Em Nelas vai ser criado um Pólo de Inovação, no âmbito da requalificação e modernização do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, durante uma visita à estrutura localizada em Nelas.
Para além da requalificação, a intervenção, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abrange também equipamentos e maquinarias, bem como a aposta na qualificação e valorização de recursos humanos especializados.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, instalado em Nelas desde 1946, assume-se como verdadeiro espaço congregador de conhecimentos vitivinícolas da Região Demarcada do Dão, e do próprio concelho de Nelas. Referiu ainda que com a efetivação do Pólo de Inovação, em Nelas é, simultaneamente, importante promover a vitalidade futura do mesmo ao nível da investigação, formação e promoção do setor, através de um esforço conjunto de todos os municípios que constituem a Região Demarcada do Dão e demais entidades estatais da área da agricultura. Para o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, a visão estratégica apresentada pelo Município de Nelas fortalece a própria rede de inovação nacional que se pretende alavancar para o setor da vinha e do vinho. Destacou também a forma como a própria autarquia interpreta a localização do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão no seu território administrativo ao enaltecer a disponibilidade, cooperação e envolvência prestadas neste processo.