'Viseu Destino Gastronómico' celebra os saberes, sabores e aromas do Dão, este fim de semana

Depois de no passado mês de fevereiro o distrito de Viseu ter sido eleito “Destino Gastronómico do Ano”, pela Revista de Vinhos, na 27ª edição dos prémios “Os Melhores do Ano 2023”, a cidade de Viseu recebe no próximo fim-de-semana (19, 20 e 21 de abril) a iniciativa “Viseu Destino Gastronómico”. O evento, que tem como padrinho o Chef Diogo Rocha, acontece no Mercado 2 de maio e dá a conhecer histórias e provas de sabores e petiscos, com provas de vinhos e azeite. Música e workshops fazem também parte.
Os operadores de restauração vão fazer apresentações e demonstrações de conceitos e pratos e vão confecionar sabores e petiscos para degustação, da cozinha tradicional à contemporânea. Provas de vinhos com produtores e Quintas do Dão, workshops para os amantes dos néctares da região e música à mistura prometem ser os atrativos.
Na sexta-feira, o evento abre portas às 18h00 com a DJ Rita Mendes a acompanhar o Chef Diogo Rocha no momento – o TRI(ELO).
À noite, pelas 21h00, o palco do Mercado 2 de Maio volta a vibrar com a cantora e atriz portuguesa Sofia Escobar.
A tarde de sábado reserva dois workshops alusivos à temática dos vinhos. Ainda no sábado, pelas 16H00, a música é com o DJ GRYZZLER.  Pelas 21h00, o palco do Mercado 2 de Maio, no piso superior, recebe a atuação do Coletivo Gira Sol Azul.
No domingo, terceiro e último dia do “Viseu Destino Gastronómico”, o Mercado abre as portas pelas 12h00. Ao longo da tarde, vários restaurantes ocupam a cozinha do Mercado 2 de Maio. Ao final da tarde, a música fica a cargo do DJ The Rock.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-16 17:22:37

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: Ecocentro vai ser construído na Zona Industrial do Salgueiro (c/ áudio)

Em Mangualde vai ser criado um Ecocentro através da Associação de Municípios do Planalto Beirão, a pensar na reciclagem e consequente proteção do ambiente. A assinatura para a empreitada, que vai custar cerca de meio milhão de euros, foi assinada esta sexta-feira (20 de setembro).
Para o presidente da Câmara de Mangualde é um passo importante para o tratamento dos resíduos de maior porte. Marco Almeida espera a colaboração da comunidade para que o protejo da recolha e reciclagem seja um sucesso. A par da recolha dos resíduos, o ecocentro de Mangualde vai contar com uma vertente social e solidária. Os equipamentos que ainda estejam em condições de utilização podem ser levantados por famílias com menos possibilidades financeiras.
A infraestrutura, que tem um prazo de construção de seis meses, vai ficar instalada na Zona Industrial do Salgueiros, próximo da Associação Os Ciências.
Mangualde é o único concelho, dos 19, da Associação de Municípios do Planalto Beirão que ainda não disponibiliza um ecocentro, como sublinhou Leonel Gouveia, presidente do organismo.

Local/Regional

Penalva do Castelo: Real acolhe as maiores abóboras do concelho, no domingo (c/ áudio)

A freguesia de Real, em Penalva do Castelo, recebe, este domingo (22 de setembro) à tarde, a 9ª edição do Festival da Abóbora. Uma organização da Associação Cultural Recreativa e Social de Real (ACRSR).
No evento vão estar em exposição duas abóboras gigantes, com cerca de 500 quilos, produzidas no concelho penalvense, e que recentemente venceram o prémio de hortícolas gigantes.
Paulo Martins, presidente da coletividade, considera que o festival já virou tradição no concelho e não só. Para além da maior e mais pesada abóbora vão também a concurso as mais bonitas, a maior quantidade e ainda o melhor espantalho a partir do legume.
A organização espera uma adesão de produtores elevada, mas, como diz Paulo Martins, os últimos dias marcados pelos incêndios podem afastar alguns participantes.
Para domingo está previsto um almoço em que a abóbora é um dos ingredientes, animação musical e barraquinhas de venda de artesanato e produtos locais.

