A campanha “Esta é a Minha Praia”, uma iniciativa de promoção turística para o território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, já está na rua. Num ano em que, segundo a CIM, a região está a bater recordes de afluência, Viseu Dão Lafões recebe "mais um impulso decisivo para a sua promoção", graças à comunicação que agora começa a ser ativada em locais estratégicos, nomeadamente nas cidades de Lisboa e do Porto. "Os dois maiores centros urbanos nacionais são a grande aposta para uma mensagem que está em linha com o próprio Turismo de Portugal", apostado igualmente na valorização dos territórios distantes da costa, com a campanha “Riscos que corre ao visitar o interior do país”.
Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, é uma campanha que transforma o destinatário da mensagem em protagonista. "O objetivo é que as pessoas se identifiquem com as características ímpares desta região como um todo, assumindo Viseu Dão Lafões como a ‘sua’ praia, a praia de todos, e tornando-as assim embaixadoras do território. E embora esta seja uma ativação de verão, a mensagem intemporal pretende atrair visitantes durante todo o ano. Em destaque estão as características únicas da região que conjuga natureza com cultura e património, gastronomia, vinhos do Dão ou termalismo, entre muitas outras experiências que atraem cada vez mais visitantes", refere.
De acordo com os dados mais recentes do INE, relativos aos quatro primeiros meses de 2023, entre janeiro e abril, a procura turística em Viseu Dão Lafões aumentou 14 por cento em relação ao mesmo período do ano passado e está já acima dos números de 2019, o ano de referência.
Esta é a terceira campanha promocional lançada na altura do verão pela Comunidade Intermunicipal, depois de “O Verão é Aqui!", em 2021, e “Um Verão sem Comparação”, em 2022. Desta vez, a componente temporal é menos evidente, precisamente para criar a perceção de que Viseu Dão Lafões é a praia de todos durante todo o ano.
A campanha está concebida para exibição em diversos formatos e suportes, desde logo com uma forte presença digital, mas também em painéis nas autoestradas, mupis em espaço urbano, anúncios na rede multibanco, e outras. Só em Lisboa, existirão 50 mupis. No Porto, a campanha estará presente também na rede de táxis. Além de outdoors estratégicos (A25 e A1), a comunicação será também ativada em feiras e eventos. A criação de pacotes turísticos é outra das vertentes da comunicação.