Hospital CUF Viseu privilegia técnicas inovadoras no tratamento do aumento do volume da próstata

No mês de sensibilização para a saúde do homem (novembro), médicos do Hospital CUF Viseu alertam para a importância de se reconhecer os sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata, uma das doenças mais comuns nos homens.
Considerada uma das doenças benignas mais comuns nos homens, que se caracteriza por um aumento do volume da próstata, a Hiperplasia Benigna da Próstata afeta as funções urinária e sexual, prejudicando a qualidade de vida dos doentes. Paulo Rebelo, Coordenador de Urologia no Hospital CUF Viseu, explica que para o tratamento da patologia existem várias abordagens, “desde fármacos a cirurgias mais ou menos invasivas, no entanto, quase sempre os tratamentos têm alguns efeitos secundários”.
O aparecimento de técnicas minimamente invasivas que utilizam vapor de água, como a Rezum, ou através da colocação de um dispositivo, iTIND, surgem como alternativas aos tratamentos convencionais. De acordo com Paulo Rebelo, “a implantação deste dispositivo na uretra é uma nova técnica de tratamento que está a dar os primeiros passos em Portugal e que temos vindo a realizar no Hospital CUF Viseu. O dispositivo permanece implantado nesse local entre cinco a sete dias, sendo depois retirado na consulta de seguimento. Este procedimento é realizado em ambulatório sem a necessidade de incisões e tem como grande vantagem a preservação da função sexual”.
O Rezum, que surgiu em 2015 nos Estados Unidos, é outro dos tratamentos inovadores e com claras vantagens para os doentes: “através de um sistema inovador que utiliza vapor de água para tratar os sintomas causados por esta doença é possível eliminar as queixas urinárias em cerca de 95% dos casos com preservação da função sexual, ao invés da maioria das restantes técnicas invasivas”, refere Pedro Samuel Dias, Urologista no Hospital CUF Viseu. 
Esta técnica é utilizada no Hospital CUF Viseu desde 2020 tendo já sido tratados cerca de 80 doentes com uma elevada taxa de sucesso.
As principais vantagens desta técnica residem “no facto de ser realizada em regime de ambulatório - normalmente, ao fim de três horas de recobro, o doente tem alta clínica -, o procedimento dura apenas cerca de 15 minutos e não é necessária anestesia geral, mas apenas uma ligeira sedação”, destaca o médico. O tempo de recuperação é também mais célere e “a maior parte dos doentes regressa à vida ativa após um ou dois dias”, completa Pedro Samuel Dias.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-11-21 10:41:57

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: Instituto Piaget homenageia Almeida Santos, esta sexta-feira

O Instituto Piaget vai homenagear, a título póstumo, o jurista, político e autor, António de Almeida Santos. A cerimónia tem lugar, esta sexta-feira, dia 03 de maio, a partir das 14h00, no Campus Universitário de Viseu.
Entre as personalidades que vão intervir na homenagem, conta-se Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde, para uma alocução sobre o tema “António de Almeida Santos – ao serviço de Portugal”.
Também os presidentes das Câmaras Municipais de Viseu, Fernando Ruas, e de Seia, António Luciano Ribeiro, vão intervir, de acordo com o Instituto Piaget. Com uma extensa carreira como advogado, Almeida Santos foi ministro após o 25 de Abril em vários Governos Provisórios e em vários Governos Constitucionais, tendo desempenhado um papel relevante nas revisões constitucionais de 1982 e 1988/1989. Como dirigente partidário, foi nomeado, em outubro de 1995, para o cargo de presidente da Assembleia da República e nessa condição visitou o Instituto Piaget por mais do que uma vez. Foi presidente honorário do Partido Socialista de 2011 até à data da morte, a 18 de janeiro de 2016.
Alguns dos livros de Almeida Santos foram editados pelo Instituto Piaget, entre os quais “A Globalização: Um Processo em Desenvolvimento”, “Uma Visão Integrada do Sistema de Ensino” e “A Difícil Construção do Estado nos Novos Países Africanos”, entre outros. 

