Um grupo composto por docentes e diplomados da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), liderado pela Equipa da Atividade Promoção da Literacia Financeira
do Projeto IPV Inova realizou um inquérito de âmbito nacional, com vista a aferir da literacia financeira dos jovens que ingressaram no ensino superior (subsistema politécnico) no ano letivo 2022/2023.
"Quando questionados sobre situações do dia a dia envolvendo percentagens e o conceito de inflação (um conceito que tem sido referenciado com bastante frequência nos últimos tempos)
verificámos que mais de 40% dos inquiridos têm dificuldade em calcular uma percentagem simples e 30% não entendem o significado de inflação”, explica a ESTGV acrescentando que quase metade dos inquiridos não percebem o conceito de regime de juro simples e quase 60% não entendem o efeito de “juros sobre juros”.
Segundo o estudo realizado, quase 35% dos inquiridos não percebem que quando se pede um empréstimo paga-se mais do que o dinheiro pedido, mais de 70% não sabem o que é a Euribor e quase 70% não sabem o que é o Spread.
De realçar, ainda, o facto de cerca de 41% dos inquiridos terem colocado um curso na área das ciências económicas e empresariais como primeiro opção aquando da candidatura ao ensino
superior.