Rede Alto Mondego volta a apostar na Cultura itinerante e inclusiva

A itinerância das criações artísticas em espaços e equipamentos de elevado valor patrimonial volta a ser uma aposta dos quatro Municípios que compõem a iniciativa “Alto Mondego Rede Cultural”. Ao todo serão 24 espetáculos de várias artes performativas e 8 murais de arte urbana que irão, até setembro de 2022, percorrer vários espaços emblemáticos dos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde e Nelas. Dada a atual situação epidemiológica, as performances decorrerão, maioritariamente, em espaços ao ar livre com reconhecido valor histórico-patrimonial e cultural.

Quer seja numa ponte romana, junto a um monumento megalítico, num anfiteatro natural, num balneário de umas termas seculares ou num castelo, o projeto “Alto Mondego Rede Cultural” contará com uma programação cultural diversificada e que visa essencialmente dinamizar os territórios com eventos culturais criados por associações culturais locais, com o intuito de impulsionar a economia local, mas também de promover as artes e as criações artísticas no território, projetar a sua imagem e a região e ainda exponenciar novos fluxos turísticos.

SESSÕES DE CAPACITAÇÃO “ALTO MONDEGO REDE CULTURAL”

No âmbito deste projeto é importante destacar o trabalho desenvolvido pelas associações locais que, após uma primeira fase de capacitação, irão desenvolver os espetáculos a apresentar no território, de forma itinerante. O envolvimento das associações locais apresenta vários benefícios, isto é, atende às necessidades dos agentes culturais locais, que infelizmente viram as suas atividades canceladas devido à pandemia, e gerem dinâmicas para que se criem raízes futuras.

As sessões de capacitação serão desenvolvidas com as associações culturais dos 4 Municípios através da cooperação entre estas e capacitadores nas áreas do slackline, da arte urbana, da música e da dança. É importante realçar que esta é uma oportunidade para as associações culturais envolvidas, apresentarem os seus trabalhos a outros públicos e até criarem ligações e parcerias com outras associações culturais, de forma a contribuir para a valorização da autenticidade dos produtos culturais e patrimoniais endógenos.

Capacitação – Slackline e Arte Urbana

As sessões de capacitação de slackline (corda bamba) e arte urbana decorrerão entre junho e agosto deste ano.  O slackline é um desporto que consiste na prática de equilíbrio sobre uma linha dinâmica, esticada entre dois pontos fixos. O praticante pode caminhar sobre ela ou fazer manobras e truques, dinâmicos ou estáticos.  As sessões de slackline serão orientadas pelo atleta profissional Rui Mimoso, campeão nacional. Dos mais experientes slackliners portugueses, conta com dezenas de competições internacionais e cerca de uma centena de shows e workshops, não só em Portugal, como por todo o mundo.

O principal objetivo desta capacitação é dar conhecimentos técnicos para a prática da modalidade como ferramenta artística. Capacitar os participantes com um know-how que lhes permita montar, usar e praticar slackline com todos os equipamentos de forma segura e variada. “Em relação ao rendimento desportivo dos participantes, espero que consigam no final da capacitação terem as capacidades básicas da modalidade, caminhar e aguentarem posições estáticas em equilíbrio sobre a fita de slackline” afirma o capacitador Rui Mimoso.

Capacitação – Arte Urbana

Em simultâneo, decorre a capacitação na área da arte urbana, onde serão criados 4 murais, um em cada Município, resultado do trabalho entre as associações, a comunidade e o artista plástico Desy. Será desenvolvido um workshop de arte urbana, com revisitação da História da Arte Urbana pelo mundo, técnicas, estilos e conceitos sobre a "arte do século XXI". O resultado desta capacitação será a representação através do graffiti da história do Alto Mondego’ Rede Cultural. Serão criados 4 murais que representam a identidade da Rede, dividida em 4 “atos”. O principal objetivo, é que os visitantes necessitem de visitar os 4 territórios parceiros, para entenderem a história desta Rede.

Capacitação – Música

As sessões de capacitação na área da música acontecem em 2022, entre os meses de janeiro e maio. Desta vez, entram em cena Bitocas e Artur Fernandes, que juntamente com as associações locais, irão apresentar 8 espetáculos pelo território do Alto Mondego’ Rede Cultural. Nestes espetáculos participarão diversificadas formações instrumentais e/ou corais, de acordo com as tradições e realidades locais.

Dar-se-á ênfase à criação a partir do espólio tradicional do território, à conceção de eventos artísticos sem interações prévias, performance orientada para novos conceitos, direção artística, gestão de recursos humanos e dinâmicas de ensaio.

Numa perspetiva ambiental os aspetos relacionados com a planificação e maquetagem, cenografia ou figurinos e gestão de recursos técnicos terão o cuidado de reutilizar materiais disponíveis.

Capacitação – Dança

O Projeto encerra com a capacitação na área da dança, entre maio e setembro de 2022. Marta Silva irá trabalhar juntamente com as associações locais nos variados temas que abrangem a dança (movimento, corpo) e que resulta em 8 espetáculos artísticos itinerantes.

