Lamego: albergue para peregrinos de Santiago inaugurado em Magueija

A antiga Escola Primária de Magueijinha, no concelho de Lamego é o primeiro albergue, constituído oficialmente no concelho, de apoio aos peregrinos do Caminho Português Interior de Santiago. O novo alojamento tem capacidade para 12 pessoas e já está aberto ao público.
A infraestrutura é gerido pela junta de freguesia local.
“Os Caminhos de Santiago dinamizam os territórios que atravessam e contribuem para a diversificação da oferta turística local ao longo do ano. Possuímos muitas riquezas que têm de continuar a ser exploradas, como a hospitalidade e a bondade das nossas gentes. Magueija tem uma dinâmica muito própria ligadas às tradições e uma paisagem idílica que deslumbra quem passa por estas terras. É vontade da autarquia promover a abertura de novos albergues noutros pontos do concelho”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes.
Localizado junto à EN2, o novo albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago possui um dormitório, uma cozinha, uma zona reservada a sala de convívio e sanitários completos. Tem ainda um logradouro muito aprazível para descanso dos peregrinos. A criação do novo equipamento enquadra-se na candidatura "Valorização do Caminho Português Interior de Santiago", apresentada pelos oito municípios que compõem este Caminho ao Turismo de Portugal.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-17 13:46:27

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Bombeiros de Mangualde dão formação em empresas do concelho (com áudio)

Com o objetivo de capacitar a comunidade, os Bombeiros Voluntários de Mangualde estão a desenvolver ações de formação e workshops em diversas empresas do concelho. De acordo com o Comandante da corporação, Márcio Teles, a iniciativa abrange as áreas de primeiros socorros, combate a incêndios em edifícios, e processos de evacuação. 
No total, já mais de 150 colaboradores das empresas aderentes fizeram formação. De acordo com o responsável, é uma mais valia no contributo para a prestação do socorro.
Márcio Teles dá o exemplo de situações de paragens cardio respiratórias, que este ano, já ultrapassaram as 20 no concelho de Mangualde. Nestes casos, ter conhecimentos de Suporte Básico de Viseu pode ajudar a salvar vidas. 

Local/Regional

Panteão Nacional tem patente exposição sobre Aquilino Ribeiro, escritor natural de Sernancelhe

No mês em que se assinalaram os 60 anos da Morte do Escritor Aquilino Ribeiro, o Panteão Nacional, em Lisboa, recebe uma exposição de homenagem aquele que é considerado o Mestre das Letras Portuguesas do séc.XX. Intitulada “Aquilino e as Suas Paisagens Literárias – Uma Viagem pelos Concelhos de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva”, a exposição, composta por 19 painéis, está patente ao público no Coro Alto do Panteão até final de maio. A mostra destaca as paisagens, o património, a cultura e as vivências das localidades onde o escritor nasceu (Sernancelhe), onde foi batizado (Vila Nova de Paiva), e onde viveu (Moimenta da Beira e Paredes de Coura).
A exposição enquadra-se no Programa das Comemorações dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro, concretizado desde maio de 2023 pelas câmaras municipais de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Paredes de Coura, conjuntamente com o neto do escritor, Aquilino Machado, a Fundação Aquilino Ribeiro e Bertrand Editora. Comemorações que terminam no dia 25 de maio com uma cerimónia de homenagem aos prefaciadores das reedições das obras de Aquilino Ribeiro, a apresentação da reedição da obra “Geografia Sentimental” e ainda um Concerto pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Sernancelhe.

Arte e Cultura

Viseu: Teatro Viriato apresenta programação variada durante o mês de maio

O mês de maio, no Teatro Viriato, em Viseu, vai contar com performances sobre o papel e o futuro da mulher na sociedade, peças de teatro que abordam o corpo, oficinas de música, novo circo e espetáculos de teatro para famílias, concertos de bateria, seminários sobre cinema vanguardista e espetáculos de teatro.  
A começar por sexta-feira, dia 03 de maio, às 21h00, o Teatro Viriato recebe o concerto “Sangue Suor”, um projeto a seis mãos e três baterias composto pelos músicos Rui Rodrigues, Susie Filipe e Ricardo Martins. 
A companhia Amarelo Silvestre estreia, nos dias 10 e 11 de maio, o espetáculo “Corpo Título”.  Com direção artística de Rafaela Santos, este é um espetáculo que conta com a participação da Dançando com a Diferença, numa coprodução com o Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente e Cineteatro Louletano. Um espetáculo sobre o Corpo. Para os mais novos, bebés, crianças e famílias, dia 11 de maio traz novamente ao Teatro Viriato a oficina de música “Tatabitato”, de Ana Bento e Bruno Pinto. 
Também no campo da programação para famílias, Cláudia Gaiolas regressa a Viseu, nos dias 17 e 18, para mais um espetáculo do ciclo Antiprincesas. Desta vez, dão a conhecer Antónia Rodrigues, uma mulher à frente do seu tempo, que deixou a sua vila ao pé do Rio Vouga em busca de uma vida de aventuras, nomeadamente a bordo das caravelas portuguesas. 
Nos dias 23, 24 e 25, o Teatro Viriato acolhe a estreia europeia de “BU!”, uma performance da artista brasileira Vanessa Martins. A artista materializa ironicamente, numa só boneca, os desejos do patriarcado e do mundo capitalista.  
Ainda este mês, o Teatro Viriato promove mais uma sessão da oficina Casa Aberta/Open House, com a companhia Oliveira & Bachtler, no dia 25. Quase no final do mês a companhia Mala Voadora apresenta a peça “Old Cock”, nos dias 28 e 29 de maio. A peça será apresentada no dia 29 para público geral e no dia 28 para turmas do ensino secundário e ensino superior.  
O mês termina com o seminário “Cinema de Vanguarda/Nos anos 1930 a 1970 norte-americanos”, que acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, com o historiador de cinema Richard Peña. É organizado pelo Teatro Viriato em parceria com o Cine Clube de Viseu.

