Mangualde: 'Mais Saúde também na aldeia' decorre até 31 de agosto (com áudio)




As aldeias que compõem a União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta estão a acolher o projeto “Mais Saúde também na aldeia”.
Até dia 31 de Agosto, uma equipa constituída por um enfermeiro e um psicólogo percorrem as localidades e fazem o atendimento. A iniciativa já passou por Almeidinha e Ançada. Madalena Fátima, a coordenadora do projeto, explica que o objetivo passa por aproximar os cuidados de saúde da população.
A coordenadora considera que o projeto “Mais Saúde” permite a resolução de dúvidas sem que a população tenha de se deslocar aos serviços de saúde na sede do concelho.
“Mais Saúde também na aldeia” é uma iniciativa da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta. Na sexta-feira (22 de julho), a equipa passa pelas aldeias de Canedo do Chão e do Mato, entre as 09h30 e as 11h00. (ver na fotografia as datas nas restantes aldeias)

Autor: Irene Ferreira
2022-07-20 11:11:40

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Banco Alimentar de Viseu recolheu, no fim-de-semana, 66 toneladas de alimentos (com áudio)

Mais de 66 toneladas (66 662) de alimentos foram recolhidas, no distrito de Viseu, durante o fim-de-semana (02 e 03 de dezembro), na campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. A iniciativa decorreu em mais de uma centena de supermercados do distrito de Viseu.
Comparando com a campanha de Natal do ano passado, a ajuda aumentou cerca de três toneladas.
Alimentos que vão ser distribuídos por uma centena de instituições do distrito, que por sua vez fazem chegar os alimentos às famílias mais carenciadas a tempo do Natal, como refere Fátima Ribeiro, presidente do Banco Alimentar de Viseu.
O maior pedido de ajuda, ao Banco Alimentar, ocorreu no tempo da pandemia e também com a chegada de refugiados da guerra na Ucrânia. Nesta altura, a responsável considera que o número estabilizou, ainda que os pedidos sejam constantes.
Fátima Ribeiro considera que o próximo ano vai continuar a ser difícil para as famílias portuguesas e realça a situação que atinge quem nunca passou por dificuldades financeiras.

Local/Regional

Nelas: Chão do Grou vive o Natal abrindo as portas à comunidade

Em Nelas, o Chão do Grou, uma instituição de apoio social, transformou-se no Grou Vila Natal, onde os idosos podem contar com diversas atividades.
À semelhança do que acontece ao longo do ano, as iniciativas da época são também abertas à comunidade, nomeadamente escolar.
Esta terça-feira (05 de dezembro), a instituição vai ser visitada por alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas, que juntamente com os idosos, vão participar nas atividades. Um dos utentes vai vestir-se de Pai Natal para delícia dos mais pequenos que vão invadir a Casa do Pai Natal.
No Chão do Grou é possível encontrar um Presépio, um estábulo de animais e decorações especiais.
De acordo com a instituição, o Grou Vila Natal conta ainda com espetáculos de magia, cantares, concertos de violino, um sarau, entre outras iniciativas.

Local/Regional

Chuva e neve, esta semana, na região de Viseu e Serra da Estrela (com áudio)

Esta semana fica marcada, na região de Viseu, com chuva e neve nos locais mais altos. O dia mais crítico poderá ser na quinta-feira (07 de dezembro), como explica a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para esta terça-feira (05 de dezembro) está prevista uma descida acentuada dos valores da temperatura, mas na quarta-feira voltam a subir. 
O vento, na região de Viseu, também vai soprar com alguma intensidade.

Local/Regional

Mangualde: Magnólia do Palácio dos Condes é candidata a Árvore do Ano

Mangualde volta a estar representado no concurso nacional de Árvore do Ano.
Pelo segundo ano consecutivo, o Palácio dos Condes de Anadia participa com a Magnólia. O exemplar é uma das 10 árvores escolhidas pela União da Floresta Mediterrânea para o concurso de 2024. Aliás, a árvore mangualdense é a única da região Centro.
O voto deve ser efetuado através do link https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote e posteriormente confirmado através do email para a validação final do voto.
As votações terminam no dia 05 de janeiro às 23h59, sendo que o vencedor é anunciado dia 10 de janeiro.
A árvore vencedora vai representar Portugal na edição europeia do concurso Tree of the Year.
A Magnólia do Palácio Condes de Anadia tem 250 anos e tem 5,5 metros de altura e 5, 26 metros de perímetro do tronco.

