O sol desta segunda-feira dá lugar à chuva nos próximos dias, na região de Viseu (com áudio)




Depois de uma segunda-feira com algum sol, a chuva continua a partir desta terça-feira (30 de abril) e com descida da temperatura. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo instável para os próximos dias, como dá conta a meteorologista Paula Leitão.
Para além da chuva, está ainda prevista queda de neve para a Serra da Estrela, acima dos 1200 metros de altitude. 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-29 14:46:39

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Museu Nacional Grão Vasco assinala Dia Internacional dos Museus com visitas gratuitas (com áudio)

Música, teatro e visitas guiadas preenchem o Dia Internacional dos Museus, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, no sábado (18 de maio). Para assinalar a data, que coincide com os 20 anos da reabertura do museu  depois de obras de restauro, marca presença a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, antiga diretora do Grão Vasco, como dá conta a atual diretora, Odete Paiva.
Ao longo do dia de sábado estão previstas visitas guiadas, gratuitas, momentos musicais com o Ensemble Saxofones do Conservatório de Viseu e à noite há ainda teatro pelo Grupo OFF.
A acompanhar a ministra da Cultura vai estar também Eduardo Sotto Mouro, o arquiteto responsável pelas obras que estão a decorrer no Museu Nacional Grão Vasco.

Desporto

Futsal: Franklin Camargo vai jogar no Viseu 2001

O Viseu 2001 contratou Franklin Camargo, para representar a equipa sénior de Futsal, que vai disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão na próxima época desportiva 2024/2025.
O Ala/Pivot brasileiro, de 31 anos, atuou na temporada passada no GD Sendim onde conseguiu 17 golos em 10 jogos. O Viseu 2001 considera que Franklin Camargo é "um experiente reforço para a equipa".

Local/Regional

Empresas Gazela aumentaram no distrito de Viseu, em 2023

O distrito de Viseu conta com 19 empresas Gazela, relativamente a 2023. São mais seis do que em 2022.
O concelho com mais empresas distinguidas é Viseu com nove, seguindo-se Vouzela com três. Carregal do Sal surge com duas. Mangualde, Castro Daire, Sátão, Oliveira de Frades,  e Santa Comba Dão têm uma empresa Gazela.
Tratam-se de empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.
A região Centro conta com 135 empresas Gazela, o maior número dos últimos 12 anos, que empregam mais de 5. 854 pessoas e geram um volume de negócios de 722 milhões de euros e 360 milhões de euros de exportações.
Os dados são do último estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), sobre as empresas Gazela existentes na região Centro em 2023.
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no dia 22 de maio, pelas 19h30, em Vagos, e conta com a presença do Ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Local/Regional

Viseu: homem está desaparecido desde esta quarta-feira

Um homem de 63 anos está desaparecido, desde esta quarta-feira (15 de maio), na localidade de de Paçô - Lordosa, no concelho de Viseu. Segundo informações da GNR de Viseu, o paradeiro de José Lopes Oliveira Frade é desconhecido desde as 17h30.
Na altura do desaparecimento, o mesmo vestia casaco de fato de treino cinzento, t-shirt às riscas brancas e azuis e calças de fato de treino azuis”, explica a GNR.
Nas buscas estão envolvidos os bombeiros, a GNR com recurso a cães e a PSP.
“Pede-se, a quem tenha informações sobre o seu paradeiro, que entre em contacto com o Posto Territorial da GNR de Viseu, através do número 232 467 940”, acrescenta.

Local/Regional

Tondela: Museu Terras de Besteiros cria roteiros para desvendar património aos alunos do 2º ciclo

O Museu Municipal Terras de Besteiros, no concelho de Tondela, desenvolveu sete roteiros para dar a conhecer o património do concelho, em particular aos estudantes do 2º ciclo. Criados pelos Serviços Educativos do espaço museológico, os “Roteiros pelo Património” foram criados indo ao encontro das matérias curriculares estudadas pelos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade.  
Segundo a autarquia tondelense, os roteiros focam temas variados e vão desde a Pré-História à atualidade. O circuito “O Mundo do Trabalho no Portugal de Hoje: a Sobrevivência das Atividades Artesanais Como Forma de Património Cultural Material e Imaterial” aborda o mundo do artesanato a partir dos casos da Louça Preta de Molelos e do Linho de Castelões e explora como podem estas atividades sobreviver no mundo atual como um testemunho importante do património cultural português material e imaterial.
O percurso “Tondela no Tempo do Estado Novo” propõe uma viagem pelos edifícios públicos construídos durante o regime ditatorial liderado por Salazar para a divulgação do ideário do Estado Novo. Já o roteiro “À Descoberta de Tondela no Tempo do Ouro do Brasil (século XVIII)” é centrado nas marcas que o império colonial e a sociedade portuguesa do século XVIII deixaram no património cultural da cidade tondelense. Estas três primeiras rotas são destinadas aos alunos do 6º ano.
Já as crianças que frequentam o 5º ano de escolaridade têm quatro circuitos disponíveis. O roteiro “Templos e Rituais no Megalitismo: A Arquinha da Moura” dá a conhecer as crenças e os espaços de ritualização megalíticos construídos pelas comunidades agropastoris.
Na rota “Da Estela-Menir à Estrada Romana: Quando os Vestígios do Passado São Reutilizados” é abordada a ocupação do território pelos povos do passado e a reutilização das estruturas que construíram ao longo do tempo.
A arte rupestre na Idade do Ferro como forma de afirmação do domínio sobre o território é o tema explorado no percurso “As Gravuras Rupestres de Molelinhos: Símbolos de Um Povo Guerreiro”. Já o sétimo e último roteiro “As Relações entre Muçulmanos e Cristãos no Património Cultural Material e Imaterial do Guardão” aborda as ligações entre católicos e árabes no território do atual concelho de Tondela no contexto da Reconquista Cristã e da formação do Reino de Portugal.

 

 

Desporto

Perícia: piloto de Mangualde, Jorge Almeida, começa campeonato com vitória na cidade da Guarda

O piloto de Mangualde, Jorge Almeida, venceu a XIV Perícia Automóvel da Guarda, a  primeira prova do Campeonato de Portugal de Perícia 2024. A edição deste ano conta com nove provas, organizadas por sete clubes.
Três dezenas de pilotos disputaram as classificações, nomeadamente a classificação geral e as classificações parciais das diversas divisões e classes: protótipos, transformados e originais, distribuídos pela tração traseira e pela tração dianteira.
O mangualdense Jorge Almeida, em VW Proto, foi o vencedor da prova com o tempo de 52,421, seguido de Hugo Ribeiro, em Mini Protótipo, a 1,502, fechando o pódio Nelson Aguiar, em Peugeot 205 Proto, a 2,164.