Viseu: Urgência Geral do hospital já está a funcionar a 100 por cento

As novas urgências do Hospital de Viseu já estão a funcionar em pleno. Foi remodelada uma área de cerca de 1.449 m2, onde estava localizada a antiga urgência, e construído um novo edifício com 1.817m2.
O investimento associado ao projeto ronda os 7,3 milhões de euros, tendo sido comparticipado pelos fundos do Portugal 2020.
Segundo o Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), as novas instalações vão permitir melhores condições para os utentes e “um recomeço de atividade clínica num espaço requalificado com espaços amplos propícios ao trabalho multiprofissional e cooperativo, fundamental nas equipas de urgência”.
As obras de remodelação e ampliação permitiram duplicar as áreas de espera e de atendimento, criar espaços diferenciados de acordo com a situação clínica do doente para maior vigilância e acompanhamento pelas diversas especialidades. Outra das alterações com este novo serviço prende-se com a separação dos doentes triados como urgentes e menos urgentes, com circuitos mais diferenciados desde o posto de triagem até ao atendimento, permitindo assim aumentar a eficiência dos fluxos internos e racionalizar os recursos alocados.
“O Serviço de Urgência Polivalente do CHTV tem uma afluência diária média de cerca de 250 utentes, e referencia uma população direta e indireta de cerca de 500 mil pessoas, da região de Viseu, Guarda e Douro Sul, para prestação de cuidados urgentes de alta diferenciação para este território do interior”, refere a unidade hospitalar.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-04-03 10:22:48

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: Instituto Piaget homenageia Almeida Santos, esta sexta-feira

O Instituto Piaget vai homenagear, a título póstumo, o jurista, político e autor, António de Almeida Santos. A cerimónia tem lugar, esta sexta-feira, dia 03 de maio, a partir das 14h00, no Campus Universitário de Viseu.
Entre as personalidades que vão intervir na homenagem, conta-se Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde, para uma alocução sobre o tema “António de Almeida Santos – ao serviço de Portugal”.
Também os presidentes das Câmaras Municipais de Viseu, Fernando Ruas, e de Seia, António Luciano Ribeiro, vão intervir, de acordo com o Instituto Piaget. Com uma extensa carreira como advogado, Almeida Santos foi ministro após o 25 de Abril em vários Governos Provisórios e em vários Governos Constitucionais, tendo desempenhado um papel relevante nas revisões constitucionais de 1982 e 1988/1989. Como dirigente partidário, foi nomeado, em outubro de 1995, para o cargo de presidente da Assembleia da República e nessa condição visitou o Instituto Piaget por mais do que uma vez. Foi presidente honorário do Partido Socialista de 2011 até à data da morte, a 18 de janeiro de 2016.
Alguns dos livros de Almeida Santos foram editados pelo Instituto Piaget, entre os quais “A Globalização: Um Processo em Desenvolvimento”, “Uma Visão Integrada do Sistema de Ensino” e “A Difícil Construção do Estado nos Novos Países Africanos”, entre outros. 

Local/Regional

Viseu: Casa da Ribeira acolhe exposição sobre reciclagem

No âmbito de um projeto desenvolvido pelas Equipas do Rendimento Social de Inserção de Viseu, nomeadamente a Cáritas Diocesana de Viseu, a Casa do Povo de Abraveses e o Centro Social e Paroquial de São José, em colaboração com o Município de Viseu, a Casa da Ribeira vai acolher a exposição “RSIclagem Criativa”. A inauguração acontece na tarde desta sexta-feira (03 de maio).
A exposição é constituída por trabalhos concebidos através de materiais reciclados, como CD´s, cartão, rolos de papel higiénico, tecidos, casca de ovo, tintas, rolhas de plástico, paus, garrafas, lã, entre outros, e pelas mãos de doze beneficiários da medida RSI (Rendimento Social de Inserção).
De acordo com a autarquia viseense, o projeto tem como objetivo sensibilizar para a importância da reciclagem, bem como consciencializar para a conservação ambiental e diminuição dos resíduos nos aterros sanitários. "Pretende ainda combater o sedentarismo, promover a autoestima e as relações interpessoais e de partilha dos envolvidos neste projeto", acrescenta.
A exposição fica patente até dia 17 de maio.

Desporto

Futebol: Carvalhais é Campeão Distrital da 1ª Divisão

O Carvalhais já garantiu a subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu (AFV), ao sagrar-se Campeão Distrital da 1ª Divisão, quando ainda faltam duas jornadas para o fim da temporada 2023/24.
A equipa do concelho de São Pedro do Sul, na última jornada venceu, em casa, o Santacombadense por 5-2.
A formação de Carvalhais conquistou, até agora, nesta Fase de Apuramento de Campeão 32 pontos em 12 jornadas, mais sete pontos que o segundo classificado que é o Carregal do Sal.

Desporto

Atleta viseense, Carlos Lopes, é homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal

O antigo atleta, Carlos Lopes, natural de Vildemoinhos (concelho de Viseu), vai ser homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal. O campeão olímpico da maratona em Los Angeles, em 1984, vai receber o prémio Mérito Desportivo – Alto Prestígio.
O galardão é entregue na 27ª Gala do Desporto, numa altura em que passam 40 anos da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, nos Estados Unidos.
A Gala do Desporto de Portugal, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, acontece esta sexta-feira, dia 03 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
O evento pretende ainda eleger os vencedores dos prémios Desportistas do Ano de 2023.

Local/Regional

Banda de Penalva do Castelo assinala 200 anos desde esta quarta-feira e durante um ano (com áudio)

Arrancaram, esta quarta-feira (01 de maio), as comemorações dos 200 anos da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
Os dois séculos de atividade são cumpridos em 2025, mas a coletividade quer estender a festa ao longo de um ano, como explica Anselmo Sales, o presidente da direção da banda.
Esta quarta-feira ficou marcada pela homenagem a antigos músicos e diretores da banda. Até ao final deste ano, já é conhecida a programação do aniversário. Estão previstos concertos, teatro, palestras, entre outras iniciativas, como realça Anselmo Sales.

Desporto

Ciclismo: equipa de Mortágua participa no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

A equipa de ciclismo de Mortágua, a Tavfer-Ovos Matinados, vai participar, a partir desta sexta-feira (03 de maio), no VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A prova que termina no domingo (05 de maio), na Covilhã, parte esta sexta-feira de Trancoso com mais de 130 corredores.
Com um pelotão onde figuram 19 equipas de seis países diferentes (Portugal, Espanha, Marrocos, Croácia, Roménia e Filipinas), serão percorridos mais de 520 km pelos municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), responsável pela organização da prova em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
Trancoso acolhe a partida que inaugura, esta sexta-feira, às 11h25, a 6.ª edição da prova. Pela frente vai estar uma viagem com 197,7 km até Mêda (16h05). A 2.ª Etapa, sábado, sai de Belmonte às 11h55, em direção ao Sabugal, com chegada à meta cerca das 15h31, após 151,7 km de percurso. Já domingo, a 3.ª Etapa tem partida em Manteigas (10h55), para um percurso com 171 km que tem a Covilhã como destino (14h58), cidade que vai coroar o vencedor de 2024.