Local/Regional

Viseu: já são conhecidos os Embaixadores para a Cidade Europeia do Desporto 2024

 O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, lançou o desafio a treze personalidades de referência do Desporto Nacional e Internacional, com raízes na Cidade-Jardim, e que aceitaram “vestir a camisola” e a missão de serem Embaixadores e Embaixadoras da Cidade Europeia do Desporto 2024.
São eles a Andreia Matos, Jornalista do Canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol, António Silva, na modalidade de Futebol e atleta do Sport Lisboa e Benfica e Seleção Nacional, Bárbara Gomes, na modalidade de Voleibol e atleta a defender as cores do Vitória Sport Clube e da Seleção Nacional, Beatriz Figueiredo, na modalidade de Hóquei em Patins, atleta do Sport Lisboa e Benfica e Seleção Nacional, Francisco Neto, Treinador de Futebol da Seleção Feminina, Hugo Lopes, na modalidade de Rally, Joana Cardeal, na modalidade de Natação e atleta do Académico de Viseu Futebol Clube e Seleção Nacional, João Félix, jogador do Futbol Club Barcelona, Maria Miguel Alagoa, na modalidade de Futebol a representar a Florida State University e a Seleção Nacional, Mário Trindade, atleta Paralímpico de Atletismo em Cadeira de Rodas, Rita Figueiredo, na modalidade de Atletismo e a competir pelo Sporting Clube de Portugal e Seleção Nacional, Tiago Ferreira e Tiago Ladeira, na modalidade de Ciclismo.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu agradeceu a todos os/ Embaixadores/as por terem aceitado o convite, reforçando os resultados desportivos relevantes nas diversas modalidades.“Todos são uma referência do desporto nacional e internacional e é com muito orgulho que vos nomeio Embaixadores deste grande marco para a cidade de Viseu. Conto com todos para fazer do ano de 2024 um ano marcante no desporto e na atividade física.”
 

Local/Regional

Património religioso da Paróquia de Mangualde está em exposição na Casa Episcopal, em Viseu

No âmbito da iniciativa ‘A Arte das Paróquias no Coração da Diocese’ está em exposição, no átrio da Casa Episcopal de Viseu, património religioso da Paróquia de Mangualde.
A exposição temporária é composta por 17 exemplares, provenientes da Casa Paroquial, de salas anexas à Igreja e ao Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição.
As peças com maior destaque são um calvário oitocentista, de madeira dourada e estofada e uma Nossa Senhora com o Menino, de calcário policromado, dos finais do século XV, inícios do XVI. Está também exposto um conjunto de colunas de talha dourada e policromada, um Cristo Ressuscitado e um Cristo Morto com grandes perdas de material, nomeadamente ao nível dos membros, duas caixas de esmolas, uma em metal e outra em terracota, algumas alfaias litúrgicas como um turíbulo e uma naveta, entre outras peças.
A exposição, promovida pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
De acordo com a coordenadora do departamento, Fátima Eusébio, “as dinâmicas de salvaguarda dos bens culturais da Igreja podem ser corporizadas com projetos de dimensões significativas, como grandes exposições, ou através de iniciativas mais simbólicas, mas capazes de colocar em evidência a necessidade de preservarmos e de darmos a conhecer o património da Igreja nas suas múltiplas expressões”, explicando que foi assim que nasceu o projeto ‘A arte das paróquias no coração da Diocese de Viseu’.
Outra das vertentes desta iniciativa é fortalecer a relação das paróquias com o espaço central da Diocese, onde além da residência episcopal se encontram os serviços diocesanos.