Viseu: 'Fósseis, Fragmentos Pós-Arqueológicos' é a nova exposição patente na Quinta da Cruz

Desde este sábado, dia 17 de julho, a Quinta da Cruz, Centro de Arte Contemporânea de Viseu tem patente uma nova exposição temporária. Da autoria de João Dias, intitula-se "Fósseis - Fragmentos Pós-Arqueológicos” e é resultado de uma colaboração com o Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques.
Segundo a Câmara Municipal de Viseu, "as obras apresentadas refletem o olhar do autor sobre o meio natural e traduzem uma recolha e um método de catalogação das paisagens, que se materializa na criação de elementos escultóricos". 
A exposição configura, a primeira apresentação pública de uma linguagem desenvolvida pelo artista ao longo dos últimos anos. "Através dela, introduz-se um processo inovador, adaptado a partir das tecnologias de fotogrametria, maquetagem e impressão 3D, para a representação de pormenores de espaços físicos concretos, existentes na região de Viseu, quer de referência patrimonial e arqueológica, quer de referenciação pessoal do autor" refere a autarquia.
Assim, de forma interativa, e através da utilização de conceitos de media-art sobrepostos à criação, o visitante pode explorar as diferentes narrativas ficcionais que ali se reúnem, recorrendo à realidade aumentada.
"Esta exibição, que se caracteriza pela forte ligação entre as obras de arte, a arqueologia e a natureza, contará ainda com uma extensão localizada nos Jardins da Casa do Miradouro, que será aberta ao público em data a anunciar", conclui.

Publicado por: Irene Ferreira
2021-07-16 12:14:51

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Detidos por sequestro, roubo e ofensa à integridade física grave, em Viseu e Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), em cumprimento de mandados de detenção, deteve um homem e uma mulher, em Viseu e em Coimbra, pela presumível autoria dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida, de que foi vítima um homem de 24 anos.
Os factos ocorreram, segundo a PJ, no passado dia 02 de fevereiro, quando os detidos, na companhia de um outro homem que, na altura, se encontrava evadido, a pretexto de consumirem droga, conduziram a vítima até uma zona florestal nos arredores da cidade de Viseu.
No local, afastado de habitações, foi ameaçado, de acordo com as autoridades, com uma arma de fogo, violentamente agredido, amarrado e regado com combustível. Contudo, por ter conseguido libertar-se e fugir, acabou por não ter sido incendiado. Segundo os elementos recolhidos pela Diretoria do Centro da PJ, os crimes foram motivados por questões passionais. 
Os dois detidos, com 33 e 21 anos, foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, ficando o homem sujeito à medida de coação de prisão preventiva e a mulher com apresentações semanais e proibição de contactos com os restantes intervenientes.

 

Local/Regional

Lamego lançou um projeto-piloto de recolha de biorresíduos

O Município de Lamego lançou um projeto-piloto de recolha de biorresíduos no concelho.
Numa primeira fase, de acordo com a autarquia, estão a ser disponibilizados contentores de sete litros nas habitações abrangidas pela campanha. No espaço público, vão ser colocados contentores de 800 litros para deposição de resíduos orgânicos, enquanto que, para o canal horeca, está prevista a entrega de contentores de 120 e 240 litros.
"Em simultâneo, a autarquia está a promover visitas de sensibilização e adesão, porta a porta, aos moradores das zonas abrangidas, para a apresentação do projeto, com a entrega de folhetos explicativos", explica.
Sob o mote “+VALOR, Todos juntos vamos gerar mais valor para o ambiente”, o projeto-piloto abrange as urbanizações da Nossa Senhora da Saúde, Monsanto, Franzia, S. Vicente e o canal horeca da cidade (setor da restauração, cantinas municipais, cafetarias e similares).
"Tem como principais objetivos reforçar a reciclagem e a valorização de biorresíduos, reduzir as quantidades de resíduos depositadas em aterro e promover a economia circular, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem e da neutralidade carbónica e climática^", acrescenta a Câmara Municipal.

