Tondela: Fresenius Kabi inaugura a primeira Unidade de Compounding Industrial Portuguesa

A Fresenius Kabi Portugal inaugura, esta terça-feira (20 de setembro), a primeira Unidade de Compounding Industrial Portuguesa, dedicada à preparação de fórmulas magistrais para nutrição parentérica, em Santiago de Besteiros, no concelho de Tondela.
"Orgulhamo-nos de ter a primeira Unidade de Compounding industrial de Nutrição Parentérica em Portugal, qualificada e licenciada pelo INFARMED”, refere Glenn Luís, Diretor Geral da Fresenius Kabi Portugal.
Acrescenta ainda que a unidade “faz parte do projeto de investimento do grupo Fresenius Kabi no âmbito da estratégia para o desenvolvimento e expansão da empresa, contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e criando valor em Portugal, onde conta com mais de 800 colaboradores”.
A nova unidade produtiva, integrada no complexo industrial da Fresenius Kabi Portugal, em Santiago de Besteiros, tem como propósito dar uma resposta inédita ao mercado farmacêutico, privilegiando uma oferta de serviços com a preparação de fórmulas magistrais para nutrição parentérica destinadas a doentes pediátricos e adultos, em regime de internamento hospitalar e domiciliário. “Este projeto foi pensado e construído segundo os mais recentes e elevados padrões de qualidade europeus de Boas Práticas de Fabrico de Medicamentos e com recurso a tecnologia de última geração. Deste modo, os requisitos específicos e complexos associados ao processo de fabrico estão acautelados, como sejam a esterilidade, a isenção de partículas visíveis e outros potenciais contaminantes, a compatibilidade e estabilidade físico-química e a atribuição de um prazo de utilização" conclui Bianca Lucero, Diretora de Produção da Unidade de Compounding.
A Fresenius Kabi passa agora a dispor de um serviço consolidado e completo na área da nutrição clínica, reforçado pela preparação de fórmulas magistrais para nutrição parentérica e ainda por um programa de apoio domiciliário ao doente com nutrição parentérica e entérica Fresenius Kabi, personalizado, continuado e diferenciado. Destina-se a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e conforto do doente dependente de Nutrição Clínica, com a prestação de serviços com rigor e segurança.
O Diretor de Marketing e Vendas, João Carlos Serra, acrescenta que “esta é uma solução inovadora e flexível no mercado nacional, acessível 24 horas, 365 dias por ano. A partir de agora existe a oportunidade única das entidades hospitalares subcontratarem serviços de preparação de fórmulas magistrais para nutrição parentérica à Fresenius Kabi, com disponibilização quer na instituição hospitalar ou no domicílio do doente."

Publicado por: Irene Ferreira
2022-09-20 10:17:08

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: Instituto Piaget homenageia Almeida Santos, esta sexta-feira

O Instituto Piaget vai homenagear, a título póstumo, o jurista, político e autor, António de Almeida Santos. A cerimónia tem lugar, esta sexta-feira, dia 03 de maio, a partir das 14h00, no Campus Universitário de Viseu.
Entre as personalidades que vão intervir na homenagem, conta-se Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde, para uma alocução sobre o tema “António de Almeida Santos – ao serviço de Portugal”.
Também os presidentes das Câmaras Municipais de Viseu, Fernando Ruas, e de Seia, António Luciano Ribeiro, vão intervir, de acordo com o Instituto Piaget. Com uma extensa carreira como advogado, Almeida Santos foi ministro após o 25 de Abril em vários Governos Provisórios e em vários Governos Constitucionais, tendo desempenhado um papel relevante nas revisões constitucionais de 1982 e 1988/1989. Como dirigente partidário, foi nomeado, em outubro de 1995, para o cargo de presidente da Assembleia da República e nessa condição visitou o Instituto Piaget por mais do que uma vez. Foi presidente honorário do Partido Socialista de 2011 até à data da morte, a 18 de janeiro de 2016.
Alguns dos livros de Almeida Santos foram editados pelo Instituto Piaget, entre os quais “A Globalização: Um Processo em Desenvolvimento”, “Uma Visão Integrada do Sistema de Ensino” e “A Difícil Construção do Estado nos Novos Países Africanos”, entre outros. 

