Portugal registou, este ano, o menor número de incêndios rurais, desde 2013 (com áudio)








Portugal registou, este ano de 2023, o menor número de incêndios rurais, desde 2013. Foi também o terceiro ano com menor área ardida, sendo que a maioria dos incêndios teve uma área ardida inferior a um hectare. Os dados foram apresentados, em Mangualde, pelo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.
No que diz respeito aos incêndios de inverno, André Fernandes realçou o mês de fevereiro que contou com o maior número de ignições dos últimos dez anos.
De entre os concelhos com maior área ardida surge Nelas, com uma área superior a mil hectares. 
Com o final deste ano a aproximar-se, o ministro da Administração Interna, apela a que, em breve, comece a ser preparado o dispositivo de combate a incêndios para 2024. José Luís Carneiro espera um ano difícil. 

Publicado por: Irene Ferreira
2023-12-18 11:00:21

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Fim-de-semana, na região de Viseu, vai ser cinzento com tendência a melhorar a partir de domingo

A temperatura já começou a subir ligeiramente esta sexta-feira (03 de maio), na região de Viseu, e assim vai continuar durante o fim-de-semana.
Para este sábado, a previsão do Instituto Portguês do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu em geral muito nublado com períodos de chuva. O vento vai ser fraco a moderado, por vezes forte e com rajadas até 60 km/h, nas terras altas.
Para domingo, sobe a temperatura mínima. O céu vai manter-se muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. Poderá ainda haver a possibilidade de aguaceiros.

Local/Regional

'Viseu Cidade Ainda Mais Atrativa' é o tema da sessão promovida pela Proviseu, este sábado

No sábado, dia 04 de maio, pelas 14h30, no Clube de Viseu, localizado no Rossio, vai decorrer uma sessão pública organizada pela PROVISEU – Associação para a Promoção de Viseu e da Região subordinada ao tema “Viseu – cidade ainda mais atrativa”.
A sessão vai contar, de acordo com a organização, com a participação de Fernando Carvalho Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, José dos Santos Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Paulo Jorge Alves, presidente do Campus Universitário do Instituto Piaget, Gualter Mirandez, presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu e José Fernando Mateus, diretor da Associação Empresarial da Região de Viseu.
A Proviseu considera que Viseu é uma cidade com capacidades para atrair pessoas, mas também investimento e diferentes atividades inovadoras. "Devemos, por isso, prosseguir este caminho e aprofundá-lo. Cada visiense, cada organização local deve cumprir esta missão fundamental para tornarmos a nossa cidade ainda mais atrativa", adianta acrescentando que é importante "darmos o nosso contributo, discutirmos as ideias que nos conduzam em direção a este objetivo".

Local/Regional

Oliveira de Frades Rockfest é este sábado

Este sábado, dia 04 de maio, o Pavilhão de S. Vicente de Lafões vai receber a primeira edição do Oliveira de Frades Rockfest, promovido pela empresa Rocha Produções, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de S. Vicente de Lafões.
O festival conta com a participação de diversas bandas portuguesas desde o Rock ao Metal, nomeadamente Biolence, que está a comemorar os 25 anos, Zurrapa, Irae, Moonshade, Tvmvlo, Evillution, Pé Roto, Raven Horse. Aom palco vai também subir a banda de Oliveira de Frades, Voto Nulo. De acordo com a organização, o evento tem início às 16h00.

Local/Regional

Deputado do PS, João Azevedo, considera que só agora é possível ao Governo acabar com portagens

Este foi o momento certo para avançar a proposta da abolição das portagens nas antigas Scut, na opinião de João Azevedo, deputado do PS eleito por Viseu. Nos últimos anos, o Governo socialista apenas avançou com a redução do valor das taxas.
O parlamentar considera que as contas do país só agora permitem avançar com a medida. O deputado considera que o PSD está contra o desenvolvimento da região do Interior ao votar contra a extinção das portagens. João Azevedo realça que a região merece esta medida de descriminação positiva.

Educação

IPV divulgou a investigação e inovação desenvolvidas nas Unidades Orgânicas

O Edifício Multiusos do Instituto Politécnico de Viseu, acolheu oa 2ª edição do VRI’24 – 2nd PViseu Study, Research & Innovation Summit. O evento procurou divulgar a Investigação e Inovação desenvolvidas nas Unidades Orgânicas do IPV, no âmbito dos mestrados. De acordo com a instituição de Ensino Superior, a exposição contou com 87 posters científicos, "estando presentes propostas de investigação-ação, nas mais diversas áreas do conhecimento, desde as engenharias à educação, passando pelas gestão, tecnologias, saúde e ciências agrárias, entre outras".
Para além dos trabalhos, as Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPV participaram, divulgando os projetos de investigação, ações de inovação e transferência de conhecimento.
"Além da exposição científica, o evento permitiu ainda a participação de empresas e organizações da região, com a exposição dos seus produtos e serviços. Por fim, foi ainda possível a criação de vários espaços de debate acerca dos desafios futuros para o ensino superior e para a inovação e competitividade das organizações presentes nos territórios do interior, com a participação de entidades públicas e privadas", acrescenta o IPV.

Local/Regional

Mangualde: Dá Gás reúne dezenas de jipes na 'Ronda Terras de Azurara', este sábado (com áudio)

O concelho de Mangualde recebe, este sábado (04 de maio), mais uma “Ronda Terras de Azurara”, envolvendo jipes todo o terreno.
Uma iniciativa do Dá Gás de Mangualde, que pretende dar a conhecer os locais mais desconhecidos do concelho, como contou à Dão Digital Joaquim Almeida, o presidente da associação.
 Este ano, a organização estipulou, como limite, a participação de 40 jipes todo o terreno.
De acordo com o responsável, depois de os jipes percorrerem o concelho, às 17h00 juntam-se no monte da Nossa Senhora do Castelo para uma prova de obstáculos. Iniciativa aberta ao público.