Em Penalva do Castelo está a ser criada uma plataforma online de promoção da maçã Bravo de Esmolfe. Um projeto do Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT). Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, o projeto nasce da "necessidade de afirmar uma marca territorial forte que permita relançar o produto, bem como os atores que gravitam ao seu redor".
"Esta maçã é uma verdadeira “vitamina” e um fruto cada vez mais procurado, nomeadamente pelos segmentos de saúde e bem-estar. As suas propriedades benéficas são únicas e estão demonstradas em estudos científicos de diferentes áreas da medicina", explica.
O objetivo passa por criar uma autêntica plataforma de cooperação que alavanque a economia local e regional através da promoção dos produtores, comerciantes e restantes elementos da cadeia de valor da maçã Bravo de Esmolfe.
"Este projeto pretende não só ajudar a promover o produto, mas também alavancar a atividade turística por via da valorização do território, da sua cultura e das suas gentes", acrescenta. A
nova marca e respetiva plataforma online já estão em desenvolvimento e devem ser apresentadas em 2022.