Local/Regional

Viseu: Casa da Ribeira acolhe exposição sobre reciclagem

No âmbito de um projeto desenvolvido pelas Equipas do Rendimento Social de Inserção de Viseu, nomeadamente a Cáritas Diocesana de Viseu, a Casa do Povo de Abraveses e o Centro Social e Paroquial de São José, em colaboração com o Município de Viseu, a Casa da Ribeira vai acolher a exposição “RSIclagem Criativa”. A inauguração acontece na tarde desta sexta-feira (03 de maio).
A exposição é constituída por trabalhos concebidos através de materiais reciclados, como CD´s, cartão, rolos de papel higiénico, tecidos, casca de ovo, tintas, rolhas de plástico, paus, garrafas, lã, entre outros, e pelas mãos de doze beneficiários da medida RSI (Rendimento Social de Inserção).
De acordo com a autarquia viseense, o projeto tem como objetivo sensibilizar para a importância da reciclagem, bem como consciencializar para a conservação ambiental e diminuição dos resíduos nos aterros sanitários. "Pretende ainda combater o sedentarismo, promover a autoestima e as relações interpessoais e de partilha dos envolvidos neste projeto", acrescenta.
A exposição fica patente até dia 17 de maio.

Desporto

Futebol: Carvalhais é Campeão Distrital da 1ª Divisão

O Carvalhais já garantiu a subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu (AFV), ao sagrar-se Campeão Distrital da 1ª Divisão, quando ainda faltam duas jornadas para o fim da temporada 2023/24.
A equipa do concelho de São Pedro do Sul, na última jornada venceu, em casa, o Santacombadense por 5-2.
A formação de Carvalhais conquistou, até agora, nesta Fase de Apuramento de Campeão 32 pontos em 12 jornadas, mais sete pontos que o segundo classificado que é o Carregal do Sal.

Desporto

Atleta viseense, Carlos Lopes, é homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal

O antigo atleta, Carlos Lopes, natural de Vildemoinhos (concelho de Viseu), vai ser homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal. O campeão olímpico da maratona em Los Angeles, em 1984, vai receber o prémio Mérito Desportivo – Alto Prestígio.
O galardão é entregue na 27ª Gala do Desporto, numa altura em que passam 40 anos da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, nos Estados Unidos.
A Gala do Desporto de Portugal, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, acontece esta sexta-feira, dia 03 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
O evento pretende ainda eleger os vencedores dos prémios Desportistas do Ano de 2023.

Local/Regional

Banda de Penalva do Castelo assinala 200 anos desde esta quarta-feira e durante um ano (com áudio)

Arrancaram, esta quarta-feira (01 de maio), as comemorações dos 200 anos da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
Os dois séculos de atividade são cumpridos em 2025, mas a coletividade quer estender a festa ao longo de um ano, como explica Anselmo Sales, o presidente da direção da banda.
Esta quarta-feira ficou marcada pela homenagem a antigos músicos e diretores da banda. Até ao final deste ano, já é conhecida a programação do aniversário. Estão previstos concertos, teatro, palestras, entre outras iniciativas, como realça Anselmo Sales.

Desporto

Ciclismo: equipa de Mortágua participa no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

A equipa de ciclismo de Mortágua, a Tavfer-Ovos Matinados, vai participar, a partir desta sexta-feira (03 de maio), no VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A prova que termina no domingo (05 de maio), na Covilhã, parte esta sexta-feira de Trancoso com mais de 130 corredores.
Com um pelotão onde figuram 19 equipas de seis países diferentes (Portugal, Espanha, Marrocos, Croácia, Roménia e Filipinas), serão percorridos mais de 520 km pelos municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), responsável pela organização da prova em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
Trancoso acolhe a partida que inaugura, esta sexta-feira, às 11h25, a 6.ª edição da prova. Pela frente vai estar uma viagem com 197,7 km até Mêda (16h05). A 2.ª Etapa, sábado, sai de Belmonte às 11h55, em direção ao Sabugal, com chegada à meta cerca das 15h31, após 151,7 km de percurso. Já domingo, a 3.ª Etapa tem partida em Manteigas (10h55), para um percurso com 171 km que tem a Covilhã como destino (14h58), cidade que vai coroar o vencedor de 2024.