PCP lamenta estado da Saúde na região de Viseu e no país

Perante as decisões do Governo no que diz respeito às questões da Saúde, a Organização Regional de Viseu do PCP já tomou uma posição.
O Partido Comunista considera que as políticas de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, levadas a cabo pelos sucessivos governos PS, PSD e CDS nas últimas décadas, deixaram as populações desprotegidas e à mercê de uma calamidade que se adivinha.
“Foram opções políticas nas últimas décadas, a aglomeração em Centros Hospitalares, com encerramento de múltiplos serviços, abrindo espaço para que floresça o negócio privado da doença. Prepara-se agora uma nova aglomeração com a criação de Unidades Locais de Saúde, integrando os Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde) nos Centros Hospitalares, subjugando a organização dos Centros de Saúde a uma maior centralização, com a sua sistemática desvalorização”, explica em comunicado.
O PCP sublinha que são opções políticas de direita dos sucessivos governos que, mantendo ou aumentando a dotação orçamental do SNS, este não representou melhorias no seu funcionamento uma vez que a maior fatia do orçamento público da saúde é entregue aos privados também através das inúmeras parcerias público-privadas que aumentam anualmente.
“Veio agora a público as várias insuficiências do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, onde já em junho os profissionais de saúde tinham alertado que não existiam condições para assegurar em segurança clínica o internamento, urgência e sala de partos, o que colocava a urgência pediátrica à beira da ruptura. Agora activa o Plano de Contigência que implica o encerramento da urgência de Cirurgia Geral e Ortopedia durante o período nocturno em todo o mês de Novembro, e o encerramento da chamada via verde coronária durante 12 dias”, refere.
O PCP manifesta assim preocupação “com as dificuldades em assegurar os serviços necessários na prestação de cuidados de saúde no nosso distrito, apelando aos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, bem como aos utentes, que se juntem à luta pela defesa do SNS de qualidade, universal e gratuito”.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-11-03 17:11:02

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mercado Artesanatus e Feira de Velharias regressam, este domingo, a Tondela

Este domingo (05 de maio), decorre em Tondela mais um mercado Artesanatus e uma nova edição da Feira de Velharias e Colecionismo. A Feira de Velharias e Colecionismo é a iniciativa que arranca mais cedo, pelas 09h30, na Rua Dr. Teófilo da Cruz, onde é possível comprar ou apreciar artigos diversificados, como louças, pratas, vidro, arte sacra, entre outras peças.
Também pelas 10h00, tem início na entrada do Parque de Tondela, o Artesanatus, um mercado em que os apreciadores de artesanato podem encontrar produtos artesanais, como rendas, tecidos, peças em madeira e pedra, arraiolos, entre muitos outros objetos.

Local/Regional

Fim-de-semana, na região de Viseu, vai ser cinzento com tendência a melhorar a partir de domingo

A temperatura já começou a subir ligeiramente esta sexta-feira (03 de maio), na região de Viseu, e assim vai continuar durante o fim-de-semana.
Para este sábado, a previsão do Instituto Portguês do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu em geral muito nublado com períodos de chuva. O vento vai ser fraco a moderado, por vezes forte e com rajadas até 60 km/h, nas terras altas.
Para domingo, sobe a temperatura mínima. O céu vai manter-se muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. Poderá ainda haver a possibilidade de aguaceiros.

Local/Regional

Viseu acolhe encontro de autocaravanas, este domingo

Este domingo (05 de maio), a cidade de Viseu acolhe o encontro de 30 caravanas vindas de vários pontos do país, para celebração do 4º aniversário do Grupo “Roteiro de Onde o Autocaravanista é Bem-vindo”.
O fim de semana é composto por várias visitas a museus e parques da cidade, culminando num almoço no domingo.

Local/Regional

'Viseu Cidade Ainda Mais Atrativa' é o tema da sessão promovida pela Proviseu, este sábado

No sábado, dia 04 de maio, pelas 14h30, no Clube de Viseu, localizado no Rossio, vai decorrer uma sessão pública organizada pela PROVISEU – Associação para a Promoção de Viseu e da Região subordinada ao tema “Viseu – cidade ainda mais atrativa”.
A sessão vai contar, de acordo com a organização, com a participação de Fernando Carvalho Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, José dos Santos Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Paulo Jorge Alves, presidente do Campus Universitário do Instituto Piaget, Gualter Mirandez, presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu e José Fernando Mateus, diretor da Associação Empresarial da Região de Viseu.
A Proviseu considera que Viseu é uma cidade com capacidades para atrair pessoas, mas também investimento e diferentes atividades inovadoras. "Devemos, por isso, prosseguir este caminho e aprofundá-lo. Cada visiense, cada organização local deve cumprir esta missão fundamental para tornarmos a nossa cidade ainda mais atrativa", adianta acrescentando que é importante "darmos o nosso contributo, discutirmos as ideias que nos conduzam em direção a este objetivo".

Local/Regional

Oliveira de Frades Rockfest é este sábado

Este sábado, dia 04 de maio, o Pavilhão de S. Vicente de Lafões vai receber a primeira edição do Oliveira de Frades Rockfest, promovido pela empresa Rocha Produções, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de S. Vicente de Lafões.
O festival conta com a participação de diversas bandas portuguesas desde o Rock ao Metal, nomeadamente Biolence, que está a comemorar os 25 anos, Zurrapa, Irae, Moonshade, Tvmvlo, Evillution, Pé Roto, Raven Horse. Aom palco vai também subir a banda de Oliveira de Frades, Voto Nulo. De acordo com a organização, o evento tem início às 16h00.

Local/Regional

Deputado do PS, João Azevedo, considera que só agora é possível ao Governo acabar com portagens

Este foi o momento certo para avançar a proposta da abolição das portagens nas antigas Scut, na opinião de João Azevedo, deputado do PS eleito por Viseu. Nos últimos anos, o Governo socialista apenas avançou com a redução do valor das taxas.
O parlamentar considera que as contas do país só agora permitem avançar com a medida. O deputado considera que o PSD está contra o desenvolvimento da região do Interior ao votar contra a extinção das portagens. João Azevedo realça que a região merece esta medida de descriminação positiva.