Autárquicas: Marco Almeida quer dar continuidade ao projeto socialista em Mangualde

A habitação, o desenvolvimento económico e a coesão social serão algumas das apostas de Marco Almeida (PS) caso seja eleito presidente da Câmara de Mangualde nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

O atual presidente da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta pretende dar continuidade ao projeto socialista iniciado em 2009 por João Azevedo (que agora se candidata à Câmara de Viseu).

“Será um mandato de continuidade, por exemplo, naquilo que foi o rigor financeiro tido ao longo destes doze anos. Não quero com isto dizer que será um mandato igual. São candidaturas, pessoas e programas diferentes, com objetivos diferentes”, referiu Marco Almeida à agência Lusa.

O candidato disse ter assumido “a responsabilidade de consolidar o trabalho até aqui feito, com a ambição de fazer cada vez mais e melhor”, sobretudo no contexto difícil gerado pela pandemia de covid-19.

“Temos a melhor equipa para continuarmos a desenvolver e a afirmar o concelho no contexto regional, nacional e, em alguns aspetos, também internacional”, frisou.

Um dos seus objetivos é “reduzir nos próximos dois anos, de uma forma progressiva, o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), para que passe a ser de 0,3% (atualmente é de 0,34%)”.

“Também queremos baixar as taxas administrativas à reabilitação urbana, vamos apostar na requalificação dos bairros municipais e dar apoio à habitação”, avançou.

Marco Almeida destacou também o objetivo de “incentivar e apoiar a criação de centros de acolhimento em empresas de base tecnológica em ambiente de regeneração urbana” e a atribuição de “bolsas para apoio e incentivo à investigação no concelho”.

“Vamos continuar a atribuir bolsas a estudantes que têm dificuldades financeiras para poderem estudar fora, mas depois temos que pensar no seu retorno. Queremos ir buscar aqueles que nos podem trazer conhecimento”, justificou.

A criação de um museu da história da indústria em Mangualde, de uma zona de acolhimento empresarial de base rural para a promoção e apoio de investimentos ao setor primário e de um corredor ecológico que ligue o parque urbano da Avenida da Senhora da Castelo, o Monte da Senhora do Castelo, a Citânia da Raposeira e um parque de caravanismo são outras propostas da candidatura.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-19 11:10:09

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: autarquia atribuiu a Miguel Monteiro (atleta) a Medalha de Mérito Municipal (com áudio)

O atleta paralímpico Miguel Monteiro, natural de Mangualde, recebeu esta quinta-feira, dia em que foram assinalados os 50 anos do "25 de Abril", a Medalha de Mérito Municipal atribuida pela autarquia mangualdense.
Na hora dos agradecimentos, o atleta da Casa do Povo de Mangualde, prometeu ainda melhores resultados nas provas futuras.
Para além de ​​​​​​Miguel Monteiro, também o antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, foram homenageados com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde:Câmara Municipal atribuiu três 'Medalhas de Ouro da Cidade', esta quinta-feira (com áudio)

Esta quinta-feira (25 de abril) ficou marcada, em Mangualde, pela atribuição de “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” a três personalidades do concelho.
A título póstumo foi atribuída a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde” ao antigo ministro e empresário Jorge Coelho. A filha, Maria João Coelho, recebeu a homenagem e sublinhou o orgulho que Jorge Coelho iria ter em receber a condecoração. O mangualdense Jorge Coelho morreu em abril de 2021.
João Azevedo, antigo presidente da Câmara Municipal, também recebeu a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”. O também deputado na Assembleia da República agradeceu a homenagem e sublinhou a importância da família e amigos no percurso que tem feito. 
A única mulher homenageada foi Teresa Cruz,  fundadora da Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde. Por motivos de saúde, não esteve presente. O marido, o Coronel Fernando Almeida, recebeu, em substituição, a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde assinala o '25 de Abril' com homeangem a personalidades do concelho (com áudio)

No dia da celebração dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, a Câmara Municipal de Mangualde homenageou, esta quinta-feira, quatro personalidades do concelho: “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” e com a  “Medalha de Mérito Municipal”. 
O antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”, e o atleta paralímpico Miguel Monteiro, com a “Medalha de Mérito Municipal”, foram os homenageados.
Antes da entrega das medalhas, o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, sublinhou a importância do 25 de Abril para o Poder Local. 
Um a um, o autarca realçou qualidades dos homenageados que pesaram na atribuição das respectivas medalhas. Os galardões foram atribuídos por deliberação da Câmara Municipal e aprovados em Assembleia Municipal entre 2020 e 2021.
Elisio Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, aproveitou para também homenagear, por palavras, todos os que nos últimos 50 anos serviram as instituições e o poder local no concelho de Mangualde.

Local/Regional

Viseu acolhe mais uma Semana Académica entre esta quarta e a próxima terça-feira

A Semana Académica de Viseu arranca esta quarta-feira (24 de abril). Até terça-feira (30 de abril), a festa dos estudantes conta com diversas iniciativas, desde concertos, a Serenata, Missa e Benção das Pastas e o tradicional desfile académico.
O Pavilhão Multiusos recebe, na abertura, o Revenge of the 90’s, na quinta-feira os DJ’s Breyth e Zanova e na sexta-feira sobe ao palco o Baile das Novinhas.
No sábado é a vez de ProfJam, no domingo é Mizzy Miles e Saúl sobe ao palco do Multiusos na segunda-feira. Para fechar o cartaz, na terça-feira, último dia do evento estudantil, atua o rapper Dillaz.
A serenata acontece esta sexta-feira e a Missa de Finalistas (14h30) e a Bênção das Pastas no domingo.
O tradicional desfile académico, pelas ruas da cidade de Viseu, marca o dia de segunda-feira.

Local/Regional

Mangualde: Mega Caminhada liga, esta quinta-feira, Água Levada a Casal de Cima (com áudio)

Mais de uma centena de pessoas participam, nesta quinta-feira, feriado do 25 de Abril, na 11ª Mega Caminhada organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Água Levada, no concelho de Mangualde.
Uma iniciativa que pretende dar a conhecer a região e partilhar experiência com outras coletividades, como refere Carlos Henriques, o presidente. Este ano, a caminhada liga Água Levada a Casal de Cima, na freguesia de Santiago de Cassurrães, numa distância de 14 quilómetros.
De acordo com a organização, os caminhantes vão poder desfrutar de um percurso por vias secundárias em volta do vale do Rio Castelo, com passagem pelas encostas da serra de Almeidinha. A participação na caminhada é gratuita. O encontro, em Água Levada, é às 08h45.

Local/Regional

Tondela: Vitor Kley é a 1ª confirmação na FICTON 2024

No âmbito da realização da Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela (FICTON), em setembro, a autarquia anunciou, esta quarta-feira (24 de abril), o primeiro nome do cartaz musical. Trata-se da estreia de um artista internacional nas festas do concelho. O músico brasileiro Vitor Kley. De acordo com a autarquia, o cantor vai atuar no palco principal do evento a 14 de setembro.
“O Sol”, “Morena”, “Adrenalizou” e “Pupila” são algumas das músicas que não irão faltar no concerto. A FICTON cumpre este ano 30 edições entre 11 e 16 de setembro.