao tesouro. Uma vez que o Museu se chama Tesouro da Catedral quisemos também explorar esse conceito, sendo que no final todos os tesouros se vão juntar e darão origem ao verdadeiro tesouro que está ali, símbolo de um amor maior, que será um coração”, revela.
No mesmo dia, está programada para a noite, a partir das 21h30, uma experiência multimédia imersiva, “iLUZtrARTE”, a cargo do ilustrador Miguel Cardoso.

Local/Regional

São Pedro do Sul: Manhouce recebe mais uma festa dedicada à vitela de Lafões, este fim-de-semana

No concelho de São Pedro do Sul decorre, este fim-de-semana (18 e 19 de maio), a 9ª Festa da Vitela, em Manhouce. O certame conta uma vez mais, no sábado, com o tradicional Cortejo Etnográfico que percorre os caminhos de Manhouce, a entrega de incentivos aos criadores da raça arouquesa e, pelas 21h30, o espetáculo de Augusto Canário.
No domingo, tem lugar o Concurso Pecuário de Raça Arouquesa assim como a tradicional Chega de Bois, que antecede uma tarde musical com ranchos folclóricos e grupo de concertinas.
De acordo com a autarquia local, no recinto da festa, os visitantes podem contar com stands com mostra e venda de produtos e gastronomia local e zona de restauração com pratos de vitela para degustar.
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, vai proceder à abertura oficial da Festa da Vitela, no sábado, dia 18 de maio, pelas 15h00.