1º de Maio faz-se, no distrito de Viseu, com concentrações e uma manifestação (com áudio)




Com o objetivo de assinalar o 1º de Maio, Viseu, Lamego e Mangualde acolhem, esta quarta-feira, iniciativas promovidas pela CGTP. Este ano, o lema é “Aumentar salários e pensões, garantir direitos”. 
Para o coordenador em Viseu, Francisco Almeida, a data tem um significado especial, uma vez que este ano também assinala os 50 anos, em Portugal. 
Em Mangualde e Lamego estão previstas, durante a tarde, concentrações e em Viseu as comemorações contam com uma manifestação a partir das 14h00. O ponto de encontro é o Largo de Santa Cristina.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-30 11:16:47

 

Foto: União de Sindicatos de Viseu

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Tempo cinzento vai continuar, na região de Viseu, ao longo deste fim-de-semana

Este fim-de-semana (18 e 19 de maio), a região de Viseu ainda vai contar com céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada durante a tarde, no sábado.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento vai soprar fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.
Existe ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. No domingo, o céu mantém-se nublado com aguaceiros, em geral fracos.
Está ainda prevista uma ligeira subida da temperatura máxima.

Local/Regional

Viseu: Departamento dos Bens Culturais assinala Dia Internacional dos Museus

O Tesouro da Catedral de Viseu - Museu de Arte Sacra está a assinalar o Dia Internacional dos Museus, esta sexta- feira e sábado, dias 17 e 18 de maio. O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu promove diversas atividades direcionadas para várias faixas etárias, que pretendem dar a conhecer aos participantes o Museu da Sé, de uma outra perspetiva. Como explica Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento, na noite desta sexta-feira, às 21h30, o Museu vai abrir excecionalmente para uma visita diferente. “Não é propriamente só uma visita orientada, com a explicação das peças, mas vai-se pautar por vários momentos de paragem, com a declamação de poesia e terá a vertente da música associada. Ou seja, vamos articular a componente musical e da poesia com algumas das peças”, explica.
No sábado, das 15h00 às 17h00, vai ter lugar a atividade “10 Tesouros para descobrir”, direcionada para crianças dos 06 aos 12 anos. “Trata-se de um jogo em que as crianças vão, ao longo do percurso no Museu, com as pessoas que as estiverem a acompanhar, fazer a procura de tesouros, com materiais que lhes vamos entregar, tratando-se de uma espécie de caça ao tesouro. Uma vez que o Museu se chama Tesouro da Catedral quisemos também explorar esse conceito, sendo que no final todos os tesouros se vão juntar e darão origem ao verdadeiro tesouro que está ali, símbolo de um amor maior, que será um coração”, revela.
No mesmo dia, está programada para a noite, a partir das 21h30, uma experiência multimédia imersiva, “iLUZtrARTE”, a cargo do ilustrador Miguel Cardoso.

Local/Regional

São Pedro do Sul: Manhouce recebe mais uma festa dedicada à vitela de Lafões, este fim-de-semana

No concelho de São Pedro do Sul decorre, este fim-de-semana (18 e 19 de maio), a 9ª Festa da Vitela, em Manhouce. O certame conta uma vez mais, no sábado, com o tradicional Cortejo Etnográfico que percorre os caminhos de Manhouce, a entrega de incentivos aos criadores da raça arouquesa e, pelas 21h30, o espetáculo de Augusto Canário.
No domingo, tem lugar o Concurso Pecuário de Raça Arouquesa assim como a tradicional Chega de Bois, que antecede uma tarde musical com ranchos folclóricos e grupo de concertinas.
De acordo com a autarquia local, no recinto da festa, os visitantes podem contar com stands com mostra e venda de produtos e gastronomia local e zona de restauração com pratos de vitela para degustar.
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, vai proceder à abertura oficial da Festa da Vitela, no sábado, dia 18 de maio, pelas 15h00.

Local/Regional

Mangualde: 'Dias de Festa' conta, este sábado, com a apresentação de um livro de Olavo Moreira

No âmbito da programação cultural do Município de Mangualde “Dias de Festa”, o escritor Olavo Moreira vai estar este sábado, 18 de maio, às 15h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, para apresentar “Da morte e outras vidas”, o livro que compila uma série de contos e short stories (pequenas histórias).
Olavo Moreira, de 47 anos, é natural do Porto, mas reside em Aveiro. O escritor é também autor do romance “Se o Abismo Existe” (2015), coautor da coletânea Paradigmas (2016) e colaborou na revisão da primeira tradução literária em português do poema épico finlandês, Kelava, obra traduzida pelo irmão, Orlando.
A programação cultural “Dias de Festa”, que estreou em janeiro deste ano, conta com iniciativas todos os meses, desde apresentação de livros, teatro, concertos, entre outras atividades.

Local/Regional

Fotografias da campanha de Humberto Delgado, às eleições presidenciais, doadas ao Museu de Lamego

No domingo, dia 19 de maio, pelas 16h30, vai decorrer, no salão nobre do Museu de Lamego, a cerimónia de entrega da Doação Miguel Ramalho.
Compreendendo um conjunto de 71 positivos a preto e branco, referentes à passagem por Lamego, Castro Daire e Viseu do general Humberto Delgado, aquando da campanha eleitoral à Presidência da República, em junho de 1958, a doação constitui, segundo o Museu de Lamego, um testemunho de inequívoco valor documental no que respeita à história durante o período do Estado Novo.
Inserida na programação elaborada pelo Museu de Lamego destinada a comemorar os 50 Anos do 25 de Abril, após a cerimónia de entrega terá lugar a conferência “Eleições 1958 – Humberto Delgado na Campanha do Norte – Roteiro fotográfico”, que será proferida pelo antigo proprietário das fotografias, Miguel Ramalho.

Local/Regional

Oliveira de Frades assinala o Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus

No âmbito do Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus, assinalado este sábado (18 de maio), o Município de Oliveira de Frades e o Museu Municipal vão assinalar a data com diversas atividades. Do programa conta a apresentação da mais recente incorporação no acervo do Museu: “Uma Estação da Via Sacra”, a inauguração da exposição temporária de fotografia: “O Enigma do Rosto”, da autoria de Aníbal Seraphim, também o concerto na Praça Luís Bandeira: “Rock & Love” (covers rock anos 80 e 90). “Palavras batidas à varanda do Museu” pelos Zela Zound Zystem (projeto artístico que mistura poesia e prosa com beats de dança, é outra aitividade prevista, assim como visitas guiadas ao Museu e à exposição: “Catástrofes: os fogos florestais. Oportunidades e ameaças ao património arqueológico”.