Esta capacitação visa o desenvolvimento e qualificação artística das organizações culturais locais, a partilha e construção de conhecimentos e de novas técnicas artísticas no desenvolvimento do processo criativo, tendo como pano de fundo a relação entre as artes performativas e o património humano e físico do contexto local. Incentivar e consolidar o trabalho em rede e interseccional, potenciando o papel fundamental da cultura nos processos de desenvolvimento e participação comunitária e coesão social.

O projeto “Alto Mondego Rede Cultural” é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Autor: Irene Ferreira
2021-05-24 16:44:12

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Desfile de moda do Palácio do Gelo, em Viseu, é no próximo sábado

Com o objetivo de mostrar as tendências de moda primavera/verão, o Palácio do Gelo, em Viseu, promove mais um desfile na noite do próximo sábado (20 de abril), com a participação das diversas lojas do espaço comercial. A iniciativa serve ainda para assinalar os 16 anos do centro comercial.
Ao longo de mais de duas horas, o evento, no piso 0, vai contar com a presença na passerelle da atriz e modelo Liliana Santos e do casal de influencers Miguel & Raquel. A apresentação volta a estar a cargo de Catarina Furtado.
A passadeira da moda também será pisada pelo manequins da agência Best Models. Áurea também vai subir ao palco.
O desfile de moda tem início às 21h30.

Local/Regional

Cartazes da revolução do 25 de abril estão patentes no Museu Municipal de Vouzela

Está patente, desde esta quarta-feira (17 de abril), no Museu Municipal de Vouzela a exposição "Cartazes da Revolução", alusiva ao cartaz político durante os anos da revolução do 25 de Abril.
A mostra é composta por uma seleção de 35 cartazes políticos originais pertencentes à coleção de cartazes do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao dia 05 de maio.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por resistência e coação a agente da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 41 anos foi detido.
No decorrer de uma intervenção policial, em que um fiscal administrativo de estacionamento solicitou o apoio à polícia, ao abordar o suspeito, o mesmo adotou um comportamento agressivo, não colaborante, proferindo palavras injuriosas contra os agentes policiais.
A PSP explica que apesar de o indivíduo ser advertido para terminar com o tal comportamento, o mesmo não acatou, pelo que foi detido.

Saúde e Bem-Estar

Mangualde: Termas de Alcafache abriram, esta semana, nova época termal (com áudio)

Na segunda-feira (15 de abril), abriu a nova época nas Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde. Até ao final do mês de novembro a estância termal conta com a vertente de terapêutica e de lazer, através de um SPA, como refere a diretora. 
Helena Marcos realça ainda o sossego e a natureza que envolve a estância termal de Alcafache.
As Termas de Alcafache disponibilizam tratamentos músculo esqueléticos e para as vias respiratórias. Os tratamentos continuam a ser comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que segundo Helena Marcos é uma mais valia para que a população continue a usufruir das terapêuticas termais.
As Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde, existem desde 1962.

Local/Regional

Viseu: Escola Superior de Tecnologia de Gestão debate Ciência e Ambiente, esta quinta-feira

Esta quinta-feira, dia 18 de abril, o Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV) promove o 3º Workshop – Rumo à Investigação nas Escolas (RAINE), sobre o tema Ciência e Ambiente.
De acordo com o IPV, o evento destaca a importância do estudo e avanço das ciências para a compreensão e resolução dos desafios ambientais que enfrentamos, como a crise climática e a perda de biodiversidade. "Com uma abordagem baseada em evidências científicas, busca-se apresentar soluções para promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente para as futuras gerações", explica.
"Neste workshop, espera-se que os intervenientes, docentes do Departamento de Ambiente da ESTGV e alunos do ensino secundário da região de Viseu, abordem diversas áreas do conhecimento relacionadas com o papel da ciência na proteção do ambiente. Serão abordados temas como medidas de proteção na conservação de habitats, preservação de espécies ameaçadas de extinção, efeitos do aquecimento global, impactes ambientais e promoção de práticas mais sustentáveis", acrescenta.
O evento vai contar com a participação de diversas escolas da região, onde são esperadas mais de 200 pessoas "interessadas em contribuir para um debate construtivo e enriquecedor sobre a relação entre ciência e meio ambiente".

Desporto

Atletismo: Cristiano Pereira (CP Mangualde) vai correr no Cazaquistão, no domingo

O atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira, vai participar, no domingo (21 de abril), nos Campeonatos do Mundo de Meia Maratona e de 10 Km da Virtus. A competição decorre no Cazaquistão. O atleta, natural do concelho de Nelas, vai ser o único português em prova. O objetivo da participação passa por manter o título mundial conquistado em 2022.
Na prova de domingo vão também marcar presença atletas de oito países, desde Espanha, Polónia, Suécia, Japão, China, Bulgária e Cazaquistão.
Cristiano Pereira vai estar acompanhado do treinador da Casa do Povo de Mangualde, João Amaral.