A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe, esta terça e quarta-feira (09 e 10 de julho), a décima edição do Fórum Viseu Educa, sob o tema “Por uma Escola + inovadora + diversa: Em contacto com o mundo real e promotora de Bem-Estar".
Dinamizada pelo Município de Viseu e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu (CFAE de Viseu), é uma iniciativa com um programa dirigido à comunidade educativa viseense “contando com conferências e boas práticas para a promoção de bem-estar e sucesso educativo”.
Para além das entidades promotoras da ação, o X Fórum Viseu Educa conta, segundo a autarquia viseense, com a presença e acompanhamento científico das três instituições de ensino superior do concelho: Instituto Politécnico de Viseu, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, e Instituto Piaget de Viseu.
Durante os dois dias de Fórum Viseu Educa, “são inúmeros os nomes ligados à comunidade educativa, viseense e nacional, que marcam presença nas diversas conferências promovidas.
“A IA ao serviço da Aprendizagem”, “Era uma vez...crescer na escola e na justiça”, “A intervenção da comissão de proteção de crianças e jovens na comunidade” ou “A saúde mental como um fenómeno em construção na, e pela educação” são alguns dos temas a explorar nas conferências do X Fórum Viseu Educa, “onde haverá ainda espaço para diversos momentos de partilha de boas práticas pelos Agrupamentos de Escolas, Escolas Secundárias de Viseu e pela Equipa da Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar, da Câmara Municipal de Viseu”.
No seguimento da realização do X Fórum Viseu Educa, o Município de Viseu e o CFAE de Viseu promovem, nos dias 11 e 12 de julho, também na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o 2º Seminário do Pessoal Não Docente das Escolas.
A segunda edição do Seminário vai decorrer sob o tema “Ser Profissional de Educação hoje: Caminhos e Desafios para a ação do Pessoal Não Docente”, em que serão abordadas as temáticas “Educação e Cidadania para uma convivência social salutar e formadora: o bullying e comportamentos disruptivos”, “Comportamentos aditivos: o que ainda não tivemos oportunidades de aprender (adições, álcool, drogas e tabaco)” ou “Perturbações do espetro do autismo: como atuar em contexto escolar?”.