O Instituto Piaget, a Universidade Católica de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu juntam-se esta quinta-feira, dia 27 de abril, durante a tarde, para debater e programar o apoio à saúde psicológica dos alunos.
O encontro, a realizar no campus universitário do Instituto Piaget de Viseu, serve também para apresentar os primeiros resultados do Projeto SPEES – Saúde Psicológica dos Estudantes do Ensino Superior.
“Perceber a relação entre os níveis de saúde mental e a satisfação com a vida académica dos estudantes das três instituições do Ensino Superior de Viseu foi o objetivo de um estudo proposto inicialmente pelo Instituto Piaget”, refere a instituição de ensino superior.
“O estudo avaliou 540 estudantes das três instituições, a maioria do sexo feminino (78,9%), a frequentarem o 1º ano de licenciatura (54,8%)”, acrescenta.
Na base da realização do estudo está o facto de a adaptação ao Ensino Superior envolver transformações complexas, sendo o ajustamento à nova realidade um processo natural, que, decorrendo de forma positiva, conduz o estudante a um estado emocional positivo.
“Estudantes mais satisfeitos com a vida académica tendem a ser mais resilientes, mais otimistas, envolvendo-se ativamente no processo de aprendizagem e nas atividades extracurriculares, as quais promovem a adaptação à nova realidade”, explica Marisa Marques, psicóloga na Clínica Piaget de Viseu e responsável do SAPE – Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Estudante.
Segundo o Piaget, além da apresentação dos resultados do Projeto SPEES, o encontro desta quinta-feira serve também para partilhar as tendências, desafios e inovações na intervenção nos cuidados psicológicos no Ensino Superior em Portugal e na Europa, bem como para desenhar estratégias e assumir tarefas no domínio da saúde psicológica para as três instituições do Ensino Superior de Viseu.