Mensagem do Bispo de Viseu: 'Que o 25 de Abril nos lembre sempre da importância dos valores humanos'

Este ano, em que se comemoram os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, manifesto a minha gratidão a todos aqueles que contribuíram para o fim pacífico da ditadura, inaugurando um tempo marcado pela esperança de uma vida melhor e de uma sociedade mais plural e justa.
O 25 de Abril abriu as portas a um regime democrático, onde a liberdade e a responsabilidade, perante os outros e as instituições, tiveram um papel importante na mudança e transformação da sociedade portuguesa. Que esta data sirva para valorizarmos e preservarmos os valores humanos, da liberdade, da igualdade e da democracia, numa sociedade plural.
Contudo, ainda temos um longo caminho a percorrer, num mundo marcado por grandes desigualdades sociais e económicas, onde a guerra continua a afetar tantas nações. Peço a todos os cidadãos que nos empenhemos nos valores próprios da humanidade para que sejamos um povo feliz e uma nação desenvolvida, justa e próspera. Devemos, por isso, estar atentos e vigilantes no compromisso de um bem maior de todos, no respeito pelas diferenças e minorias.
Formulo votos para que os valores da Revolução dos Cravos ajudem os cidadãos na renovação, modernização, inovação e desenvolvimento de Portugal, procurando zelar pelos direitos e deveres de todos, defendo a liberdade, a igualdade e a democracia.
Participemos todos na construção de uma sociedade civil através da abertura a um pluralismo político sadio, eleições livres e liberdade do uso dos meios de comunicação social.
Faço um apelo aos católicos, politicamente comprometidos, no Governo, nas autarquias, organismos e instituições de solidariedade social, para que contribuam para erradicar a pobreza, o desemprego, as injustiças, a corrupção e as desigualdades sociais, que criam tantas vulnerabilidades na vida das pessoas. Sejamos construtores de uma sociedade plural, desenvolvida, próspera, justa, solidária e fraterna para todos.

Pelo Bispo de Viseu D. Luciano Costa

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-24 10:28:10

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Tondela: já arrancaram as obras de instalação da Loja do Cidadão

As obras de requalificação do espaço que vai albergar a Loja do Cidadão de Tondela já tiveram início. A nova valência vai ser instalada no edifício onde funcionavam as Finanças.
O projeto foi adjudicado por mais de 620 mil euros, sendo financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). A dona da obra é a Câmara Municipal.
De acordo com a autarquia, a empreitada, que se estima decorra durante sete meses, prevê uma profunda remodelação das instalações, no sentido de reorganizar, concentrar e racionalizar vários serviços públicos num único local, reforçando as valências de atendimento ao cidadão.
A Loja do Cidadão de Tondela, além dos serviços da Autoridade Tributária (AT), acolherá a Segurança Social e o Espaço do Cidadão, que funciona atualmente no edifício dos paços do concelho.
“Esta é uma obra fundamental para a cidade e para o concelho e que ajudará a promover a coesão económica e social do território. Com esta intervenção vamos não só capacitar e modernizar a nossa administração pública, como simplificar e melhorar o atendimento aos cidadãos e às empresas, simplificando claramente a interação entre as partes e reduzindo o tempo e os encargos dos serviços”, refere Carla Antunes Borges, presidente da Câmara Municipal.
A autarca acredita que a instalação da Loja do Cidadão na Rua Dr. Teófilo da Cruz irá também ajudar a dinamizar a zona central da cidade de Tondela, sendo que esta artéria já reúne todas as condições de acolhimento para os cidadãos, no que diz respeito a estacionamento, entre outras infraestruturas.

 

 

Desporto

Taekwondo: clube de Penalva do Castelo subiu ao pódio por seis vezes, em Sintra, este fim-de-semana