Local/Regional

Viseu: Casa da Ribeira acolhe exposição sobre reciclagem

No âmbito de um projeto desenvolvido pelas Equipas do Rendimento Social de Inserção de Viseu, nomeadamente a Cáritas Diocesana de Viseu, a Casa do Povo de Abraveses e o Centro Social e Paroquial de São José, em colaboração com o Município de Viseu, a Casa da Ribeira vai acolher a exposição “RSIclagem Criativa”. A inauguração acontece na tarde desta sexta-feira (03 de maio).
A exposição é constituída por trabalhos concebidos através de materiais reciclados, como CD´s, cartão, rolos de papel higiénico, tecidos, casca de ovo, tintas, rolhas de plástico, paus, garrafas, lã, entre outros, e pelas mãos de doze beneficiários da medida RSI (Rendimento Social de Inserção).
De acordo com a autarquia viseense, o projeto tem como objetivo sensibilizar para a importância da reciclagem, bem como consciencializar para a conservação ambiental e diminuição dos resíduos nos aterros sanitários. "Pretende ainda combater o sedentarismo, promover a autoestima e as relações interpessoais e de partilha dos envolvidos neste projeto", acrescenta.
A exposição fica patente até dia 17 de maio.

Desporto

Futebol: Carvalhais é Campeão Distrital da 1ª Divisão

O Carvalhais já garantiu a subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu (AFV), ao sagrar-se Campeão Distrital da 1ª Divisão, quando ainda faltam duas jornadas para o fim da temporada 2023/24.
A equipa do concelho de São Pedro do Sul, na última jornada venceu, em casa, o Santacombadense por 5-2.
A formação de Carvalhais conquistou, até agora, nesta Fase de Apuramento de Campeão 32 pontos em 12 jornadas, mais sete pontos que o segundo classificado que é o Carregal do Sal.

Desporto

Atleta viseense, Carlos Lopes, é homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal

O antigo atleta, Carlos Lopes, natural de Vildemoinhos (concelho de Viseu), vai ser homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal. O campeão olímpico da maratona em Los Angeles, em 1984, vai receber o prémio Mérito Desportivo – Alto Prestígio.
O galardão é entregue na 27ª Gala do Desporto, numa altura em que passam 40 anos da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, nos Estados Unidos.
A Gala do Desporto de Portugal, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, acontece esta sexta-feira, dia 03 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
O evento pretende ainda eleger os vencedores dos prémios Desportistas do Ano de 2023.

Local/Regional

Banda de Penalva do Castelo assinala 200 anos desde esta quarta-feira e durante um ano (com áudio)

Arrancaram, esta quarta-feira (01 de maio), as comemorações dos 200 anos da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
Os dois séculos de atividade são cumpridos em 2025, mas a coletividade quer estender a festa ao longo de um ano, como explica Anselmo Sales, o presidente da direção da banda.
Esta quarta-feira ficou marcada pela homenagem a antigos músicos e diretores da banda. Até ao final deste ano, já é conhecida a programação do aniversário. Estão previstos concertos, teatro, palestras, entre outras iniciativas, como realça Anselmo Sales.

Desporto

Ciclismo: equipa de Mortágua participa no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

A equipa de ciclismo de Mortágua, a Tavfer-Ovos Matinados, vai participar, a partir desta sexta-feira (03 de maio), no VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A prova que termina no domingo (05 de maio), na Covilhã, parte esta sexta-feira de Trancoso com mais de 130 corredores.
Com um pelotão onde figuram 19 equipas de seis países diferentes (Portugal, Espanha, Marrocos, Croácia, Roménia e Filipinas), serão percorridos mais de 520 km pelos municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), responsável pela organização da prova em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
Trancoso acolhe a partida que inaugura, esta sexta-feira, às 11h25, a 6.ª edição da prova. Pela frente vai estar uma viagem com 197,7 km até Mêda (16h05). A 2.ª Etapa, sábado, sai de Belmonte às 11h55, em direção ao Sabugal, com chegada à meta cerca das 15h31, após 151,7 km de percurso. Já domingo, a 3.ª Etapa tem partida em Manteigas (10h55), para um percurso com 171 km que tem a Covilhã como destino (14h58), cidade que vai coroar o vencedor de 2024.