Autárquicas: quatro concelhos do distrito de Viseu mudam de cor política

No distrito de Viseu são quatro os concelhos que vão mudar de cor depois das eleições de domingo, dia 26 de setembro. Lamego, Nelas, Oliveira de Frades e Mortágua.
Francisco Lopes, que foi presidente da Câmara de Lamego durante três mandatos (entre 2005 e 2017) e encabeçou a lista da coligação do PSD/CDS-PP, regressa ao poder ao derrotar o socialista Ângelo Moura, que pretendia cumprir um segundo mandato.
Em Nelas, a coligação PSD/CDS-PP também conseguiu tirar a cadeira do poder ao PS. Desta forma, o vereador da oposição Joaquim Amaral sucede a Borges da Silva, que se tinha candidatado a um terceiro mandato.
Oliveira de Frades, que era a única câmara do país liderada pelo Nós, Cidadãos!, não resistiu a estas eleições autárquicas. A lista da coligação PSD/CDS-PP, encabeçada por João Valério, saiu vencedora.
No concelho de Mortágua, o PS conseguiu colocar o vereador da oposição Ricardo Pardal no poder, tendo beneficiado do facto de o PSD - que liderava o concelho, com José Júlio Norte - não ter apresentado candidato.
 

Publicado por: Irene Ferreira
2021-09-27 10:18:10

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Oliveira de Frades Rockfest é este sábado

Este sábado, dia 04 de maio, o Pavilhão de S. Vicente de Lafões vai receber a primeira edição do Oliveira de Frades Rockfest, promovido pela empresa Rocha Produções, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de S. Vicente de Lafões.
O festival conta com a participação de diversas bandas portuguesas desde o Rock ao Metal, nomeadamente Biolence, que está a comemorar os 25 anos, Zurrapa, Irae, Moonshade, Tvmvlo, Evillution, Pé Roto, Raven Horse. Aom palco vai também subir a banda de Oliveira de Frades, Voto Nulo. De acordo com a organização, o evento tem início às 16h00.

Local/Regional

Deputado do PS, João Azevedo, considera que só agora é possível ao Governo acabar com portagens

Este foi o momento certo para avançar a proposta da abolição das portagens nas antigas Scut, na opinião de João Azevedo, deputado do PS eleito por Viseu. Nos últimos anos, o Governo socialista apenas avançou com a redução do valor das taxas.
O parlamentar considera que as contas do país só agora permitem avançar com a medida. O deputado considera que o PSD está contra o desenvolvimento da região do Interior ao votar contra a extinção das portagens. João Azevedo realça que a região merece esta medida de descriminação positiva.

Educação

IPV divulgou a investigação e inovação desenvolvidas nas Unidades Orgânicas

O Edifício Multiusos do Instituto Politécnico de Viseu, acolheu oa 2ª edição do VRI’24 – 2nd PViseu Study, Research & Innovation Summit. O evento procurou divulgar a Investigação e Inovação desenvolvidas nas Unidades Orgânicas do IPV, no âmbito dos mestrados. De acordo com a instituição de Ensino Superior, a exposição contou com 87 posters científicos, "estando presentes propostas de investigação-ação, nas mais diversas áreas do conhecimento, desde as engenharias à educação, passando pelas gestão, tecnologias, saúde e ciências agrárias, entre outras".
Para além dos trabalhos, as Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPV participaram, divulgando os projetos de investigação, ações de inovação e transferência de conhecimento.
"Além da exposição científica, o evento permitiu ainda a participação de empresas e organizações da região, com a exposição dos seus produtos e serviços. Por fim, foi ainda possível a criação de vários espaços de debate acerca dos desafios futuros para o ensino superior e para a inovação e competitividade das organizações presentes nos territórios do interior, com a participação de entidades públicas e privadas", acrescenta o IPV.

Local/Regional

Mangualde: Dá Gás reúne dezenas de jipes na 'Ronda Terras de Azurara', este sábado (com áudio)

O concelho de Mangualde recebe, este sábado (04 de maio), mais uma “Ronda Terras de Azurara”, envolvendo jipes todo o terreno.
Uma iniciativa do Dá Gás de Mangualde, que pretende dar a conhecer os locais mais desconhecidos do concelho, como contou à Dão Digital Joaquim Almeida, o presidente da associação.
 Este ano, a organização estipulou, como limite, a participação de 40 jipes todo o terreno.
De acordo com o responsável, depois de os jipes percorrerem o concelho, às 17h00 juntam-se no monte da Nossa Senhora do Castelo para uma prova de obstáculos. Iniciativa aberta ao público.

Arte e Cultura

Santa Comba Dão: arranca esta sexta-feira mais uma programação da Casa da Cultura

Esta sexta-feira, 03 de maio, marca o início do 2º quadrimestre da programação da Casa da Cultura de Santa Comba Dão 2024-2027. Uma agenda que começa com um concerto, em estreia, de Ariana Neves, uma jovem artista que começou os estudos musicais no Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD). Com cartas dadas no teatro e na música, Ariana - também conhecida pela sua participação no The Voice Portugal 2023 - leva a palco o espetáculo "A Menina que sonhava ser Artista". Uma narrativa musical que vai contar com a participação do ensemble de guitarras do CMAD, dirigido por João Ramos.
Já em junho, no dia 01 - dia da Criança - o Largo do Rossio vai encher-se de animação com o Circo Musicado. Ainda em junho, no dia 08, a Orquestra Filarmonia das Beiras junta-se, em concerto, aos Coros do CMAD e Magnus D'Om (Filarmónica de Santa Comba Dão). 
Em julho, o palco é d'Os Vilões. Agendado para os dias 12, 13, e 14 de julho, com várias sessões programadas. O evento conta com o envolvimento de 50 jovens atores e 20 músicos até aos 18 anos, coordenados por especialistas em diversas áreas artísticas. 
'Pedro e o Lobo' tem estreia marcada para a noite de 27 de julho. A narrativa infantil vai ser transportada para palco pela Camerata do Dão e por um narrador. Uma peça que apresenta os instrumentos de uma orquestra, atribuindo a cada personagem um instrumento específico. 
 

Local/Regional

'Antes tarde do que nunca', diz Comissão de Utentes perante aprovação da abolição de portagens

“Antes tarde do que nunca” é assim que a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A24 e A25 reage perante a aprovação, na generalidade, na Assembleia da República, do projeto de lei do Partido Socialista (PS) para eliminar as portagens nas antigas SCUT.
O porta-voz, Francisco Almeida, relembra que a luta pela abolição das taxas existia há cerca de duas décadas. 
Francisco Almeida reforça que, na região, não existem alternativas à A24 e à A25.
A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A24 e A25, que abrangem o distrito de Viseu, ainda a A23, A4, A13 e A13-1, A22 e A28.  O projeto de lei do PS foi aptovado com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN. PSD e CDS-PP votaram contra e a Iniciativa Liberal absteve-se.