O Halloween ou “A noite das Bruxas” é uma celebração que decorre anualmente em vários países do mundo, na noite de 31 de outubro para 01 de novembro, onde a fantasia é a principal atração. Muitos acreditam que a festa teve origem nas ilhas britânicas, a partir do festival de origem celta Samhain onde os pagãos honravam deuses e recordavam mortos.
Inúmeras celebrações acontecem por todo o mundo, como é o caso de Portugal. Embora as tradições não sejam tão enraizadas quanto em outros países, como os Estados Unidos, existem algumas tradições associadas ao Halloween. As crianças vão de porta em porta pedir doces, e organizam-se algumas festas de Halloween, onde os convidados vestem fantasias assustadoras.
Já o “Dia de Todos os Santos” é comemorado há vários anos e, em algumas regiões do país, sobretudo fora das grandes cidades, o Pão por Deus continua a ser um costume muito português. Dita a tradição que, no dia 1 de novembro, as crianças saem à rua em pequenos grupos cantarolando versos para pedir o Pão por Deus de porta em porta. Atualmente, os donos das casas oferecem bolinhos, romãs, frutos secos e doces.
Esta é uma das festas mais aguardadas nos Estados Unidos e é a única altura do ano em que ser um fantasma, lobisomem ou vampiro não só é permitido, como é encorajado. As festas de máscaras, as lanternas iluminadas, e as doçuras ou travessuras tornaram-se sinónimo de Halloween, mas nem sempre foi assim.
O nome “Halloween” é a junção de “All Hallows' Eve”, que significa justamente “véspera do dia de todos os santos”. Cada país comemora esta data de uma forma diferente, conforme suas crenças e tradições. Mas uma coisa é certa: as celebrações de Halloween ao redor do mundo refletem uma mistura de tradições antigas e influências modernas, adaptadas para a cultura local de cada país.
Foto: Freepik