Local/Regional

Alunos de Mangualde construiram laço humano contra os maus tratos às crianças e jovens

No âmbito do “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mangualde, em colaboração com a autarquia, promoveu diversas iniciativas, durante o mês de abril, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.
Pela cidade foram colocados diversos laços azuis, realizados por instituições e escolas do concelho mangualdense.
Para fechar o mês dedicado à temática, centenas de alunos do Agrupamento de Escolas juntaram-se na Escola Secundária Felismina Alcântara e construíram, esta terça-feira (30 de abril), um “gigante” laço humano.
A iniciativa estava prevista para o Largo Dr. Couto, mas a previsão de chuva levou a organização a cancelar a ação.  

 

Local/Regional

Moimenta da Beira recebe, esta quarta-feira, um concerto de Carlos Peninha

O Mercado Municipal de Moimenta da Beira vai receber esta quarta-feira (16h00), 01 de maio, Dia do Trabalhador, Carlos Peninha e o concerto “Tocar o Chão”. A entrada é gratuita.
A acompanhar o músico viseense vão estar Sara Figueiredo (voz), Luísa Vieira (flauta e voz), André Cardoso (guitarra nylon), Daniel Tapadinhas (trompete), Miguel Cardoso (baixo elétrico e voz) e Flávio Martins (percussão).
“Tocar o Chão”, cuja autoria da música e arranjos e algumas interpretações vocais são de Carlos Peninha, conta com poemas de Amílcar Cabral, Eugénio de Andrade, João Luís Oliva, João Pedro Grabato Dias, Jorge de Sena, Luís Pastor, Miguel Torga, Ruy Belo, Teodomiro Leite de Vasconcelos.

Desporto

Tondela acolhe, no sábado, Encontro Inter concelhio Andebol4kids

Mais de uma centena de atletas vão participar no Encontro Inter-concelhio do projeto Andebol4kids, que terá lugar no próximo sábado (4 de maio) no Campo da Corte, em Campo de Besteiros, no concelho de Tondela.
A iniciativa vai juntar alunos do 3º e 4º anos de escolaridade dos municípios de Carregal do Sal, Mortágua, Nelas e Tondela. Cada concelho será representado por quatro equipas, duas masculinas e outras duas feminina, num total de 112 atletas.
O evento desportivo terá início pelas 09h00, com a receção dos participantes, seguindo-se 45 minutos depois o arranque dos jogos. A entrega dos prémios está prevista para as 17h00.
“É com uma enorme satisfação que o concelho recebe mais uma edição do encontro Inter-concelhio Andebol 4Kids para uma autêntica festa dedicada ao andebol que decorrerá na Vila de Campo de Besteiros”, afirma o vice- presidente da Câmara e vereador com o pelouro da Educação no executivo municipal, acrescentando que o concelho “tem provas dadas nesta modalidade”.
No próximo ano, o concelho será palco do Encontro Distrital do projeto, que juntará atletas de toda a região.
O Andebol 4Kids é um projeto da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol de Viseu.
Para além de Tondela, os encontros inter concelhios decorrem também, dia 4 de Maio em Viseu com as participações de Mangualde, Penalva do Castelo e Viseu. Dia 8 de Maio, em Tondela, com  Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Vouzela. Dia 11 de maio, em Resende, com Castro Daire, Cinfães e Resende. Ainda no dia 11 de maio, em Sernancelhe, co, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira e Sernancelhe. No dia 18 de maio, Armamar, Lamego, Tarouca e Tabuaço encontram-se em Tabuaço.
O encontro distrital acontece no dia 8 de maio, em Moimenta da Beira.