Nona edição da 'Sementeira' decorre no Centro histórico de Viseu

A nona edição da Sementeira arrancou na sexta-feira (2 de julho) no centro histórico de Viseu e conta , até dia 11 de julho, com espetáculos de dança, música, teatro, conversas e uma exposição coletiva que reúne trabalhos de 22 artistas.

“Graças à resposta que obtivemos ao nosso chamamento, que tal como em outros anos, este ano também foi muito boa, vamos conseguir ter uma exposição coletiva que reúne trabalhos de 22 artistas, por acaso, todos de Portugal”, explicou Carolina Gomes da organização.

A mostra está visível no número seis da Rua das Ameias, junto à Sé de Viseu e conta, no mesmo espaço, com fotografia, pintura, escultura e algumas obras com técnicas mistas de artistas repetentes, mas também de estreantes.

Uma das estreias “é o fotógrafo Pedro Gomes Almeida, que apresenta a série de retratos intitulada ‘Entre as margens do Ser’, de pessoas trans, recentemente distinguida com uma menção honrosa na categoria de Retrato no Prémio Estação Imagem”.

Entre os artistas que estão de volta a Viseu, a responsável destacou ainda o mangualdense Sérgio Amaral, desenhista e pintor, escultor e ceramista, que “desenvolve pesquisas experimentais e ensaia novos materiais como o ferro e o barro e tem feito o seu percurso na escultura, na modelagem e na cerâmica, com especial interesse pelo barro negro”.

“Temos trabalhos muito diferenciados, alguns misturam técnica de costura, vamos ter mesmo um vestido de um designer, temos também, por exemplo, uma parede inteira com uma composição e colagens, ou seja, é mesmo uma exposição muito heterogénea”, revelou.

Além da exposição coletiva, “há também música, dança, teatro e há dias em que há duas atividades, graças à resposta que foi muito rica. E as habituais conversas, com muita cultura, pensamento crítico e vontade de construção política”.

“O Dj Feizer vai estar pela primeira vez na Sementeira, como também, por exemplo, Habibah da Lua, que é dança do ventre, e com teatro está o Visiunarte, que já se inscreveu noutros anos, mas nunca foi possível conciliar agendas e este ano conseguimos”, destacou.

Carolina Gomes disse ainda que todas as atividades “irão cumprir com as regras” da Direção-geral da Saúde (DGS) e que “todos os dias haverá uma avaliação para a eventual necessidade de alterar alguma coisa ou alguma atividade”.

Autor: Irene Ferreira
2021-07-01 12:13:05

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Desfile de moda do Palácio do Gelo, em Viseu, é no próximo sábado

Com o objetivo de mostrar as tendências de moda primavera/verão, o Palácio do Gelo, em Viseu, promove mais um desfile na noite do próximo sábado (20 de abril), com a participação das diversas lojas do espaço comercial. A iniciativa serve ainda para assinalar os 16 anos do centro comercial.
Ao longo de mais de duas horas, o evento, no piso 0, vai contar com a presença na passerelle da atriz e modelo Liliana Santos e do casal de influencers Miguel & Raquel. A apresentação volta a estar a cargo de Catarina Furtado.
A passadeira da moda também será pisada pelo manequins da agência Best Models. Áurea também vai subir ao palco.
O desfile de moda tem início às 21h30.

Local/Regional

Cartazes da revolução do 25 de abril estão patentes no Museu Municipal de Vouzela

Está patente, desde esta quarta-feira (17 de abril), no Museu Municipal de Vouzela a exposição "Cartazes da Revolução", alusiva ao cartaz político durante os anos da revolução do 25 de Abril.
A mostra é composta por uma seleção de 35 cartazes políticos originais pertencentes à coleção de cartazes do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao dia 05 de maio.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por resistência e coação a agente da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 41 anos foi detido.
No decorrer de uma intervenção policial, em que um fiscal administrativo de estacionamento solicitou o apoio à polícia, ao abordar o suspeito, o mesmo adotou um comportamento agressivo, não colaborante, proferindo palavras injuriosas contra os agentes policiais.
A PSP explica que apesar de o indivíduo ser advertido para terminar com o tal comportamento, o mesmo não acatou, pelo que foi detido.

Saúde e Bem-Estar

Mangualde: Termas de Alcafache abriram, esta semana, nova época termal (com áudio)

Na segunda-feira (15 de abril), abriu a nova época nas Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde. Até ao final do mês de novembro a estância termal conta com a vertente de terapêutica e de lazer, através de um SPA, como refere a diretora. 
Helena Marcos realça ainda o sossego e a natureza que envolve a estância termal de Alcafache.
As Termas de Alcafache disponibilizam tratamentos músculo esqueléticos e para as vias respiratórias. Os tratamentos continuam a ser comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que segundo Helena Marcos é uma mais valia para que a população continue a usufruir das terapêuticas termais.
As Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde, existem desde 1962.

Local/Regional

Viseu: Escola Superior de Tecnologia de Gestão debate Ciência e Ambiente, esta quinta-feira

Esta quinta-feira, dia 18 de abril, o Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV) promove o 3º Workshop – Rumo à Investigação nas Escolas (RAINE), sobre o tema Ciência e Ambiente.
De acordo com o IPV, o evento destaca a importância do estudo e avanço das ciências para a compreensão e resolução dos desafios ambientais que enfrentamos, como a crise climática e a perda de biodiversidade. "Com uma abordagem baseada em evidências científicas, busca-se apresentar soluções para promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente para as futuras gerações", explica.
"Neste workshop, espera-se que os intervenientes, docentes do Departamento de Ambiente da ESTGV e alunos do ensino secundário da região de Viseu, abordem diversas áreas do conhecimento relacionadas com o papel da ciência na proteção do ambiente. Serão abordados temas como medidas de proteção na conservação de habitats, preservação de espécies ameaçadas de extinção, efeitos do aquecimento global, impactes ambientais e promoção de práticas mais sustentáveis", acrescenta.
O evento vai contar com a participação de diversas escolas da região, onde são esperadas mais de 200 pessoas "interessadas em contribuir para um debate construtivo e enriquecedor sobre a relação entre ciência e meio ambiente".

Desporto

Atletismo: Cristiano Pereira (CP Mangualde) vai correr no Cazaquistão, no domingo

O atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira, vai participar, no domingo (21 de abril), nos Campeonatos do Mundo de Meia Maratona e de 10 Km da Virtus. A competição decorre no Cazaquistão. O atleta, natural do concelho de Nelas, vai ser o único português em prova. O objetivo da participação passa por manter o título mundial conquistado em 2022.
Na prova de domingo vão também marcar presença atletas de oito países, desde Espanha, Polónia, Suécia, Japão, China, Bulgária e Cazaquistão.
Cristiano Pereira vai estar acompanhado do treinador da Casa do Povo de Mangualde, João Amaral.