No ano de 2022, embora tenha ficado marcado pelo aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas, o Grupo Visabeira (Viseu) registou um aumento do volume de negócios em 1.452 milhões de euros. Um aumento de 281 milhões comparando com 2021, traduzindo-se num crescimento de 24 por cento. No que diz respeito a rentabilidade, o grupo atingiu os 210 milhões de euros, mais 14 % do que no ano anterior. O resultado líquido foi de 46,3 milhões de euros, representando um aumento de 22% acima do exercício de 2021.
No ano passado, os mercados externos representaram 79% do volume de negócios do grupo. Segundo a empresa, o mercado Europeu, excluindo Portugal, “representa uma dimensão cada vez mais relevante para o Grupo. No final de 2022, o seu volume de negócio alcançou os 903 milhões de euros, representando um crescimento de 31 % face a 2021, sendo os principais mercados França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha e Suécia”.
“África teve um desempenho relevante ao contribuir com cerca de 155 milhões de euros para o volume de negócios, um crescimento de 52% face a 2021”, acrescenta.
Os Estados Unidos da América, Ásia e Oceânia registaram um valor de 85 milhões de euros.
A Visabeira Global, holding que integra os negócios na área das telecomunicações energia, tecnologia e construção, regista um volume de negócios em 2022 de 1.210 milhões de euros.
A Visabeira Indústria atinge 189 milhões de euros, representando um aumento de 23% face ao mesmo período de 2021, contribuindo com 13% para o volume de negócios consolidado do Grupo Visabeira.
A Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, em processo de recuperação pós- pandemia registou um volume de negócios de 53 milhões de euros, o que representa cercam de 4% do volume total de atividade do Grupo.
Casa da Ínsua, propriedade do Grupo Visabeira