O Gabinete do Provedor do Municípe de Viseu mudou de instalações. Está agora localizado no nº 285 da Rua Direita. É, segundo a autarquia, um serviço gratuito, independente e imparcial de apoio a todos os munícipes, que atua como interlocutor e/ou mediador entre estes e o Município de Viseu.
"O Gabinete do Provedor do Munícipe, através de um atendimento multicanal integrado (online, telefónico e presencial), pretende oferecer aos munícipes uma resposta útil, eficaz e personalizada, não questionando a competência e responsabilidade dos serviços, mas procurando, sempre que possível, aperfeiçoar procedimentos", explica a Câmara Municipal.
A apresentação de assuntos junto do Provedor do Munícipe pode ser efetuada através do preenchimento do formulário, do contacto telefónico (+351) 232 427 427 (chamada para a rede fixa nacional), ou presencialmente, de 2ª a 6ª feira, entre as 09h00 e as 16h00, na Rua Direita. Independentemente do canal escolhido para efetuar a queixa ou reclamação, todos os munícipes devem fazer-se acompanhar, ou remeter, os documentos relevantes relativos ao assunto que procuram resolver e de um documento de identificação (cartão de cidadão, bilhete de identidade ou cartão de contribuinte).
De acordo com a autarquia, cada situação será avaliada individualmente, cabendo também ao Provedor do Munícipe ajuizar a eficácia funcional do próprio serviço, assim como documentar e analisar os tempos de resposta e disponibilidade de resolução dos mais diversos serviços às questões apresentadas.
"O Gabinete do Provedor do Munícipe apresenta-se ao serviço dos cidadãos residentes em Viseu através da promoção da defesa e prossecução dos seus direitos e interesses legítimos perante os serviços municipais ou municipalizados, exercendo as funções de Provedor com total autonomia e imparcialidade face aos órgãos municipais", acrescenta.