Local/Regional

Viseu relembra a Revolução pela lente do fotógrafo Sérgio Valente.Exposição é inaugurada terça-feira

Ainda no âmbito do programa de comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, em Viseu, o Museu Almeida Moreira acolhe uma exposição de fotografia, da autoria de Sérgio Valente, que retrata aspetos do processo de desenvolvimento e refluxo revolucionário. A mostra é inaugurada esta terça-feira (30 de abril), pelas 15h00.
De acordo com a autarquia viseense, a exposição é constituída por diversas fotografias, a cores e a preto e branco, que documentam acontecimentos e os protagonistas, os quais a objetiva de Sérgio Valente foi captando, entre os anos de 1964 e 1982, nos vários concelhos do distrito do Porto, com maior incidência na cidade Invicta.
Sérgio Valente nasceu no Porto, em plena ditadura, no seio de uma família carenciada e politicamente desperta. Cedo iniciou uma participação social e política que se tornou cada vez mais ativa, marcada por três factos relevantes: a campanha eleitoral do General Humberto Delgado; a tentativa, bem-sucedida, de não ser mobilizado para a Guerra Colonial; e as três prisões a que é sujeito pela PIDE, em 1969, 1971 e 1973.
Na luta contra o regime, qualquer acontecimento lhe serviria de pretexto para baralhar a ordem estabelecida. A coragem e a convicção da razão que o movia, mais fortes do que o medo, marcaram a sua intervenção e percurso de vida. Fotógrafo de profissão, descobriu na sua máquina uma arma com enorme potencial de denúncia e de memória.
A exposição pode ser visitada até dia 01 de junho.

Local/Regional

Bispo de Viseu apelou aos alunos finalistas que contribuam para 'a construção de um mundo melhor'

Várias centenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viseu, da Universidade Católica e do Instituto Piaget participaram na Missa dos Finalistas e Bênção das Pastas, que decorreu no domingo, dia 28 de abril, no Pavilhão Multiusos, integrada na Semana Académica.
A celebração, organizada pela Pastoral do Ensino Superior em conjunto com a Federação Académica de Viseu, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu e contou com a participação do Grupo Coral Vespertinos.
Na homilia, o Bispo de Viseu começou por estacar a condição de ser finalista como “um privilégio e uma responsabilidade, um dom e um compromisso na construção de um futuro melhor marcado pela esperança na realização pessoal no mundo do trabalho”, pedindo ao Espírito Santo que os ilumine e os ajude a serem discípulos missionários nas diversas áreas da vida.
Face aos graves problemas que hoje a sociedade enfrenta, apelou aos presentes que contribuam para “a construção de um mundo melhor, mais fraterno e com preocupação ecológica,  cuidando do equilíbrio da Casa Comum, valores ainda longe de serem alcançados”, pedindo aos finalistas para serem “ramos novos, revestidos de valores humanos, éticos, espirituais e cívicos, que os levem a ser protagonistas na construção da paz, na renovação da Igreja e na transformação da sociedade portuguesa”.
“Queridos jovens, não desanimem diante dos problemas graves do mundo de hoje, das crises financeiras e das dificuldades económicas da vida presente. Sejam construtores da verdadeira civilização do amor, da paz, do progresso, da ciência, da cultura e do desenvolvimento humano integral. Façam a diferença e sejam os melhores na competência, na qualidade, no amor e nas relações fraternas. Sejam semeadores da esperança, testemunhas de um mundo novo, otimistas numa nova era marcada pelo acolhimento, pela escuta e pela integração social”, pediu.

Local/Regional

O sol desta segunda-feira dá lugar à chuva nos próximos dias, na região de Viseu (com áudio)

Depois de uma segunda-feira com algum sol, a chuva continua a partir desta terça-feira (30 de abril) e com descida da temperatura. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo instável para os próximos dias, como dá conta a meteorologista Paula Leitão.
Para além da chuva, está ainda prevista queda de neve para a Serra da Estrela, acima dos 1200 metros de altitude. 

Desporto

Natação: Marco Menezes (Castro Daire) foi 'prata' no Campeonato da Europa

No âmbito do Campeonato da Europa Open de Natação Madeira 2024, que decorreu no Funchal, o nadador de Castro Daire, Marco Meneses, conquistou a medalha de prata nos 100 metros costas S11, em paralímpicos.
Marco Menezes fez o tempo de 01h08m03s. À frente do nadador de Castro Daire ficou o checo David Kratochvil com 1h07m10s.