O produto turístico Gastronomia e Vinhos, potenciado pelo recente Mapa dos Segredos Gastronómicos, é um dos eixos centrais da programação do espaço da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) , que decorre de 01 a 5 de março, na FIL, Feira Internacional de Lisboa.
À semelhança do que aconteceu na edição anterior, Viseu Dão Lafões vai dispor de um espaço próprio no Pavilhão 2, onde apresenta uma programação alicerçada na diversidade de produtos turísticos da região, composta pelos 14 municípios que integram a CIM.
O produto Gastronomia e Vinhos vai ocupar, segundo a CIM, um lugar de destaque na programação, sendo de salientar uma experiência de showcooking por parte de Diogo Rocha, único chef Estrela Michelin na região Centro de Portugal.
Diogo Rocha irá reinterpretar algumas das receitas antigas agora descobertas no levantamento que deu origem ao Mapa dos Segredos Gastronómicos. Estão também previstos momentos de degustação de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, da responsabilidade de escolas profissionais do território, assim como das confrarias gastronómicas, de enólogos e produtores da região.
O Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza é outro eixo essencial da estratégia de promoção.
Os eventos desportivos que vão acontecer este ano na região também vão estar em destaque, nomeadamente o Montemuro Vertical Run e o Caramulo Motor Festival, entre outros.
As estâncias termais da região também vão marcar presença.
A Cultura e Património é outro produto turístico que terá horário nobre na programação do espaço. Disponível, para os visitantes da BTL, estará o “Roteiro Patrimonial Viseu Dão Lafões”.
O stand de Viseu Dão Lafões, composto por dois pisos e com cerca de 250 mil metros quadrados, vai ter a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM.