Protocolo estabelece laços de amizade e cooperação entre Viseu e Taiyuan

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e o Presidente da Câmara da Cidade de Taiyuan, Zhang Xinwei, celebraram uma carta de intenção para o estabelecimento de uma relação amigável entre ambas as cidades portuguesa e chinesa.
Numa cerimónia online, ambos os autarcas firmaram um acordo que pretende o desenvolvimento de laços de amizade, entendimento e cooperação em áreas como a economia, o comércio, a ciência e tecnologia, a cultura, a educação, o desporto, a saúde, os recursos humanos, entre outras. Esta é a primeira vez que o município de Viseu inicia relações de geminação com uma cidade chinesa. 
“Viseu e Taiyuan partilham pontos em comum: uma identidade e história com mais de 2500 anos; a preocupação crescente para com a sustentabilidade ambiental, uma cidade mais “verde” e “amiga do ambiente”; a aposta na educação – e na inclusão na educação”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas.
“Mais do que uma carta de intenção, este é um compromisso para com as nossas populações, as gerações atuais e futuras, de trabalhamos conjuntamente para uma cooperação enriquecedora, de partilha de conhecimentos e boas práticas, para o planeamento e concretização de políticas e estratégias municipais de sucesso”, concluiu.

“Tanto Taiyuan como Viseu têm uma longa história e uma cultura esplêndida, têm muitos pontos de convergência. Têm um forte desejo e uma boa base para aprender uns com os outros e alcançar a prosperidade comum”, sublinhou o presidente da Câmara da Cidade de Taiyuan, Zhang Xinwei. “Esperamos sinceramente que a assinatura da carta de intenções seja uma oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação mutuamente benéfica, promover o desenvolvimento comum, dar as mãos, levar adiante o passado e seguir em frente, continuar a escrever um novo capítulo de trocas amistosas num novo ponto de partida e, em conjunto, fazer novos progressos no aprofundamento das relações entre a China e Portugal”, ressalvou o Presidente Zhang Xinwei.

Autor: Irene Ferreira
2022-08-18 11:08:51

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Futsal: Diogo Couceiro assinou pelo Viseu 2001

O Viseu 2001 chegou a acordo com Diogo Couceiro para representar o clube, que irá disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão Nacional na próxima época desportiva 2024/2025.
O ala de 22 anos, passou por clubes como CS S. João, Futsal Azeméis ou Ossela, e na época desportiva passada representou o ABC Nelas, tendo atingido a marca de melhor marcador do clube.

Desporto

Parakaraté: atleta do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, convocado para Campeonato da Europa

Atleta  do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, foi chamado, uma vez mais, para integrar a Seleção Nacional de Parakaraté para representar Portugal no Campeonato da Europa. A acompanhar o atleta mangualdense vai estar também o atleta da Guarda António Pereira.
A competição está agendada para maio, entre os dias 07 e 12, na Croácia.
O treinador, o Sensei Pedro Veloso mostra-se satisfeito com a convocatória e diz-se confiante na prova.

Arte e Cultura

Sátão: Cineteatro Municipal recebe peça sobre o 25 de Abril, esta quinta-feira

O Município de Sátão, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, acolhe esta quinta-feira, 25 de abril, às 15h30, o Teatro ABC, da Companhia Nacional de Teatro Português, para apresentar a peça “25 de abril Sempre!”, da autoria e direção de Nuno Miguel Henriques.
"As consequências sociais e culturais da Revolução do 25 de abril que ainda hoje se refletem na sociedade, serão abordadas nesta peça que será apresentada aos alunos das escolas do Agrupamento de Escolas de Sátão e ao público em geral", explica a autarquia.
"Com a apresentação, vamos assistir a uma perspetiva do antes e depois da Revolução de 25 de abril de 1974", acrescenta. A iniciativa tem entrada livre no Cineteatro Municipal.