Local/Regional

Tondela: 'Saúde em Dia', que arranca esta segunda-feira, chega a todas as freguesias do concelho

As atividades do projeto Saúde em Dia, promovido pelo Município de Tondela, com vista a colocar a população do concelho a praticar exercício físico, recomeçam esta segunda-feira (23 de setembro). A iniciativa abrange as 19 freguesias do concelho, decorrendo até 29 de junho do próximo ano, com pausa no período de Natal, de 23 de dezembro a 05 de janeiro. 
Segundo a autarquia, o programa vai abranger mais de 1500 participantes. "Ao todo, serão executados 73 projetos, mais sete que na última edição. As atividades desportivas vão ser desenvolvidas por 50 instituições parceiras", explica. 
O programa Saúde em Dia teve início em 2008, "promovendo, desde essa altura, sessões regulares de exercício físico, entre outras atividades complementares, orientadas por técnicos de exercício físico credenciados".  
A Câmara Municipal acrescenta que os principais objetivos do projeto são a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos combatendo o sedentarismo, a diminuição do isolamento e solidão dos mais idosos e o aumento dos níveis de saúde e bem-estar.
As atividades afetas ao programa são desenvolvidas por Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, coletividades e clubes que têm assim a possibilidade de levarem a cabo projetos de intervenção local na área das atividades físicas, desportivas, saúde e outras que visam contribuir para a ocupação ativa e salutar dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis e com idades mais avançadas.
 

Local/Regional

Lamego: Torre dos Figos acolhe conferência dedicada à construção da paisagem, esta segunda-feira

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Município de Lamego vai promover a conferência "Construção da Paisagem como Identidade Conectiva", que terá Belém Lima (arquiteto) e Álvaro Domingues (geógrafo) como oradores. A iniciativa decorre esta segunda-feira, 23 de setembro, a partir das 17h00, na Torre dos Figos (Bairro do Castelo).
Segundo a Câmara Municipal, a conferência promete suscitar uma reflexão profunda sobre a relação entre a paisagem e a identidade cultural, explorando a forma como os espaços construídos e naturais se entrelaçam para formar uma conexão coletiva e histórica com o território.
“Belém Lima trará a sua vasta experiência na criação de espaços arquitetónicos que dialogam com a natureza, proporcionando uma visão sobre o papel da arquitetura na definição de paisagens que moldam a identidade de comunidades e regiões. Por outro lado, Álvaro Domingues, reconhecido pelo trabalho no estudo da geografia e transformação do território, abordará o tema a partir de uma perspectiva interdisciplinar, investigando como a paisagem atua como um elemento dinâmico de ligação entre o ambiente natural e a cultura”, explica a autarquia.
A entrada é gratuita.
 

Local/Regional

Câmara de Lamego investe 95 mil euros em atividades de enriquecimento curricular

O Município de Lamego assinou, na quinta-feira, 19 de setembro, protocolos de colaboração com diversas associações locais e com os agrupamentos de escolas Latino Coelho e  da Sé, com vista ao desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico.
O acordo resulta da transferência de competências no domínio da Educação e envolveu o Futsal Clube de Lamego, a Universidade Sénior Jerónimo Cardoso, o Andebol Clube de Lamego, o Cracks Clube de Lamego, a União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões e, pela primeira vez, o Clube de Voleibol Liceu Latino Coelho e a Associação Voluntária de Lamego - Ténis de Mesa. Para o ano letivo 2024/25, as AEC representam, segundo a autarquia local, um investimento total de 95.651,21 euros.
As atividades que vão continuar disponíveis para os alunos são: Atividade Física e Desportiva, Música, Inglês, Tecnologias da Informação e Comunicação e Atividades CTEAM – Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática, Dança, Expressão Plástica e Expressão Dramática.
“Dado o sucesso do trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras locais, o Município de Lamego volta a contar com a sua colaboração. As AEC's são um grande apoio para as famílias do nosso concelho que trabalham, pois permitem o alargamento do horário escolar e a aquisição de conhecimentos diversificados por parte dos mais pequenos. No novo ano letivo, continuamos a assumir uma aposta muito forte nas áreas da educação, formação e juventude”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes.

Local/Regional

Mangualde: fogo em casa devoluta, em Almeidinha, na tarde desta sexta-feira

Os Bombeiros Voluntários de Mangualde foram alertados, na tarde desta sexta-feira (20 de setembro), para um incêndio numa casa devoluta em Almeidinha, no concelho de Mangualde. Casa que durante a madrugada da passada terça-feira (17 de setembro) já havia sido atingida pelas chamas, mas que, em pouco tempo, foram apagadas por populares.
Passados três dias e depois da chuva que caiu na madrugada desta sexta-feira, as chamas voltaram por volta das 14h46, segundo informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
De acordo com o Comando Sub Regional Viseu Dão Lafões, quando os bombeiros chegaram ao local, o fogo já se encontrava extinto pela população. As habitações contíguas não terão ficaram ameaçadas, segundo a fonte.
Estiveram no local 13 operacionais apoiados por quatro viaturas.