Nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Lamego começa a ser construída em 2022

A candidatura para a construção da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Lamego (UCSP Lamego), submetida pela Câmara Municipal, foi aprovada pela CCDR-Norte. A obra tem início previsto para 2022, representa um investimento de três milhões e 900 mil euros e "vai reunir num único edifício, vários serviços e valências que atualmente se encontram dispersos pela cidade".
"Dotada de uma área bruta de construção de 4305,10m2, a nova UCSP Lamego vai distribuir-se por um edifício de quatro pisos onde ficarão instaladas as unidades que anteriormente se encontravam inseridas em diferentes imóveis, desajustados à realidade e distantes uns dos outros, nomeadamente: a UCSP Lamego, USF Almedina, a Unidade de Saúde Pública e o Centro de Diagnóstico Pneumológico; a USF Douro Vitae, a URAP Douro Sul e a UCC Lamego; e a equipa de Tratamento de Lamego/CRI/DICAD", explica a autarquia.
A edificação da Unidade de Cuidados de Saúde Primários "vem dar resposta às necessidades e anseios dos cerca de 25 mil habitantes do município - melhor acesso, humanização e qualidade nos serviços de saúde, ao mesmo tempo prevê a redução dos constrangimentos relacionados com mobilidade condicionada, idosos, grávidas e crianças".
A construção desta unidade está inserida no âmbito do Plano Operacional Regional do Norte (POR Norte), resultando de um contrato programa com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). A conceção do projeto de edificação tem a assinatura do arquiteto Daniel Jorge do Couto.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-12 10:37:50

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local

Mangualde: a vida das mulheres nos conventos foi destaque em conferência (com áudio)

"Atrás de grades: mulheres nos Conventos" foi o tema da conferência promovida pela Universidade Sénior do Rotary Club de Mangualde, que aconteceu esta sexta-feira, dia 26 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde.
O tema foi abordado por Maria José Azevedo Santos. A professora da Universidade de Coimbra considera que falar do papel da mulher na igreja e dar a conhecer a história dos mosteiros é importante. A catedrática acrescenta que, ainda que lentamente, o papel da mulher da Igreja vai sendo cada vez mais visível. 
Na biblioteca municipal esteve um grupo de monjas de clausura a vender alguns produtos por ela confeccionados. À reportagem da Dão Digital, a Irmã Conceição explicou que a vida no mosteiro é de oração, doação e trabalho.
A conferência "Atrás de grades: mulheres nos Conventos" foi promovida pela Universidade Sénior do Rotary Club de Mangualde em parceria com a Câmara Municipal. Para o presidente Marco Almeida todas as iniciativa que dão a conhecer o património do concelho são uma mais valia e destaca o trabalho desenvolvido pelo historiador João Carlos Alves, o mentor da conferência que aconteceu esta sexta-feira.

Local

Viseu: um homem foi detido por tráfico de droga

Por tráfico de droga, no concelho de Viseu, um homem de 25 anos foi detido pela GNR.
No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de cinco meses, os militares apuraram que o suspeito se dedicava à venda direta da droga aos consumidores.
A GNR realizou quatro buscas domiciliárias e duas buscas em veículos e apreendeu 237 doses de cocaína, 83 doses de heroína, nove doses de haxixe, cinco telemóveis, uma balança e diverso material relativo ao tráfico de droga.

Local

Vinhos do Dão registam o maior crescimento no preço médio por litro nos mercados internacionais

No primeiro trimestre deste ano de 2023, a região vitivinícola do Dão apresentou um aumento de 15% no preço médio por litro.
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRDão), o Canadá (+25%), a Bélgica (484%), a Suécia (50%), a França (24%) e a Polónia (803%) foram os países que registaram os maiores aumentos em volume. No que diz respeito ao preço médio por litro, os EUA continuam a ser o mercado com os valores mais altos, apresentando um aumento de 21% (€5,18). Segue-se o Reino Unido, a Suíça e o Brasil com um preço médio superior aos €4,50/litro.
Este foi, segundo a entidade, o maior crescimento entre as regiões demarcadas, chegando aos 1,6 milhões de litros, o que corresponde a mais 14% em termos de valor.
"Face a um cenário económico internacional complexo, os Vinhos do Dão crescem 3,8% em volume, 14,6% em valor e 10,3% em preço médio por litro", explica a CVRDão.
“A exportação tem sido um dos nossos maiores focos. Levar os vinhos da região do Dão além-fronteiras torna-se não só benéfico para nós, como também para a economia do país. Estes valores são a prova do trabalho árduo que temos vindo a desenvolver com os nossos produtores. Estamos muito orgulhosos deste trajeto e sabemos que ainda há muito espaço para crescer”, refere Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

País

'Bate Bate Coração' é o novo tema de Zézito

O artista natural de Mangualde, Zézito, lançou um novo tema. “Bate, bate coração”, é a nova canção, que segundo Zézito “representa um capítulo novo na minha jornada artística”. O mangualdense fala num novo capítulo, porque “Bate bate coração” integra a banda sonora da telenovela “Festa é Festa”, da TVI.
“E como uma imagem vale mais do que mil palavras, tenho a honra de anunciar que também lancei o videoclipe do single”, diz o cantor nas redes sociais.
Zézito aproveita para agradecer “a todos os que têm estado ao meu lado nesta jornada. Sem o vosso apoio inabalável, o meu sonho de partilhar a minha música com o mundo não seria possível”.

 

Desporto

Deportivo de Mangualde renovou certificação 3 estrelas e bandeira da ética (com áudio)

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Desportivo de Mangualde é Entidade Formadora Certificada 3 Estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol.
Para Ricardo Lopes, presidente da direção do clube, a distinção reconhece o trabalho desenvolvido na coletividade.
A par da certificação 3 estrelas, o Desportivo de Mangualde recebeu também, nos últimos dias, a Bandeira da ética atribuída pelo pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Local

Mangualde recebe arraial solidário com Associação Os Melros (com áudio)

Com o objetivo de apoiar a Associação Os Melros de Germil, o Grupo Fazer a Diferença Mangualde, promove no domingo (28 de maio) diversas atividades, entre elas um arraial popular.
A iniciativa passa por angariar verbas para a compra de equipamento para ser doado à instituição que acolhe utentes do concelho mangualdense, como refere Carlos Rodrigues, o presidente do Grupo Fazer a Diferença.
Para além do arraial popular, a iniciativa conta ainda com uma caminhada solidária e desfile de motas e carros antigos. Segundo Carlos Rodrigues, as inscrições podem ser feitas até domingo, sendo que participar em todas as atividades tem um custo de 15 euros.