Atletas do Taekwondo Clube do Dão, de Penalva do Castelo, somaram seis medalhas no Open Internacional de Taekwondo de Sintra, que aconteceu este fim-de-semana. No total foram conquistadas pelos penalvenses, que se fizeram representar por 12 atletas, seis medalhas de ouro e duas de prata. Ao lugar mais alto do pódio subiram Lara Pessoa, Maria Marques, Jorge Laires e Rejane Lima. A “prata” foi conquistada por Henrique Lopes e João Tiago.
Da comitiva penalvense destaque ainda para Guylhermy Rabelo (5° lugar), João Müller (5° lugar), Alice Rochinha (5° lugar), Mário Albuquerque (9° lugar), Pedro Rochinha (9° lugar) e também Miguel Teixeira (9° lugar).
Entre os 12 atletas do Taekwondo Clube do Dão estavam algumas estreias, de acordo com a coletividade. “Os nossos atletas deram o seu melhor em cada combate, sendo que alguns se estrearam neste nível competitivo, mostrando uma incrível determinação e coragem no tatami”, refere acrescentando que se tratou de uma competição “repleta de desafios e aprendizagens, onde enfrentámos adversários de todo o mundo e demonstrámos o verdadeiro espírito de luta e superação”.
Em rescaldo da participação no Open Internacional de Taekwondo de Sintra, o clube sublinha ainda que apesar dos obstáculos encontrados ao longo do caminho, “saímos desta experiência ainda mais fortes e unidos como equipa”. “Cada vitória foi celebrada com entusiasmo e cada derrota foi encarada como uma oportunidade de crescimento e evolução”, conclui.

Local/Regional

Exército: 5ª Força Nacional Destacada para a Roménia recebe estandarte em Vouzela

Na sequência da eclosão do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação e reformulação dos planos de defesa da Aliança Atlântica foi decidido pelas entidades nacionais, numa primeira fase, projetar para a Roménia uma Força Nacional Destacada (FND), de escalão Companhia, para integrar as forças da NATO na região.
De acordo com o Regimento de Intantaria (RI) 14, a participação de Portugal no esforço internacional da NATO naquele país do leste da Europa traduz-se atualmente num Contingente Nacional (CN) no qual se integra a próxima Força a projetar, designada por 5ª Força Nacional Destacada – Companhia de Atiradores Mecanizada – Roménia (5.a FND CAtMec/ROU).
O aprontamento da 5ª FND CAtMec/ROU iniciou em novembro do ano passado, no Regimento de Infantaria 14, em Viseu, estando prevista a projeção para a Roménia durante este mês de maio. “Foram seis meses de um aprontamento rigoroso, com diversas fases, e em que a exigência foi permanente, aproximando na máxima extensão as condições de treino às exigentes características do teatro de operações”, explica o Exército.
A Força recebe, na tarde desta segunda-feira (06 de maio), o Estandarte Nacional que a vai acompanhar a Missão, durante um período de seis meses.
A cerimónia acontece junto aos Paços do Concelho de Vouzela, pelas 14h30 horas, sendo presidida pelo General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca.

Desporto

Ténis de Mesa: equipa de Carregal do Sal sagrou-se Campeã Distrital de Equipas

A equipa de Ténis de Mesa do Centro Cultural de Currelos, do concelho de Carregal do Sal, conquistou o título de campeã distrital de equipas 2023/2024. Em segundo lugar do pódio ficou a equipa AV Lamego – Ténis de Mesa e em terceiro lugar a equipa ADC Lapense – Nelas.
De acordo com a Associação de Ténis de Mesa do distrito de Viseu, os três clubes filiados vão representar a Associação de Viseu com o objetivo da subida aos Campeonatos Nacionais de equipas, agendados para o fim de semana de 15 e 16 de junho.

Desporto

Futebol: sportinguistas sairam à rua para festejar mais um título de campeão nacional

O Sporting é o novo campeão nacional de futebol da temporada 2023/24. O clube verde e branco conquistou o título este domingo (05 de maio). A conquista a duas jornadas do fim da época dependia do resultado do jogo entre o Benfica e o Famalicão. No sábado, os “leões” tinham vencido ao Portimonense por 3-0. O Benfica perdeu 2-0 no terreno do Famalicão.
Em contagem decrescente para o final da temporada, o Sporting soma 84 pontos, enquanto que o Benfica, em 2º lugar, conta com 76. A equipa de Alvalade conquistou o 20º campeonato, três anos depois do último (2020/21). Os festejos leoninos fizeram-se por todo o país. A noite deste domingo foi verde e branca com muita festa. 

Local/Regional

Mercado Artesanatus e Feira de Velharias regressam, este domingo, a Tondela

Este domingo (05 de maio), decorre em Tondela mais um mercado Artesanatus e uma nova edição da Feira de Velharias e Colecionismo. A Feira de Velharias e Colecionismo é a iniciativa que arranca mais cedo, pelas 09h30, na Rua Dr. Teófilo da Cruz, onde é possível comprar ou apreciar artigos diversificados, como louças, pratas, vidro, arte sacra, entre outras peças.
Também pelas 10h00, tem início na entrada do Parque de Tondela, o Artesanatus, um mercado em que os apreciadores de artesanato podem encontrar produtos artesanais, como rendas, tecidos, peças em madeira e pedra, arraiolos, entre muitos outros objetos.