Viseu: meia centena de pessoas saiu à rua contra aumento dos combustíveis

Cerca de meia centena de pessoas manifestaram-se este domingo (17 de outubro), em Viseu, contra os sucessivos aumentos do preço dos combustíveis, criticando o “assalto fiscal” de que estão a ser alvo os portugueses.
“Mãos ao alto, isto é um assalto”, gritaram os manifestantes.
Ao som de cornetas e com faixas nas mãos a exigir “combustível mais barato” e “menos impostos, mais mobilidade”, as cerca de 50 pessoas – algumas das quais levando no rosto uma máscara do primeiro-ministro, António Costa - caminharam pela Avenida da Europa para mostrar a indignação.
Uma das manifestantes disse aos jornalistas que já não aguentava ficar sentada no sofá “a ver o crescimento dos impostos em catadupa”, sem que haja uma “perspetiva de crescimento económico” de Portugal.
“Apenas estão a sustentar-se em impostos e mais impostos para nos levar à pobreza”, lamentou, lembrando que, numa zona do país como Viseu, em que os transportes públicos “são muito deficitários”, quem precisa “trabalhar para conseguir sustentar a família tem mesmo que se deslocar numa viatura própria”.
Do mesmo se queixou outro manifestante, que vive em Viseu e trabalha em Tondela. “Quem se desloca todos os dias cerca de 30 quilómetros para ir trabalhar, corresponde a quase 200 euros de gasóleo, em que só 120 euros são para o Estado e isso é insuportável”, frisou.
A manifestação foi convocada pelo núcleo de Viseu da Iniciativa Liberal, mas pretendeu ser apartidária, até porque “não há ninguém que fique muito agradado de 60% do preço que paga por um litro de combustível ser uma fatia para o Estado”, disse aos jornalistas o coordenador, Sérgio Figueiredo.
Na opinião de Sérgio Figueiredo, o anúncio da redução da taxa do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) aplicável à gasolina e ao gasóleo de pouco valeu
“Toda a gente consegue entender que aquilo de boa vontade não tem nada. Porque se fosse de boa vontade não eram dois cêntimos, nem era depois de se levantar uma onda de protestos. É atirar areia para os olhos, é tirar dois cêntimos de um lado, para depois aumentar no outro”, frisou.
Neste âmbito, depois da manifestação de domingo, poderão vir a ser marcadas outras, avisou.

Publicado por: Irene Ferreira
2021-10-17 18:22:31

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mercado Artesanatus e Feira de Velharias regressam, este domingo, a Tondela

Este domingo (05 de maio), decorre em Tondela mais um mercado Artesanatus e uma nova edição da Feira de Velharias e Colecionismo. A Feira de Velharias e Colecionismo é a iniciativa que arranca mais cedo, pelas 09h30, na Rua Dr. Teófilo da Cruz, onde é possível comprar ou apreciar artigos diversificados, como louças, pratas, vidro, arte sacra, entre outras peças.
Também pelas 10h00, tem início na entrada do Parque de Tondela, o Artesanatus, um mercado em que os apreciadores de artesanato podem encontrar produtos artesanais, como rendas, tecidos, peças em madeira e pedra, arraiolos, entre muitos outros objetos.

Local/Regional

Fim-de-semana, na região de Viseu, vai ser cinzento com tendência a melhorar a partir de domingo

A temperatura já começou a subir ligeiramente esta sexta-feira (03 de maio), na região de Viseu, e assim vai continuar durante o fim-de-semana.
Para este sábado, a previsão do Instituto Portguês do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu em geral muito nublado com períodos de chuva. O vento vai ser fraco a moderado, por vezes forte e com rajadas até 60 km/h, nas terras altas.
Para domingo, sobe a temperatura mínima. O céu vai manter-se muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. Poderá ainda haver a possibilidade de aguaceiros.

Local/Regional

Viseu acolhe encontro de autocaravanas, este domingo

Este domingo (05 de maio), a cidade de Viseu acolhe o encontro de 30 caravanas vindas de vários pontos do país, para celebração do 4º aniversário do Grupo “Roteiro de Onde o Autocaravanista é Bem-vindo”.
O fim de semana é composto por várias visitas a museus e parques da cidade, culminando num almoço no domingo.

Local/Regional

'Viseu Cidade Ainda Mais Atrativa' é o tema da sessão promovida pela Proviseu, este sábado

No sábado, dia 04 de maio, pelas 14h30, no Clube de Viseu, localizado no Rossio, vai decorrer uma sessão pública organizada pela PROVISEU – Associação para a Promoção de Viseu e da Região subordinada ao tema “Viseu – cidade ainda mais atrativa”.
A sessão vai contar, de acordo com a organização, com a participação de Fernando Carvalho Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, José dos Santos Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Paulo Jorge Alves, presidente do Campus Universitário do Instituto Piaget, Gualter Mirandez, presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu e José Fernando Mateus, diretor da Associação Empresarial da Região de Viseu.
A Proviseu considera que Viseu é uma cidade com capacidades para atrair pessoas, mas também investimento e diferentes atividades inovadoras. "Devemos, por isso, prosseguir este caminho e aprofundá-lo. Cada visiense, cada organização local deve cumprir esta missão fundamental para tornarmos a nossa cidade ainda mais atrativa", adianta acrescentando que é importante "darmos o nosso contributo, discutirmos as ideias que nos conduzam em direção a este objetivo".

Local/Regional

Oliveira de Frades Rockfest é este sábado

Este sábado, dia 04 de maio, o Pavilhão de S. Vicente de Lafões vai receber a primeira edição do Oliveira de Frades Rockfest, promovido pela empresa Rocha Produções, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de S. Vicente de Lafões.
O festival conta com a participação de diversas bandas portuguesas desde o Rock ao Metal, nomeadamente Biolence, que está a comemorar os 25 anos, Zurrapa, Irae, Moonshade, Tvmvlo, Evillution, Pé Roto, Raven Horse. Aom palco vai também subir a banda de Oliveira de Frades, Voto Nulo. De acordo com a organização, o evento tem início às 16h00.

Local/Regional

Deputado do PS, João Azevedo, considera que só agora é possível ao Governo acabar com portagens

Este foi o momento certo para avançar a proposta da abolição das portagens nas antigas Scut, na opinião de João Azevedo, deputado do PS eleito por Viseu. Nos últimos anos, o Governo socialista apenas avançou com a redução do valor das taxas.
O parlamentar considera que as contas do país só agora permitem avançar com a medida. O deputado considera que o PSD está contra o desenvolvimento da região do Interior ao votar contra a extinção das portagens. João Azevedo realça que a região merece esta medida de descriminação positiva.