Legislativas: candidatos socialistas, por Viseu, reforçam contactos com diversas entidades

Os candidatos a deputados da Assembleia da República (AR), pelo círculo eleitoral de Viseu, têm reunido com diversas entidades do distrito viseense. O objetivo passa por conhecerem os serviços e ouvirem as respectivas pretensões e necessidades.
O grupo de candidatos já esteve em contacto com a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto. Rodrigo Cavaleiro, o presidente, apresentou as dinâmicas e objetivos que a entidade tem trabalhado desde da criação em Viseu.
Os socialistas passaram também pela sede da Associação de Futebol de Viseu (AFV) e visitaram as instalações da Academia da AFV localizada em Mundão.
Esta semana, os candidatos reuniram ainda com a Direção Regional do Centro do Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta e foram recebidos na CIM Viseu Dão Lafões pelo presidente, Fernando Ruas, e o Secretário Executivo, Nuno Martinho. Os desafios do futuro para a região de Viseu foram abordados, tal como a mobilidade.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-02-16 14:53:55

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Oliveira de Frades Rockfest é este sábado

Este sábado, dia 04 de maio, o Pavilhão de S. Vicente de Lafões vai receber a primeira edição do Oliveira de Frades Rockfest, promovido pela empresa Rocha Produções, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de S. Vicente de Lafões.
O festival conta com a participação de diversas bandas portuguesas desde o Rock ao Metal, nomeadamente Biolence, que está a comemorar os 25 anos, Zurrapa, Irae, Moonshade, Tvmvlo, Evillution, Pé Roto, Raven Horse. Aom palco vai também subir a banda de Oliveira de Frades, Voto Nulo. De acordo com a organização, o evento tem início às 16h00.

Local/Regional

Deputado do PS, João Azevedo, considera que só agora é possível ao Governo acabar com portagens

Este foi o momento certo para avançar a proposta da abolição das portagens nas antigas Scut, na opinião de João Azevedo, deputado do PS eleito por Viseu. Nos últimos anos, o Governo socialista apenas avançou com a redução do valor das taxas.
O parlamentar considera que as contas do país só agora permitem avançar com a medida. O deputado considera que o PSD está contra o desenvolvimento da região do Interior ao votar contra a extinção das portagens. João Azevedo realça que a região merece esta medida de descriminação positiva.

Educação

IPV divulgou a investigação e inovação desenvolvidas nas Unidades Orgânicas

O Edifício Multiusos do Instituto Politécnico de Viseu, acolheu oa 2ª edição do VRI’24 – 2nd PViseu Study, Research & Innovation Summit. O evento procurou divulgar a Investigação e Inovação desenvolvidas nas Unidades Orgânicas do IPV, no âmbito dos mestrados. De acordo com a instituição de Ensino Superior, a exposição contou com 87 posters científicos, "estando presentes propostas de investigação-ação, nas mais diversas áreas do conhecimento, desde as engenharias à educação, passando pelas gestão, tecnologias, saúde e ciências agrárias, entre outras".
Para além dos trabalhos, as Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPV participaram, divulgando os projetos de investigação, ações de inovação e transferência de conhecimento.
"Além da exposição científica, o evento permitiu ainda a participação de empresas e organizações da região, com a exposição dos seus produtos e serviços. Por fim, foi ainda possível a criação de vários espaços de debate acerca dos desafios futuros para o ensino superior e para a inovação e competitividade das organizações presentes nos territórios do interior, com a participação de entidades públicas e privadas", acrescenta o IPV.

Local/Regional

Mangualde: Dá Gás reúne dezenas de jipes na 'Ronda Terras de Azurara', este sábado (com áudio)

O concelho de Mangualde recebe, este sábado (04 de maio), mais uma “Ronda Terras de Azurara”, envolvendo jipes todo o terreno.
Uma iniciativa do Dá Gás de Mangualde, que pretende dar a conhecer os locais mais desconhecidos do concelho, como contou à Dão Digital Joaquim Almeida, o presidente da associação.
 Este ano, a organização estipulou, como limite, a participação de 40 jipes todo o terreno.
De acordo com o responsável, depois de os jipes percorrerem o concelho, às 17h00 juntam-se no monte da Nossa Senhora do Castelo para uma prova de obstáculos. Iniciativa aberta ao público.

Arte e Cultura

Santa Comba Dão: arranca esta sexta-feira mais uma programação da Casa da Cultura

Esta sexta-feira, 03 de maio, marca o início do 2º quadrimestre da programação da Casa da Cultura de Santa Comba Dão 2024-2027. Uma agenda que começa com um concerto, em estreia, de Ariana Neves, uma jovem artista que começou os estudos musicais no Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD). Com cartas dadas no teatro e na música, Ariana - também conhecida pela sua participação no The Voice Portugal 2023 - leva a palco o espetáculo "A Menina que sonhava ser Artista". Uma narrativa musical que vai contar com a participação do ensemble de guitarras do CMAD, dirigido por João Ramos.
Já em junho, no dia 01 - dia da Criança - o Largo do Rossio vai encher-se de animação com o Circo Musicado. Ainda em junho, no dia 08, a Orquestra Filarmonia das Beiras junta-se, em concerto, aos Coros do CMAD e Magnus D'Om (Filarmónica de Santa Comba Dão). 
Em julho, o palco é d'Os Vilões. Agendado para os dias 12, 13, e 14 de julho, com várias sessões programadas. O evento conta com o envolvimento de 50 jovens atores e 20 músicos até aos 18 anos, coordenados por especialistas em diversas áreas artísticas. 
'Pedro e o Lobo' tem estreia marcada para a noite de 27 de julho. A narrativa infantil vai ser transportada para palco pela Camerata do Dão e por um narrador. Uma peça que apresenta os instrumentos de uma orquestra, atribuindo a cada personagem um instrumento específico. 
 

Local/Regional

'Antes tarde do que nunca', diz Comissão de Utentes perante aprovação da abolição de portagens

“Antes tarde do que nunca” é assim que a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A24 e A25 reage perante a aprovação, na generalidade, na Assembleia da República, do projeto de lei do Partido Socialista (PS) para eliminar as portagens nas antigas SCUT.
O porta-voz, Francisco Almeida, relembra que a luta pela abolição das taxas existia há cerca de duas décadas. 
Francisco Almeida reforça que, na região, não existem alternativas à A24 e à A25.
A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A24 e A25, que abrangem o distrito de Viseu, ainda a A23, A4, A13 e A13-1, A22 e A28.  O projeto de lei do PS foi aptovado com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN. PSD e CDS-PP votaram contra e a Iniciativa Liberal absteve-se.