Mário Patrão, piloto de Seia, vencedor da classificação destinada aos pilotos +45 no Dakar 2023, está em Alula, na Arábia Saudita, onde esta quinta-feira (04 de janeiro) tiveram lugar as habituais verificações administrativas e técnicas que antecedem o início da prova rainha do TT Mundial, que arranca esta sexta-feira (05 de janeiro), com a disputa de um prólogo de 28km.
Na décima primeira participação no Dakar, Mário Patrão, piloto que em 2023 conquistou também um lugar no pódio da Original by Motul, a emblemática categoria “Malle Moto”, participa este ano aos comandos de uma Honda CRF450 RS2 Rally.
“Iniciei há 10 anos a minha aventura no Rally Dakar. Este ano já depois da minha inscrição na categoria Malle-Moto foi-me lançado o desafio de participar no Dakar 2024 com uma moto absolutamente nova e criada para o efeito pela Honda. Participar com uma moto nova, sem testes prévios, confesso que me fez voltar a ter o ‘frio na barriga’, como se fosse a minha primeira participação. Mas como sempre gostei de desafios e de me superar, aceitei esta proposta. Sinto-me honrado pelo convite. Espero estar à altura. Agradeço aos meus patrocinadores e à Honda pela oportunidade…. Estamos juntos e prontos para iniciar o Dakar 2024” refere Mário Patrão.
Depois de longos anos em África e posteriormente na América do Sul, o Rally Dakar 2024 terá a sua quinta edição consecutiva a ser disputada na Arábia Saudita. A prova que arranca esta sexta-feira termina em Yanbu, no dia 19 de janeiro. São 14 dias de corrida repartidos por 12 etapas e um prólogo. Terá um dia de paragem, a 13 de janeiro, na capital Riyadh. O percurso será composto por 60% de percursos totalmente novos, num total de 7.881 quilómetros, dos quais 4.727 serão cronometrados. Nesta edição de 2024 vai ser ainda introduzindo um conceito totalmente novo: uma etapa crono de 48 horas realizada em dois dias em que os competidores, espalhados entre oito acampamentos, serão deixados à sua própria sorte.