O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Tondela realizou nos primeiros oito meses do ano 38 atendimentos, sendo que 12 dizem respeito a novos utentes. Os dados revelam um aumento da procura deste serviço face aos últimos anos.
Em 2019, o GAE efetuou 11 atendimentos, em 2020 (ano da pandemia) quatro, em 2021 foram 28 e no ano passado 19. Em comparação com 2022 o número de atendimentos já duplicou quando faltam ainda três meses para o fecho do ano.
Segundo a autarquia de Tondela, o gabinete é procurado todos os meses do ano na maioria por pessoas, com idades compreendidas entre os 60 e os 70 anos, que estiveram emigradas em
países como a França e a Suíça. Os ex-emigrantes procuram o serviço sobretudo para terem ajuda nos pedidos de reforma pelo trabalho realizado no estrangeiro.
O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Tondela entrou em funcionamento em 2003. O serviço é gratuito.
Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante estão habilitados para tratar, entre outros, de assuntos de segurança social estrangeira, comunitária e extracomunitária. Podem acompanhar processos relacionados com pedidos de pensões de velhice, invalidez e sobrevivência, de prestações de acidentes de trabalho, abono de família e ou desemprego.
Os GAE ajudam igualmente na legalização de viaturas e isenção de imposto automóvel, por ocasião de transferência definitiva de residência para Portugal e no reconhecimento/equivalência de habilitações literárias adquiridas no estrangeiro. Prestam ainda informações sobre dupla-tributação e estatuto do residente não habitual em Portugal. Aconselham quem quer emigrar no âmbito da campanha “Trabalhar no Estrangeiro”, fornecem informação jurídica geral e no que diz respeito ao investimento, orientam para a criação de empresas na região, em articulação com os Gabinetes de Apoio ao Investidor/ Empreendedor dos Municípios.