Local/Regional

Centro Histórico de Viseu volta a ficar sem carros, aos fins-de-semana e feriados, até setembro

Este ano, o Município de Viseu volta a interditar a circulação automóvel no Centro Histórico. Sob o mote "Centro Histórico, Verão sem Carros”, até dia 21 de setembro, a zona mais antiga da cidade viseense fica encerrada ao trânsito às sextas-feiras e vésperas de feriados, entre as 19h00 e as 02h00, aos sábados, entre as 16h00 e as 02h00, assim como aos domingos e feriados, entre as 15h00 e as 00h00. 
De acordo com a autarquia, a Polícia Municipal de Viseu será responsável pela realização dos respetivos cortes de trânsito, acompanhando e prestando apoio no terreno. “A interdição no Centro Histórico contempla os principais acessos à zona antiga, nomeadamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia. Nos dias em que existam espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte será realizado no início da Travessa da Misericórdia”, explica.
O acesso a moradores da zona histórica, pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada e clientes das unidades hoteleiras, será autorizado, excecionalmente, pela Porta do Soar, em sentido inverso, sendo a saída realizada pela Rua Chão do Mestre, Rua Augusta Cruz, Praça D. Duarte e, consequentemente, Rua Augusto Hilário ou Rua D. Duarte.
“Nos horários de culto e cerimónias religiosas, a ter lugar na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido, excecionalmente, nestes períodos, pela Travessa da Misericórdia”, acrescenta a Câmara Municipal.
A Linha Violeta do MUV, nos horários de condicionamento, não passará pelas vias interditas.

Local/Regional

Bombeiros de Mangualde promovem mais um passeio de cicloturismo, esta quinta-feira

No feriado de 25 de abril, esta quinta-feira, centenas de pessoas voltam a participar em mais um passeio de cicloturismo promovido pelos Bombeiros Voluntários de Mangualde. Segundo o presidente da Associação Humanitário, João Soares, o evento é já uma tradição com o objetivo de aproximar a instituição à comunidade e angariar algumas verbas.
A par do passeio de cicloturismo acontece também mais uma edição da Caminhada da Liberdade com oito quilómetros. O passeio de cicloturismo está dividido em dois percursos, um com 50 quilómetros e outro de 20 quilómetros. 
O ponto de encontro para qualquer vertente é no quartel às 09h00.

Desporto

Natação: Académico de Viseu triunfou por quatro vezes no Regional de Clubes, em Estarreja

O Académico de Viseu arrecadou quatro vitórias absolutas no Campeonato Regional realizado em Estarreja, no fim-de-semana de 20 e 21 de abril, onde os nadadores viseenses saíram com uma elevada percentagem de records pessoais, aumentando assim o número de atletas apurados para os Nacionais. 
A prova contou com a presença de 16 clubes. Do Académico de Viseu,  André Moura foi o melhor em competição nos 100 e 200 Bruços, vencendo os 200 Estilos.
Madalena Figueira foi a vencedora dos 200 Costas, com 2.26.38s, com novo máximo pessoal. 
Nota ainda para Matilde Fernandes que garantiu a presença nos Nacionais desta época, com a prestação nos 200 Estilos. 
A equipa de natação do Académico entra agora num ciclo de competições, com a disputa de uma prova para Cadetes, nos dias 27 e 28, no XX Torneio Cidade de Espinho. Ainda no dia 27 os academistas marcam presença em Coimbra no XXXVIII Torneio Sigeo Tsukagoshi, no Complexo Olímpico. Logo no dia 01 de maio os academistas deslocam-se a São João da Madeira onde disputam o III Torneio 1ª Braçada, em Cadetes. Três dias depois segue uma equipa para o Complexo Olímpico de Coimbra, onde decorre o Meeting Internacional “Queima das Fitas”, disputando-se em simultâneo o Torneio Vila Danta, em Espinho, onde o Académico também marcará presença. Este ciclo termina no dia 11 de maio, com o LeiriaSwim, onde o Académico levará uma comitiva composta por 45 atletas, para disputar a competição em Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores.